Bodas de casamento aniversário 60 anos diamante
Pinterest/ Reprodução

Como surgiu o costume de comemorar as bodas de casamento?

De origem no latim, a palavra “boda” significa “promessa” e é comumente usada no plural “bodas” como uma referência aos votos trocados pelos noivos no altar. A promessa de um amor eterno, acima e além das circunstâncias é a base do casamento feliz e duradouro. Por isso, cada ano junto é sempre uma conquista para o casal, que permanece na promessa de ser o melhor para o parceiro/parceira a cada dia. Por isso, nada mais justo do que comemorar cada passo e fase juntos, não é?

As festas para comemorar cada período do casamento tiveram início da Alemanha. Era de costume em pequenos povoados do país presentear casais que completassem 25 e 50 anos juntos. Com o passar do tempo, outras culturas adotaram a ideia e criaram novas comemorações para os diversos períodos de tempo completados pelos casais. Assim, para cada período foi atribuído um material representativo; quanto maior o tempo da união, mais valioso é o material que a representa.

Comemorar as bodas de casamento é também uma oportunidade para o casal renovar os votos feitos no altar. Apesar de não ser uma regra, é mais comum que os casais façam a renovação a partir dos 10 anos da união.  Com um jantar, um tempinho a dois, uma viagem ou festão: não importa como o casal escolhe comemorar, o importante é que celebrem, juntos, o crescimento e amadurecimento do relacionamento.

Mas você sabe quais são as principais bodas de casamento? A gente te conta!

Bodas de casamento seu significado
Foto: Jana Willians Photography


1 ano – Bodas de papel

As bodas de papel simbolizam o início de tudo, por isso, o primeiro ano de casamento merece ser celebrado com muita alegria, afinal, é o começo de uma história linda e única. São 12 meses desde a euforia do Grande Dia e também dias de adaptação do casal à vida a dois.

Confira também: Dicas Para os Recém-Casados | Como Dormir Bem na Cama de Casal?

Bodas de casamento aniversário de um ano papel
Pinterest/ Reeprodução


5 anos – Bodas de madeira

O quinto ano de casamento é o momento em que o casal está mais maduro e o amor conquista maior estabilidade. Foram os primeiros anos de união, de descobertas e adaptações. A partir deste tempo, o casal passa a construir um casamento mais sólido. Por isso a madeira simboliza este período.

10 anos – Bodas de estanho ou zinco

O estanho é um metal maleável e representa os dez anos de casamento, quando o casal já se adaptou a vida juntos e está mais apto a perceber e resolver os desentendimentos com mais maturidade. Neste tempo já não há mais “surpresas”. Um conhece os defeitos e qualidades do outro mais intimamente. O zinco também é usado para representar os 10 anos de casamento. Isso porque é muito conhecido pela capacidade de proteção contra a ferrugem de outros materiais.

Bodas de casamento aniversário madeira
Pinterest/ Reprodução

 

15 anos – Bodas de cristal

Valioso e de alta qualidade, o cristal simboliza os 15 anos de união. O material é o símbolo para uma união já duradoura em que a transparência é o ponto-chave da relação. É uma ótima oportunidade para a renovação dos votos matrimoniais.

Leia também: Como Escrever seus Votos de Casamento

Descubra o estilo de cerimônia de casamento perfeito para você


20 anos – Bodas de porcelana

A porcelana é um material bastante trabalhado e que leva tempo para ser produzido. Com vinte anos, o casal já passou por muitas coisas juntos e o amor se tornou ainda mais verdadeiro, sólido e valioso.

Bodas de casamento aniversário 10 anos estanho
Foto: Aloha Fotografia


25 anos – Bodas de prata

As bodas de prata estão entre as mais conhecidas e comemoradas no Brasil. E não é para menos: são 25 anos de união. Neste tempo, o casal está mais do que maduro e é quase impossível não relacionar um ao outro. São muitas conquistas, fracassos, alegrias e tristezas já vividas. Neste momento, a maioria dos casais já constituiu uma família e desfruta de momentos únicos no relacionamento. Também é um período perfeito para realizar aquela viagem dos sonhos, um momento a dois, um jantar romântico ou até uma festa para os amigos e familiares. É comum que aos 25 anos o casal deseje trocar as alianças por uma nova.

Veja também: Inspiração | Alianças de casamento


30 anos – Bodas de pérola

Os trinta anos de união são representados pela pérola, que é um material de grande força, brilho e delicadeza. Neste período, o casamento já está bem estruturado e dificilmente irá se enfraquecer.

Bodas de casamento aniversário 20 anos porcelana
Foto: Gustavo Franco Fotografia


35 anos – Bodas de coral

As bodas de coral, comemoradas aos trinta e cinco anos de união, significam o acúmulo de experiências divididas pelo casal. Isso significa que está sendo construída uma grande história de um amor que superou todas as dificuldades que apareceram pela frente.

Bodas de casamento aniversário 35 anos coral
Foto: iStock

 

40 anos – Bodas de rubi

O rubi é uma pedra preciosa de grande nobreza que tem a coloração avermelhada, simbolizando todo o amor que está presente na vida do casal por todo este tempo.

45 anos – Bodas de platina

Os quarenta e cinco anos de casamento marcam um momento estável do casal, por isso é representado pela platina, que é um metal extremamente rígido e difícil de oxidar.

Bodas de casamento aniversário 45 anos platina
Pinterest/ Reprodução

 

50 anos – Bodas de ouro

Também bastante difundida no Brasil, a comemoração das bodas de ouro é sempre um momento de muita alegria. São 50 anos de experiências, amor e convivência. E o ouro representa este amor valioso, cheio de força. É bastante comum que o casal organize uma festa ou uma cerimônia junto a família e amigos, também grandes suportes da união do casal.


55 anos – Bodas de ametista

A ametista é a pedra da espiritualidade,  que simboliza o amor incondicional. Por isso é a escolhida para representar tantos anos de casamento.

Bodas de casamento aniversário 55 anos ametista

Pinterest/ Reprodução


60 anos – Bodas de diamante

Não há nada mais valioso e duradouro do que o diamante, por isso, ele simboliza o amor eterno.  Ao chegar a esta etapa, nada é capaz de destruir o amor que o casal construiu durante tanto tempo.

Bodas de casamento seu significado
Pinterest/ Reprodução

 

 Agora que você já sabe quando se comemora cada boda, celebre seu amor em grande estilo!

Tags da matéria