Não faltam lugares com cenários deslumbrantes no Brasil quando se fala em destination wedding. E o litoral é, quase sempre, a primeira região que vem à cabeça. Hoje, muitas praias já contam com boa estrutura para a realização de cerimônias dos mais diversos tipos. Para ajudar a sua escolha, preparamos uma lista com as mais belas locações costeiras de Norte a Sul do país. Confira abaixo.

Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia Búzios

Armação dos Búzios – RJ
Na região dos Lagos, no litoral fluminense, é um dos destinos brasileiros mais procurados para casamentos na praia. “Os locais mais utilizados para cerimônias estão em Geribá, Tartaruga e no trecho entre Manguinhos e Praia Rasa”, diz a assessora e cerimonial Esther Fernandes.

Quem sonha em casar com o pé na areia, no entanto, precisa vencer alguns obstáculos. Em Búzios, cerimônias ao lado do mar são permitidas em algumas épocas do ano, dependem de um alvará da prefeitura e podem pesar bastante no orçamento. "Nós preferimos recomendar um gramado ou deque dentro da propriedade privada onde ocorrerá o casamento”, afirma Esther.

A fama da cidade rendeu uma boa infraestrutura para casamentos na região. Segundo Esther, Búzios já oferece quase tudo em termos de fornecedores, embora seja necessário recorrer a um ou outro da capital ou dos arredores do Rio.

Outras vantagens de Búzios estão na rica e diversificada rede hoteleira e na facilidade de acesso, tanto de carro quanto de avião.

E quanto custa realizar um casamento neste destino super badalado? Para Esther, tudo vai depender das escolhas dos noivos. Mas ela arrisca um palpite:  “Para casamentos mais elaborados, o preço fica próximo dos 140 mil reais. Mas é possível gastar menos do que isso.”

Foto: Dueto fotografia

Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia Búzios
Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia Ilhabela

Litoral Norte de São Paulo

Os destinos de praia mais procurados para casamento no litoral Norte de São Paulo são Ilhabela, Juqueí, Maresias e Toque-Toque Pequeno. Além da beleza de uma costa marcada por enseadas e muito verde, a distância para a capital surge como outro grande diferencial da região (cerca de 200 quilômetros separam os paulistanos desses pontos).

As cerimônias pé na areia podem ser realizadas nesse trecho costeiro, mas dependem de uma licença especial da prefeitura. É preciso enviar um projeto de ocupação de solo, um requerimento de solicitação, documentos pessoais dos noivos, um termo de responsabilidade de limpeza da praia e o contrato do espaço, provando que a festa não ocorrerá na areia; apenas a cerimônia. “Essa licença tem duração de aproximadamente quatro horas”, explica Rafaela Perez, assessora e cerimonialista da empresa Casar no Paraíso.

Apesar disso, os casamentos nesta região geralmente ocorrem em hotéis ou pousadas, embora as cidades também contem com igrejas, como a Nossa Senhora D’Ajuda, em Ilhabela, e a Capela São Benedito e Sant'Anna, em Maresias. De acordo com Rafaela, os meses mais procurados para casamento são maio, junho, setembro e outubro, em função do clima mais ameno.

E quanto se gasta para casar neste destino? Segundo Rafaela, os eventos que ela costuma realizar custam, em média, de 800 a 1.000 reais por convidado.

Foto: Studio Cappa/ Casamento real | Luciana e Christian

Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia Ilhabela
Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia praia rosa

Praia do Rosa – SC
O Sul do Brasil também conta com lindas opções para quem sonha em se casar no litoral. A Praia do Rosa, no município de Imbituba, em Santa Catarina, é uma delas.

Para quem vem de longe, a melhor opção é ir para Florianópolis e, de lá, seguir de carro por mais 100 quilômetros na direção Sul. Você sonha com uma cerimônia pé na areia? Então deve obter um alvará da prefeitura. Tanto a Praia do Rosa, como a vizinha Garopaba têm igrejas que realizam casamentos.

O local também conta com uma boa estrutura de pousadas para receber os convidados, caso da Fazenda Verde By Neco, Vida Sol e Mar, Solar Mirador e Village Praia do Rosa.

Segundo Bartira Soares, da assessoria As Casamenteiras do Rosa, o preço de um casamento na região pode variar bastante. “Depende muito do tipo de experiência que os noivos estão buscando”, explica. A maior parte das cerimônias no destino ocorre fora da temporada de verão, quando a cidade lota de turistas.

Foto: Rafael Dalago Fotografia

Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia praia rosa
Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia são miguel dos milagres

São Miguel dos Milagres – AL
Este destino em Alagoas foi feito para quem sonha em se casar num verdadeiro paraíso, com aquele mar de água quente e tom azul clarinho. Seu ponto mais famoso é a Praia do Marceneiro, onde fica a Capela dos Milagres. Lá, num espaço vizinho do oceano, os noivos podem unir cerimônia religiosa e festa – essa com direito a duas áreas cobertas, banheiros e uma estrutura de cozinha.

Para os que chegam de cidades mais distantes, dá para escolher entre os aeroportos de Maceió ou Recife. “A viagem de carro pela linda orla de Alagoas é um atrativo extra no caminho”, diz Mauricio Vasconcelos, diretor da produtora Tamo Junto.

Na Rota dos Milagres há 18 opções de pousadas e hotéis com capacidade para cerca de 600 pessoas. Dentre as mais procuradas estão a Fazenda Oiteiro, a Pousada do Toque, a Pousada Beijupirá, a Pousada Amendoeira e a Pousada Xuê.

Foto: Divulgação/ Casamento de Celebridades | Gustavo Medeiros e Daniela Sampaio

Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia são miguel dos milagres
Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia Trancoso

Trancoso – BA

Destino badalado para casamentos, Trancoso recentemente foi cenário do casamento da blogueira fitness Gabriela Pugliesi. Lá, as cerimônias são realizadas em boa parte da orla, da Praia do Rio da Barra até a Praia de Itapororoca. Eventos na areia precisam de autorização da Secretaria de Meio Ambiente e uma licença do ECAD. “Algumas pessoas também casam na igrejinha do Quadrado, no Centro Histórico, e fazem a festa em alguma pousada ou restaurante próximo”, diz a assessora de casamentos Mannu Carvalho.

Para quem vem de longe, a melhor forma de chegar é via aeroporto da cidade de Porto Seguro. Depois, pode-se solicitar um transfer para Trancoso. Entre os locais mais procurados para casamento estão Pousada Estrela D’Água, Cafe de La Musique, Bahia Bonita, Rio da Barra e Itapororoca Vila.

Se você está considerando celebrar sua união em Trancoso, fique de olho nos gastos: De acordo com Mannu, os casamentos no local custam a partir de 800 reais por convidado. “Algumas despesas são fixas e outras oscilam de acordo o número de convidados.”

Foto: Divulgação/ Ellem Cardoso

Melhores praias brasileiras para realizar a cerimônia Trancoso

Serviço

As Casamenteiras do Rosa

Contato: contato@ascasamenteiras.com

clique para ver o telefoneAs Casamenteiras do Rosa: (48) 99962-4269

Casar no Paraíso

Contato: contato@casarnoparaiso.com.br

clique para ver o telefoneCasar no Paraíso: (12) 99635-3524

Esther Fernandes

Contato: esther@efcerimonial.com.br

clique para ver o telefoneEsther Fernandes: (22) 99725-1281

Mannu Carvalho

Contato: mannu@mannucarvalho.com

clique para ver o telefoneMannu Carvalho: (73) 99943-8454

Tamo Junto

Contato: concierge@tjtamojunto.com.br

clique para ver o telefoneWhatsApp: (82) 99303-0138

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!