Casar em uma fazenda, numa pousada campestre ou num espaço de eventos imerso na natureza é a oportunidade de unir tradição e estilo à sua festa. Em alguns desses lugares, no interior fluminense, casas-sedes, capelas, mobiliário antigo e objetos seculares transportam noivos e convidados para a época dos barões do café.

A seguir, confira oito endereços, distantes até 170 quilômetros da capital fluminense, para viver o seu dia de sonhos cercada de verde, flores, mimos e um gostoso clima vintage.

Lugares para casar no Rio de Janeiro Nosso Celeiro
Esse aconchegante espaço de eventos no campo se inspirou em antigos celeiros de fazenda para oferecer festas inesquecíveis. Além de muito verde, noivos e convidados têm a beleza de um rio correndo ao lado. O barulhinho da água acalma a ansiedade dos apaixonados neste dia especial. Fica em Guarapimirim, a 75 quilômetros do Rio de Janeiro.
Campo hi-tech: Capacidade para até 200 convidados com estrutura própria; possibilidade da cerimônia e festa dentro do celeiro; cerimônia no celeiro e festa externa, com aluguel de toldo em caso de chuva; ponte iluminada; DJ; decoração.
Mimos para os noivos: Casa da noiva - um espaço acolhedor onde a noiva pode dormir na véspera da cerimônia, descansar e se arrumar para o casamento.

Foto: Nosso Celeiro / Divulgação
Lugares para casar no Rio de Janeiro Nosso Celeiro
Lugares para casar no Rio de Janeiro Galeria Jardim
Cheio de charme e privacidade, o espaço de eventos é inserido em uma reserva particular da Mata Atlântica, um novo local para festas do Sítio Meio do Mato. Os casais encontram um ambiente moderno, sofisticado e versátil, pronto para receber os mais diferentes projetos de decoração. O amplo salão climatizado tem vista para um bonito gramado, opção para cerimônias ao ar livre. Noivos e convidados ainda contam com uma incrível área campestre para a produção de fotos. Fica em Ilha de Guaratiba, a 54 quilômetros do centro do Rio de Janeiro.
Campo hi-tech: Capacidade para até 600 convidados com estrutura própria; porte-cochère; sala dos padrinhos; opções ao ar livre para a cerimônia; gazebo coberto em caso de chuva; salão climatizado, com paisagismo vertical e espelho d’água; gerador; heliponto; cozinha industrial equipada; fornecedores próprios de decoração, cerimonial, bufê, som e iluminação; estacionamento; posto médico.
Mimos para os noivos: Suíte para o Dia da Noiva – a estrutura inclui refeições para a noiva e seus acompanhantes e o apoio de uma assessora durante todo o evento. O espaço comporta profissionais de beleza à escolha.

Foto: Galeria Jardim / Divulgação
Lugares para casar no Rio de Janeiro Galeria Jardim
Lugares para casar no Rio de Janeiro Casarão Penedo
No sopé da Serra da Mantiqueira, com vista para o Vale do Paraíba, o casarão é a sede da antiga Fazenda Penedo, da época do Ciclo do Café. A casa-sede foi erguida em 1836 por Maria Benedita Gonçalves, conhecida como a Rainha do Café. Maria Benedita era uma pessoa muito influente, amante da cultura e organizadora de grandes eventos. Ela mantinha uma orquestra formada por negros escravizados que aprenderam música com professores europeus. Na década de 1920, com a chegada dos imigrantes finlandeses, a fazenda entra em uma nova época, começando a sediar eventos e matrimônios. Está localizada em Penedo, a 170 quilômetros do Rio de Janeiro. 
Campo hi-tech: Capacidade para até 100 convidados, com estrutura própria; anexo climatizado com 230 metros quadrados; jardim com 5 mil metros quadrados; salão principal em estilo rústico na casa-sede; área gramada com 600 metros quadrados, que comporta tendas de grande porte; mesa para altar; gazebo estilo rococó decorado com flores do campo; fornecedores próprios de decoração, cerimonial, bufê, som e iluminação.
Mimos para os noivos: O espaço faz apenas a locação para a cerimônia e recepção. Porém, indica pousadas e hotéis, distantes até 2 quilômetros, para os noivos e seus convidados se hospedarem. São locais com estrutura para o Dia da Noiva e making of.

Foto: Casarão Penedo / Divulgação
Lugares para casar no Rio de Janeiro Casarão Penedo
Lugares para casar no Rio de Janeiro Quinta da Paz Resort
O resort ocupa uma área de 70 mil metros quadrados no Vale do Cuiabá, em Itaipava, na região de Petrópolis. É um refúgio de luxo e privacidade em meio à Mata Atlântica. Faz parte da Associação de Hotéis Roteiro de Charme. Fica em Itaipava, a 90 quilômetros do Rio de Janeiro.
Campo hi-tech: Capacidade para até 80 convidados, com estrutura própria; hospedagem em 20 acomodações, divididas em suítes e chalés (para cerimônia no fim de semana, todos os apartamentos devem ser reservados pelos noivos); piscina; indica fornecedores de bufê, decoração, iluminação, DJ e cerimonial; toldo para área coberta; cozinha industrial; adega. 
Mimos para os noivos: Suíte Master para o descanso e preparo da noiva.

Foto: Quinta da Paz Resort / Divulgação
Lugares para casar no Rio de Janeiro Quinta da Paz Resort
Lugares para casar no Rio de Janeiro Hotel Fazenda Florença
A Fazenda Florença foi fundada pelo clã dos Teixeira Leite, de origem portuguesa. Vindos de Minas Gerais, eles foram atraídos para o Vale do Paraíba pelas riquezas do Ciclo do Café, no século 19. O atual casarão foi erguido em 1852 e exibe um imponente alpendre. A singela capelinha dá o toque romântico à cerimônia. A sede da fazenda está aberta à visitação em horários programados. Fica em Conservatória, a 150 quilômetros do Rio de Janeiro. 
Campo hi-tech: Capacidade máxima para 200 convidados, com estrutura própria; bufê próprio; fornecedores exclusivos de decoração, aluguel de móveis, iluminação, DJ e cerimonial; heliponto; playground e espaço kids, com equipe de recreação contratada à parte no horário do casamento; restaurante; piscina; lareira.
Mimos para os noivos: 37 apartamentos para hospedagem de noivos, família e convidados. As reservas podem ser feitas em sistema de bloqueio total para a data do evento. Espaço com estrutura para receber Dia da Noiva, com contratação de prestadores de serviço externos.

Foto: Hotel Fazenda Florença / Divulgação
Lugares para casar no Rio de Janeiro Hotel Fazenda Florença
Lugares para casar no Rio de Janeiro Locanda Della Mimosa
Localizada no coração do Vale Florido, entre Itaipava e Petrópolis, a pousada é um dos locais mais exclusivos da Serra de Petrópolis. A cerimônia pode ser realizada no jardim, ao redor da piscina e de muito verde. Quem assina a gastronomia é o premiado chef italiano Danio Braga, responsável por colocar o restaurante daqui na lista dos melhores do país. Fica em Petrópolis, a 68 quilômetros do Rio de Janeiro.
Campo hi-tech: Há 20 suítes para hospedagem de noivos e convidados; dois spas externos aquecidos; sauna; piscina; sala fitness; heliponto; buffet próprio; restaurante; adega.
Mimos para os noivos: Duas suítes equipadas com hidromassagem e lareira; três suítes pet friendly, que aceitam animais de pequeno porte, de até 3,5 quilos, para casais que não dispensam o peludo nem na hora do “sim”; massagem relaxante.

Foto: Pinnola Fotografia / Locanda Della Mimosa
Lugares para casar no Rio de Janeiro Locanda Della Mimosa
Lugares para casar no Rio de Janeiro Fazenda São Luiz da Boa Sorte
Em meio ao Vale do Café, a fazenda do século 19 é fruto da união de duas grandes propriedades: as fazendas São Luiz e Boa Sorte. Totalmente restaurada, a casa-sede é palco para uniões cheias de romantismo. Há ainda a Capela de São Luiz, construída em 1844. Ela exibe preciosidades em seu altar, como santos originais dos séculos 18 e 19. Na lateral da capelinha, o cenário é composto por uma imagem de Frei Galvão benzida pelo papa Bento XVI. Fica em Vassouras, a 120 quilômetros do Rio de Janeiro.
Campo hi-tech: Distintos espaços para a realização de casamento, podendo variar de mini weddings a cerimônias para até 600 pessoas; heliponto; buffet próprio para eventos com até 200 pessoas; espaço com vista para o lago; hospedagem em 21 suítes restauradas, com mobília do século 19; fornecedores próprios de buffet, decoração, iluminação, DJ e cerimonial.
Mimos para os noivos: Suíte; casa real, com mobília do século 19, para realizar o Dia da Noiva. Inclui refeições no dia da cerimônia.

Foto: Fazenda São Luiz da Boa Sorte / Divulgação
Lugares para casar no Rio de Janeiro Fazenda São Luiz da Boa Sorte
Lugares para casar no Rio de Janeiro Fazenda União
A casa-sede, de 1836, guarda memórias do auge do Ciclo do Café, quando foi construída pelo Visconde do Rio Preto. O casarão preserva seu mobiliário original, com peças restauradas. Um hotel funciona na fazenda, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. O cenário se completa com uma linda capela de estilo barroco, que acomoda até 60 convidados. Ela é equipada com um sistema de TV que transmite o matrimônio, ao vivo, para o salão de eventos. Fica em Rio das Flores, a 170 quilômetros do Rio de Janeiro.
Campo hi-tech: Hospedagem com 24 suítes divididas em cinco categorias, com café da manhã, almoço, jantar e utilização da área de lazer; salão de eventos; estrutura para cerimônias ao ar livre; piscina aquecida; cozinha industrial; carruagem; um Ford Bigode 1929 para locação; heliponto; gerador.
Mimos para os noivos: Sala de massagem; espaço para cabeleireiros; espaço para o dia da noiva; piscina aquecida com hidromassagem; pacote para pernoite dos noivos com jantar à luz de velas, rosas, champanhe ou vinho e caixa de bombons.

Foto: Hotel Fazenda União / Divulgação
Lugares para casar no Rio de Janeiro Fazenda União
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!