Assim como em toda boa história, os casamentos apresentam diversos personagens. Entre os principais, estão, sem dúvida, os padrinhos. Além de serem pessoas importantes na vida do casal, eles ajudam a compor uma bela e emocionante cena no altar. Por isso, a escolha da roupa dos padrinhos é de extrema importância, tanto quanto a das madrinhas.

“Casamento não tem regra, mas conta com melhores caminhos”, alerta Luana Bertolucci, supervisora comercial da Camargo Alfaiataria. Segundo ela, os padrinhos devem ser o ponto de partida, pois é muito mais fácil vestir um homem. “A escolha dos trajes deles ajuda a definir a roupa das madrinhas”, conclui.

“Como item fundamental desse cenário, é importante que os padrinhos vistam algo que mostre unidade com a decoração e o estilo do casamento”, afirma Deborah Cattani, consultora e idealizadora da primeira consultoria de estilo para o noivo, a Bendito Noivo, que hoje atende pelo nome Deborah Cattani Consultoria. E, para cada tipo de casamento, há uma orientação.

Veja, abaixo, as principais dicas das duas especialistas para acertar na escolha da roupa dos padrinhos.

Trajes dos padrinhos padrão
É preciso combinar com o noivo?
Combinar a gravata do padrinho com a cor do vestido de cada uma das madrinhas já não está mais na moda. Alinhar o estilo da roupa dos padrinhos com a do noivo, entretanto, é um dos bons caminhos a serem seguidos, de acordo com Deborah. “A partir do traje do noivo, decide-se o dos padrinhos. Se o noivo estiver com um estilo de roupa mais despojado, os padrinhos poderão usar algo menos formal.”
Foto: Pinterest / Reprodução
Trajes dos padrinhos padrão
Trajes dos padrinhos acessórios
Obedeça um padrão
Os homens estão cada vez mais vaidosos e preocupados com os acessórios. Peças como coletes, gravatas borboletas e suspensórios são escolhas do noivo e devem respeitar uma hierarquia: o mais importante do conjunto é quem está casando. Em cerimônias mais formais, por exemplo, o noivo pode usar um terno completo, com colete. Já os padrinhos ficam liberados do colete. O mesmo acontece com os paletós. Num casamento durante o dia, mais despojado, o noivo pode liberar padrinhos da parte de cima do terno, mas ele precisa vestir o paletó ou blazer para se diferenciar. É fundamental que todos os padrinhos sigam sempre o padrão estipulado.
Foto: Jessica OH Photography / Reprodução
Trajes dos padrinhos acessórios
Trajes dos padrinhos cores
Cores e horários
Se, para um casamento à noite, o terno preto é a saída fácil, num evento durante o dia a cabeça dos padrinhos, muitas vezes, entra em parafuso. Mas Luana aponta uma saída simples: bege, azul e cinza claro são as cores para o período em que o sol ainda não se pôs; cinza escuro e preto ficam bem após as 18 horas. Não quer arriscar? Então invista no marinho: ele cai bem para qualquer horário, ensina Deborah.
Foto: Mi Amore Foto / Reprodução
Trajes dos padrinhos cores
Trajes dos padrinhos camisa
Camisa branca quase sempre
A camisa branca é um clássico e não tem erro. Mas, se o noivo quiser apostar em algo diferente, cores como rosé e tons claros de azul são ótimos para fugir um pouco do tradicional. O importante é que o tom escolhido para o traje do noivo seja acompanhado nas roupas de todos os padrinhos, que devem usar a mesma paleta de cor.
Foto: Pinterest / Reprodução
Trajes dos padrinhos camisa
Trajes dos padrinhos madrinhas
Para liberar as madrinhas
Se você quer deixar suas madrinhas livres para escolher o vestido que elas acharem melhor, padronize a roupa dos padrinhos, aconselha Luana. “Terno preto, camisa branca e gravata prata é a melhor combinação para harmonizar os padrinhos no altar e não causar ruído com o vestido das madrinhas”, indica.
Foto: Pinterest / Reprodução
Trajes dos padrinhos madrinhas
Trajes dos padrinhos gravata
Dar a gravata de presente para os padrinhos
Quando o casal escolhe uma cor de gravata para os padrinhos, ainda é de bom tom presenteá-los, segundo Deborah. “Além de ser uma gentileza, você já resolve dois problemas: alinha o seu altar e ajuda o padrinho, que não vai precisar correr atrás de uma gravata específica”, explica.
Foto: Pinterest / Reprodução
Trajes dos padrinhos gravata
Trajes dos padrinhos meias coloridas
Meias Coloridas
Na internet, há um festival de fotos de padrinhos usando meias divertidas. As referências bem humoradas combinam com casamentos descontraídos e rendem boas fotos. Mas as duas especialistas dizem que essa ainda não é uma tendência forte entre homens no Brasil. Não há, no entanto, nenhuma contraindicação em copiar a ideia no seu casamento. Especialmente se você presentear os padrinhos com as meias.
Foto: Pinterest / Reprodução
Trajes dos padrinhos meias coloridas
Trajes dos padrinhos lapela
Usar ou não usar lapela
Embora controversa, a lapela deve acompanhar o estilo do casal. Há noivos, por exemplo, que optam por pequenos objetos no lugar de uma flor, como bonequinhos de referências geeks. Deborah aconselha aos padrinhos que, na adoção da lapela, evitem o lenço – e um excesso de informação no look. Se o noivo gostar da mistura entre os itens, ela sugere usar o lenço na formação mais clássica, com a borda reta paralela ao bolso.
Foto: Pinterest / Reprodução
Trajes dos padrinhos lapela
Trajes dos padrinhos assessoria
Consultoria 
Quem não estiver confiante na escolha do traje pelos padrinhos pode contratar uma consultoria. A Deborah Cattani Consultoria, por exemplo, ajuda com referências e indica onde comprar ou alugar a roupa adequada ao estilo solicitado pelos noivos. Se eles não estiverem seguros na hora da compra ou do aluguel, Deborah ainda acompanha os padrinhos para que tudo saia de acordo com o que foi planejado.
Foto: iStock
Trajes dos padrinhos assessoria
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!