É claro que ninguém quer ofuscar os noivos, mas as mães dos pombinhos também têm um lugar de destaque na cerimônia e na festa. Por isso, podem – e devem – caprichar no look. Conversamos com três especialistas sobre as modelagens, cores e tecidos ideais para cada estilo de mãe. Confira as dicas:

Mother and bride smelling bouquet

Tendências de cores
Por mais que a discrição seja necessária para o looks das mães dos noivos, nada as impede de adotar as cores que estão em alta na temporada. “Para as mais clássicas, os tons de nude e tons terrosos são a nossa grande aposta. E para as menos clássicas, e que gostam de levar um look mais colorido mas sempre elegante, os variados tons de azul e verde são uma ótima opção. É sempre bacana escolher uma cor de vestido que combine com seu tom de pele. Isso realça a beleza!”, aponta Juliana Georges Simões, stylist e diretora da Victoria Alta Costura. “Coral, verde esmeralda, vermelho rubi e azul cobalto estão em alta”, aposta Claudia Magalhães, estilista e diretora executiva da Mabel Magalhães.

Danielle Benício, proprietária da marca que leva seu nome, é fã dos nudes, do coral e do dourado. “Lembrando que para cada tom de pele – frio ou quente, existe a melhor cor. Essa análise é muito importante”, opina.

Tecidos em alta
A escolha de materiais de boa qualidade já é meio caminho andado para acertar no look. “A fluidez pede os tules italianos, plonge e organza de seda pura. As rendas continuam sendo utilizadas, porém em detalhes e mais leves”, conta Danielle.

Juliana concorda com as rendas presente nos detalhes. “O tule com aplicações de rendas recortadas, aplicadas artesanalmente e bordadas à mão está em alta, tal como a seda pura, o cetim italiano, o tafetá de seda e o shantung”, afirma.

Já Claudia aposta nos tecidos leves: “cetim duchese, cetim duchese estampado, chiffon e romain de seda pura”.

Comprimento do vestido
As tendências vêm e vão, mas o longo segue como o comprimento favorito para as festas de casamento mais formais. O midi também está liberado em alguns casos, dependendo da altura da mulher e do dress code do evento.

“Não aconselho vestidos muito curtos para as mães em nenhuma hipótese”, alerta Danielle.

Vestidos para mães - Saiba o que te veste melhor_revistaicasei_comprimento
Mabel Magalhães.

Plus size
As mamães mais cheinhas podem adotar vários truques para realçar as curvas sem comprometer a elegância.

“Vestidos bem estruturados, com saias mais soltas, que não marquem o corpo, são o ideal”, opina Juliana. “Evite recortes na região da cintura, eles dividem a silhueta”, aconselha Danielle. “Também é aconselhável deixar de lado os modelos volumosos e as cores muito claras”, diz Claudia.

Para quem tem seios fartos, o decote V é sempre uma ótima pedida, pois valoriza o colo.

Baixinhas
Saltos gigantescos não são a única solução para ganhar alguns centímetros a mais. Há outras maneiras bem eficazes de alongar a silhueta sem abrir mão do conforto.

“Um bom conselho é usar sapatos em tons nude, a impressão que dá é que alonga as pernas. E, de preferência, usar o comprimento mídi para o vestido (evitar longo)”, aponta Claudia. “Detalhes em diagonal na região dos quadris também deixam o visual mais alongado”, diz Danielle.

“Escolha um vestido mais minimalista, de uma só cor ou estampa -seja com a saia justa ou rodada. Decotes são super bem-vindos, como ombros de fora e costas nuas”, afirma Juliana.

Vestidos para mães - Saiba o que te veste melhor_revistaicasei_baixinhas
Vestidos no Hayden Panettiere do Met Gala 2014.

Altas
Algumas mães mais longilíneas podem se incomodar caso apareçam muito na hora da foto oficial. Para este caso, há um consenso entre as experts: saltos baixos e médios estão liberados. Assim, o conforto também está garantido! Para quem não abre mão do scarpin, que tal escolher um meio termo, entre 6 cm e 8 cm?

Joviais
E no caso das mães muito jovens, que mais parecem irmãs dos noivos? Será que é permitido ter mais ousadia?

“Deve haver bom senso, para jamais ofuscar a noiva. Bela mas na posição e postura de mãe”, diz Claudia. “Trata-se de um evento extremamente formal, onde a discrição e bom gosto devem prevalecer sempre”, aconselha Juliana.

Portanto, mamães, é melhor deixar os looks mais chamativos ou curtos para o dia a dia.

Vestidos para mães - Saiba o que te veste melhor_revistaicasei_jovial
Mabel Magalhães.

Para não errar
Algumas dicas se aplicam a todos os estilos de mães. Afinal, independente da idade ou do tipo de corpo, sempre devemos respeitar o dress code e o grau de formalidade do evento.

“Muito cuidado com brilhos e estampas. Os brilhos precisam ter qualidade. Melhor evitar paetês grandes e decotes profundos. Um corte impecável e um tecido de seda garantem um vestido elegante e clássico”, diz Danielle.

“Para as mães não errarem, sugiro sempre o vestido feito sob medida. Apenas dessa forma, você terá a garantia de um vestido perfeito. Não recomendo brilho em excesso, e estampados somente para casamento no campo. Deve ser uma estampa discreta e chique. Lembre-se: menos sempre é mais!”, afirma Juliana. “E vale lembrar que o modelo ideal de vestido é aquele que combina com seu estilo, que faz com que você se sinta confortável e linda. O mais importante, acima de tudo, é ser feliz!”, conclui.

Serviço

Victoria Alta Costura

Site: http://www.victoriaaltacostura.com/

Telefone: (11) 5051-6065, (11) 3926-9023, (11) 5052-3591, (11) 7882-2837

Endereço: Al. dos Nhambiquaras, 722 – Moema – São Paulo

Mabel Magalhães

Site: http://www.mabelmagalhaes.com.br/new/

Telefone: (31) 3281.0646

Endereço: Rua Ouro Fino, 395 / Salas 05 e 06 – Cruzeiro – 30310.110
Belo Horizonte – MG

Danielle Benício
Site: http://daniellebenicio.com.br/
Telefone: (31) 3264-0153
Endereço: Avenida Terra, 380A – Santa Lúcia – Belo Horizonte

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!