decoração casamento na praia (9)

Dona de um cenário exuberante, a praia tem atraído cada vez mais casais apaixonados que buscam a natureza e uma bela paisagem como local para o Grande Dia. E a maior dúvida é o que fazer de decoração neste ambiente que por si só já é de arrancar suspiros. Conversamos com especialistas que deram dicas do que pode ser feito para deixar este local ainda mais impactante e acolhedor.

Caminho do altar
O tão sonhado tapete vermelho pode ser substituído por um lindo caminho de pétalas, que vai dar um ar de romantismo. A cor mais usada é a branca. Mas para os noivos que buscam algo descontraído, podem se dispor de várias espécies de flores e cores que darão um ar mais moderno e divertido.

decoração casamento na praia (5)

 Inventar no altar pode ser uma boa opção para o casamento na praia. Foto: Divulgação.

Segundo a decoradora Magda Ongari, da empresa Tutti Flora Eventos, as noivas que optarem em usar vestidos e sapatos mais formais podem reforçar o caminho da noiva com um sob piso elevado de madeira. Isso dará mais estabilidade e segurança. Mas se ela desejar algo mais despojado, poderá deixar o caminho diretamente no gramado ou na areia.

decoração casamento na praia (12)

 Pé na areia ou não, a cerimônia na praia tem sido cada vez mais procurada. Foto: Divulgação.

O jogo das cores
A cor do ano é marsala, uma espécie de vinho tinto, que usado com toque de luz, como o laranja, deixa a sua festa mais elegante. Essa sugestão fica muito bem para uma festa noturna. Mas se a escolha é um evento matutino ou vespertino, a ordem é abusar nas cores das flores e apostar num mobiliário com base neutra para contrastar. A decoradora Magda Ongari ressalta que, se o evento for diurno, “é necessário caprichar nas cores, já que o horário não contará com o recurso da iluminação cênica.”

decoração casamento na praia (2)

 Marsala, a cor do ano tem feito sucesso nos casamentos a céu aberto também. Foto: Divulgação.

decoração casamento na praia (4)

 Cores fortes destacam o casamento a céu aberto. Foto: Divulgação.

Veja também Decoração de casamento | Tons vibrantes

Como escolher as flores
Escolher as flores nem sempre é uma tarefa fácil devido à grande diversidade, mas para casamento ao ar livre aconselha-se usar flores tropicais, muito verde através de folhagens, sementes em geral, flores mais resistentes ao transporte e ao calor. As suculentas também estão em alta e são uma boa opção, assim como as orquídeas, rosas e proteas.

decoração casamento na praia (17)

 Suculentas são uma boa opção para a decoração de casamentos na praia. Foto: Divulgação.

decoração casamento na praia (1)

 Folhagens e flores que resistem ao calor são uma boa opção para casamentos na praia. Foto: Divulgação.

Como usar móveis
Os móveis trazem um toque especial para a festa, mesmo se a cerimônia for mais despojada. A dica é: escolha móveis de fibra natural, revestimentos em linho, madeira de demolição, ferro envelhecido, espelho e até mesmo o acrílico. Claro, tudo com muito cuidado e baseado no projeto de decoração e de como cada item será usado. Outra vantagem desse tipo de cerimônia é que você pode abusar nas estampas, que darão um ar descontraído para a sua festa.

decoração casamento na praia (8)

 Madeira sempre é uma boa opção em mobiliário para casamentos mais despojados. Foto: Divulgação.

Magda conta que outro ponto positivo de eventos na praia é que permitem usar diferentes tipos de cadeiras e puffs, o que pode ajudar a evitar a reorganização de lugares no “ meio do evento”, além de deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

casamento-carina-e-edu (63)

  Puffs são uma boa opção para a cerimônia e festa ao ar livre. Foto: iCasei.

E sobre tendências em decoração de casamento na praia, para a decoradora Vanessa Barros, da empresa Boutique de Cena, não existe uma tendência específica para esse tipo evento, pois cada projeto precisa ter a “cara” dos noivos e ser planejado especificamente para cada cenário, deixando-o ainda mais lindo para a cerimônia e festa.

Clima

A escolha do mês do evento faz toda a diferença na hora de decorar, e a dica é: evite época de chuvas, frio ou calor excessivo. Dê preferência para os meses de abril e maio no primeiro semestre e, setembro, outubro e novembro para o segundo semestre.

decoração casamento na praia (11)

 Evitar épocas chuvosas e uma boa cobertura para o evento pode evitar transtornos. Foto: Divulgação.

E se chover? Não se desespere! Magdaque já viu muitos casais atravessarem o oceano para trocar as alianças aqui no Brasil e no Grande Dia não tiveram o tempo a seu favor, afirma que isso não muda em nada a felicidade do casal e a energia dos convidados. “Claro que todos querem um dia perfeito, ensolarado, mas a chuva e o tempo nublado não mudará em nada a alegria dos noivos, familiares e convidados, e até mesmo a decoração. O momento é o mais importante!”

decoração casamento na praia (6)

 Prepare-se para o caso de chover. Tenha ambientes fechados, planejados antecipadamente ao evento. Foto: Divulgação.

O casamento na praia, ao contrário de uma festa tradicional, possibilita os noivos usarem a criatividade e a natureza a seu favor, mas o importante é que o evento tenha o estilo do casal. Esse é, sem dúvida, o grande segredo para ter um Grande Dia inesquecível.

Veja também Decoração de Casamento em Tons de Rosa

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!