bodas-de-casamento-anos-e-significados-revista-icasei

As bodas de casamento são as celebrações do aniversário de casamento. Elas são comemoradas no dia que foi a cerimônia de casamento e para cada ano, foi estabelecido um material representativo do período.

As bodas surgiram na Alemanha, onde era costume presentear os casais que completavam 25 anos de casamento com uma coroa de prata, e para os casais com 50 anos de casados, uma de ouro. Com o passar dos séculos, foram criados outros símbolos para os anos. Quanto mais tempo de casado, maior a importância do material, que vai do mais frágil (papel) ao mais valorizado (diamante).

bodas-de-casamento-anos-e-significados-revista-icasei-

Confira quais os símbolos de cada boda de casamento e o que eles significam, segundo a assessora Priscilla Rocha da P&A Assessoria de Eventos.

01 Ano de Casamento – Bodas de Papel

O primeiro aniversário de casamento é comemorado pelas bodas de papel. O papel simboliza o começo do casamento que ainda precisa crescer e se firmar. Muitos noivos comemoram esta data com viagens internacionais, porque durante os preparativos do casamento, gastam muito com a preparação da festa e do lar doce lar, então preferem deixar para fazer a viagem dos sonhos no primeiro ano de casado.

bodas-de-casamento-01-ano-bodas-de-papel-revista-icasei (1)

05 Anos de Casamento – Bodas de Madeira ou Ferro

É uma das bodas mais comemoradas no Brasil, e são conhecidas como as bodas da durabilidade. Muitos casais optam por celebrar com os pais e padrinhos, pois a grande maioria já tem filhos e torna-se um símbolo de um novo recomeço.

bodas-de-casamento-05-anos-bodas-de-madeira-ou-ferro-revista-icasei (2)

 

Veja também Funções da irmã da noiva | 5 dicas para ajudar no casamento

10 Anos de Casamento – Bodas de Estanho ou Zinco

O estanho foi escolhido para este aniversário por ser um material forte. Ele também não é corrosivo e permite certa maleabilidade. Transportando essas características para o casamento, os 10 anos significam que o casal está mais firme e forte para continuar o matrimônio. A relação ainda permite alguma maleabilidade, mas é de difícil rompimento e está blindada contra “corrosões” externas.

bodas-de-casamento-10-anos-bodas-de-estanho-ou-zinco-revista-icasei (3)

15 Anos de Casamento – Bodas de Cristal

Cristal é símbolo da transparência que representa o estágio do casamento neste período. A maioria dos casais têm comemorado com um jantar a dois, com muito romantismo e a entrega de uma linda joia um para outro.

bodas-de-casamento-15-anos-bodas-de-cristal-revista-icasei (4)

20 Anos de Casamento – Bodas de Porcelana

A porcelana possui um processo intenso para a sua produção e assim é o casamento, formado por várias fases e superando obstáculos vencidos pelo amor. As celebrações são, na grande maioria, em casa ou em viagens com a família, sempre simbolizando a união estável e o amor familiar.

bodas-de-casamento-20-anos-bodas-de-porcelana-revista-icasei (5)

25 Anos de Casamento – Bodas de Prata

As bodas de prata foram as primeiras a serem comemoradas pelos casais. Elas merecem ser comemoradas com uma festa, que pode ser mais íntima ou bem grande para todos os amigos. Muitos casais renovam os votos neste dia, inclusive com trocas de aliança.

bodas-de-casamento-25-anos-bodas-de-prata-revista-icasei (6)

30 Anos de Casamento – Bodas de Pérola

A pérola é uma joia que não estraga facilmente, e para o casamento que chegou a mais de 30 anos, tem o mesmo significado. Os casais celebram o amor de um casamento 100% estruturado com almoço ou jantares em família.

bodas-de-casamento-30-anos-bodas-de-perola-revista-icasei (7)

 

Veja também Dicas Para os Recém-Casados | Como Dormir Bem na Cama de Casal?

40 Anos de Casamento – Bodas de Esmeralda

A esmeralda é uma joia que simboliza a durabilidade e resistência. Os casais que comemoram esta data, vão jantar juntos e querem um momento mais íntimo entre os dois.

bodas-de-casamento-40-anos-bodas-de-esmeralda-revista-icasei (8)

50 Anos de Casamento – Bodas de Ouro

O ouro significa brilho, e comemorar 50 anos de casados além de ser um brilho é uma dadiva. Ela é celebrada com uma missa ou culto onde reúne toda a família para uma grande comemoração do amor.

bodas-de-casamento-50-anos-bodas-de-ouro-revista-icasei (9)

60 Anos de Casamento – Bodas de Diamante

O Diamante significa força e eternidade. Afinal, chegar aos 60 anos de casados não é para qualquer um. As comemorações são feitas com um grande encontro das gerações da família.

bodas-de-casamento-60-anos-bodas-de-diamante-revista-icasei (10)

 

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!