Cuidados de beleza masculina. Caso você esteja se perguntando “mas não basta tomar banho e passar desodorante?”. A resposta é não.

Foi-se o tempo em que cuidar da beleza e do bem estar masculino era sinônimo de frivolidade, especialmente em ocasiões tão importantes como o próprio casamento. Cuidado pessoal, nesse caso, não só é uma prova de que você quer se apresentar o melhor possível no dia mais feliz de sua vida, mas uma mostra de amor e respeito por sua noiva e convidados.

Foto: Carlie Statsky
Foto: Carlie Statsky

Não importa o seu estilo, separamos para você dicas de cuidados para que no dia da cerimônia você esteja na melhor forma. É bom lembrar que quase todas as sugestões precisam ter início antes do grande dia. Mais importante ainda é não largar nenhum tratamento no meio do caminho. Aí sim, horas antes de ir para o altar, você toma banho e passa o desodorante antes dos ajustes finais!

PELE

Qual a parte de seu corpo que vai ser mais fotografada no dia do casamento? Acertou, é o rosto. Assim que seu status no Facebook tenha mudado para “noivo”, comece uma nova rotina. Marque uma hora em um dermatologista como fez o noivo de nossa colunista Bianca Sayão. “Para o casamento escolhi fazer tratamentos para melhorar pele e corpo. Encontrei uma clínica onde posso fazer todos os tratamentos e ser acompanhado do começo ao fim. Estou fazendo tratamentos que nem sabia que existiam!”, nos contou Marco Scabia.

Foto: Taylor Lord
Foto: Taylor Lord

Lave o rosto

Todo santo dia. Com um bom sabão neutro ou cleanser, e esfolie uma vez por semana.

Beba muita água

A água faz maravilhas em sua pele, e não só para matar sua sede. Passe a beber regularmente 8 copos de água por dia antes de seu casamento e sua pele vai ficar clara, limpa e saudável.

Produtos para pele

Se sua pele fica mais vermelha no verão e seca no inverno, é preciso adaptar e usar produtos diferentes para cada estação. Marco Scabia nos contou que tendo chegado aos 40, ele passa creme para o contorno dos olhos de manhã e à noite, além de protetor solar pela manhã.

Foto: Ozzy Garcia
Foto: Ozzy Garcia

Protetor solar

Usar protetor solar antes de um casamento no verão evita rugas, pele ressecada e vermelha.

Acne e manchas

Não há maneira de garantir um rosto 100% livre de manchas faciais ou acne por causa do estresse da preparação do casamento e nervosismo, mas algumas coisas ajudam, como comer direito e manter a pele limpa.

Vários meses antes do casamento, sugerimos aos noivos comer alimentos ricos em antioxidantes diariamente, tais como salmão, frutas vermelhas, sementes de linhaça, saladas e nozes que ajudam a aliviar e prevenir inflamações. E claro, uma consulta no dermatologista é obrigatória.

PELOS

Ahhh, esse folículos que nascem completamente selvagens nos lugares mais inusitados! Pelos no nariz e orelha são inadmissíveis em dia de casamento, nem precisamos falar, não? Mas não vá arrancando à unha, invista em um trimmer por que ninguém precisa sofrer para ficar apresentável.

Sobrancelhas

Aqui o bom senso é não ir aos extremos: nem sobrancelha unida nem sobrancelha cuidadosamente desenhada. Uma semana antes da cerimônia, remova com pinça os pelos entre os olhos e corte os fios mais longos para igualar aos outros.

Foto: Shaun e Skyla Walton
Foto: Shaun e Skyla Walton

Dica: Tome banho antes para abrir os poros e deixar a depilação mais fácil.

Pelos no corpo

Depilar outras partes do corpo é uma escolha pessoal e não existem regras, apenas o que você gosta ou não. Caso vá se depilar, faça-o com alguns dias de antecedência para não ficar com a pele irritada, inchada ou avermelhada. Use bons hidratantes para a pele ficar macia e lisinha.

BARBA

Como você se gosta mais? Sem barba? Com uma barba de 2 dias? Ou cinco? Você sabe o quanto sua barba cresce por dia? Faça alguns testes, e para isso, comece alguns meses antes para definir como você quer esperar por sua noiva no altar. Faça a barba e anote como ela cresce e o ponto ideal que você mais gosta. Outra alternativa é conversar com o barbeiro que vai cuidar de você no dia da cerimônia, afinal ele conhece tudo sobre técnicas e crescimento.

Bumbum de bebê

Se a sua opção é um rosto lisinho e sem um pelo sequer, aconselhamos a falar com o seu barbeiro sobre se você vai precisar fazer todo o processo no dia anterior ou no dia de seu casamento, dependendo do seu crescimento e propensão à irritação de pele.
Não existe o melhor tipo de instrumento para barbear, mas, sim, aquele que se adapta melhor à sua pele, tipo de barba e habilidade. Não é hora de tentar aprender a usar um instrumento que nunca usou, mas de usar o que é mais confortável.

Foto: Alixann Loosle
Foto: Alixann Loosle

Barba azul

Barbas de personalidade exigem tantos cuidados quanto uma cara lavada. Se ela está suja, mal aparada, ressecada ou fora de controle, é melhor nem aparecer no altar.

Não basta aparar a barba semanalmente, é preciso investir em produtos para manutenção como shampoo e condicionador, óleos para barba, loções fortalecedoras e balms.

CABELO

Assim como as noivas, é bom para os noivos fazer teste de corte de cabelo alguns meses antes. Teste algumas opções, experimente com produtos diferentes como gel ou hair spray. Não é hora para nenhuma mudança drástica às vésperas do evento.

Foto: Tamara Gruner
Foto: Tamara Gruner

Marque o corte final 1 semana antes, assim dá tempo do cabelo se ajustar ao corte. Marco Scabia está bem preparado. “Como todo homem, me preocupo muito com queda de cabelo, e para minimizar o efeito tomo algumas vitaminas para fortalecimento, uso aviscis no couro cabeludo e uma vez por mês faço um detox capilar e corte”.

MÃOS E PÉS

Mãos

Agora que você já sabe qual parte do corpo vai ser mais fotografada, vamos te contar qual é a que vai ter o close mais importante: as mãos. Caso tenha esquecido, é onde a noiva vai colocar a sua aliança.

 

Nem todos os homens têm o hábito de cuidar bem das mãos e unhas. O Marco mesmo não tem. “Por não fazer manicure e cortar as unhas como o Freddy Flinstone, estou planejando fazer manicure uns 15 dias antes do casamento e depois um dia antes para corrigir a minha falta de cuidado no dia a dia”. O plano dele parece muito bom, não?

Pés

Pedicure é inevitável se o casamento for na praia, na areia. Nem adianta perguntar se é importante, você já sabe qual vai ser a resposta. Se os pés não forem aparecer, é uma questão de escolha pessoal. Mas vamos te contar uma coisa: não vai ter noiva que não ficaria contente com um pé macio e que não arranha suas pernas por causa de unhas mal cortadas na noite de núpcias. Pense nisso.

DENTES

Você vai sorrir muito no dia do seu casamento. Um consultório dentário é parada obrigatória alguns meses antes para tratar e clarear os dentes, principalmente se você bebe muito café, fuma, gosta de um vinho tinto ou é propenso a descoloração.

Se você tem os dentes muito manchados, considere um tratamento de clareamento profissional, mas calcule para terminar o tratamento algumas semanas antes do casamento, pois seus dentes podem ficar sensíveis e incomodar.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!