O cartão de agradecimento é um gesto de carinho e educação da parte dos recém-casados. Apesar de estar caindo em desuso nos dias atuais, o manual da boa etiqueta recomenda que ele deve ser enviado para todos os convidados, até mesmo para quem não deu presente. Além da gratidão pelo mimo recebido, o cartão ainda tem a função de agradecer a presença daquela pessoa em sua celebração. Mandá-lo impresso para a residência do convidado é o auge da delicadeza.

Opções para o thank you

Existem muitos tipos de cartão de agradecimento. Eles podem, por exemplo, ser feitos junto com o pacote de comunicação visual que a papelaria cria. Outra opção mais simples é um cartão do tamanho do de visita, de fundo branco ou cru. Muitos sites de casamento também oferecem uma versão eletrônica

Cartão de agradecimento para quem não mandou presente
Foto: iStock

Quando enviar?

Não existe uma regra fixa, mas é consenso que isso deve ser feito nos primeiros meses após o evento. Alguns casais gostam de entregar todos os cartões juntos, na volta da viagem de lua de mel. Outros optam por enviá-los 30 dias depois do casamento. Também pode-se remetê-los à medida que os presentes chegam à casa nova. Desse jeito, os recém-casados não ficam sobrecarregados no momento de escrever todos os cartões de uma vez. E conseguem dedicar uma atenção extra para cada caso.

De próprio punho

Escrever a mensagem de próprio punho sempre deixa o cartão de agradecimento mais elegante e pessoal. O texto pode, inclusive, ser o mesmo para todos. Basta trocar o nome do convidado e agradecer exatamente o presente que foi oferecido em cada caso. Na hora de escrever, pense em palavras carinhosas proporcionais à intimidade com cada pessoa e voilà! Seu cartão está pronto.

Sem saia justa

Quando o presente de um convidado for dinheiro ou um cheque, faça um agradecimento e conte que essa quantia ajudou na realização da lua de mel ou na compra da casa nova, por exemplo. Isso, certamente, deixará a pessoa feliz. No caso de convidados que não compraram qualquer presente, evite mal-entendidos e aproveite a chance para reforçar sua boa imagem com eles: envie um cartão agradecendo a presença e a participação num dos grandes eventos da sua vida.

Cartão de agradecimento para quem não mandou presente escrito
Foto: iStock
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!