O vestido da noiva geralmente é o tema mais comentado em um casamento. Porém, quando o casal erra na mão e tropeça no cardápio do evento, o fato sempre ganha potencial para ser o maior trending topic da festa. Para evitar dissabores nessa área, não é preciso seguir uma cartilha básica, e às vezes monótona, de escolhas (na linha salada de folhas, massa com molho de tomate e carne). Os casais podem, sim, investir em preparos de família, pratos étnicos e soluções mais ousadas; desde que tomem alguns cuidados na hora de fechar o menu.

Para temperar esse caminho e dar receitas felizes, listamos abaixo oito dicas especiais da Nathália Monteiro, da área de atendimento social do Buffet Vivi Barros.

Como acertar no cardápio do seu casamento  quantidade de convidados
Número de convidados 
A opção por um mini wedding ou uma grande festa para centenas de convidados não interfere diretamente na escolha do menu. O fator mais importante quando você pensa em número de convidados é o tipo de serviço. Num evento maior, a montagem de um bufê estilo franco-americano, no qual todos se servem à vontade em diferentes momentos, aparece como a melhor solução. O serviço volante ou um menu degustação, com garçons trazendo os itens do cardápio, é mais indicado para festas menores.

Foto: iStock
Como acertar no cardápio do seu casamento  quantidade de convidados
Como acertar no cardápio do seu casamento coerência
Coerência nas escolhas
Embora o menu possa ter um ou outro prato de destaque, ou mesmo uma ilha com comidas especiais, é importante seguir uma linha em todos os momentos gastronômicos: o coquetel da entrada, o almoço ou jantar e a fase dos doces. Não cai muito bem, por exemplo, promover um coquetel japonês, seguido de um jantar italiano e de sobremesas brasileiras. Ou servir aperitivos bem contemporâneos e emendar esse momento com um jantar repleto de comida típica de fazenda. Com essas quebras ao longo do cardápio, os convidados ficam, sim, meio confusos. Vale, também, adequar o menu aos horários de serviço. Num casamento em que a grande refeição é o almoço, por exemplo, um coquetel de entrada oferecido entre 10 e 11 horas pode, sim, ter opções de café da manhã, como ovos mexidos.

Foto: Pinterest / Reprodução
Como acertar no cardápio do seu casamento coerência
Como acertar no cardápio do seu casamento frutos do mar
Na praia, na fazenda…
Ou numa casinha de sapê. Tanto faz. O menu não precisa, obrigatoriamente, combinar com o lugar. Ele precisa, mesmo, é traduzir a vontade e as expectativas dos noivos. Embora seja comum ver muitas opções com frutos do mar em casamentos na praia, deve-se sempre incluir algum prato sem pescados para agradar quem não gosta desses ingredientes. Programou o seu casamento para o campo? Então saiba que nada te obriga a abraçar um cardápio rústico ou com jeitão de casa da avó. Os noivos podem optar por pratos mais requintados ou definir uma receita especial que não tenha qualquer ligação com o universo do fogão a lenha.

Foto: iStock
Como acertar no cardápio do seu casamento frutos do mar
Como acertar no cardápio do seu casamento junk food
Posso colocar coxinha no menu?
Pode. Nada é proibido na área gastronômica. Se você acha que o salgadinho parece algo muito simples para o seu casamento, saiba que existem várias técnicas e opções de preparo que transformam o quitute numa receita sofisticada. O Buffet Vivi Barros, por exemplo, serve uma coxinha de mandioquinha recheada com carne de pato. Esse tradicional salgado brasileiro ainda aparece como ótima sugestão para um lanchinho da madrugada. Nesse período, aliás, é importante priorizar itens mais simples, que possam ser comidos em poucos bocados. Hamburguinhos, tostex e outras opções de gostosuras são ideais para servir na pista.

Foto: Adriana e Patricia Fotografia / Buffet Vivi Barros
Como acertar no cardápio do seu casamento junk food
Cardápio do seu casamento ilha gastronômica
Ilhas de comida
Vocês adoram comida tailandesa? Então que tal optar por um menu mais universal – que agrade os noivos e a grande maioria dos convidados – e criar uma ilha com as receitas orientais preferidas do casal? Essa é uma bela saída para quem não dispensa sabores étnicos ou regionais, mas teme a reação dos convidados a um cardápio muito específico e pouco difundido localmente.

Foto: iStock
Cardápio do seu casamento ilha gastronômica
Cardápio do seu casamento combinação com etnias diferentes
Uma pitada de criatividade
Não é difícil encontrar noivos de origens diferentes que desejam levar um pouco da cultura de cada um para a festa de casamento. Mas uma união nipo-italiana, por exemplo, não precisa trazer uma mistura de espaguete à carbonara com sushi. O buffet pode criar um menu com uma ou mais receitas inspiradas nas duas tradições. No caso citado, a sugestão do Buffet Vivi Barros seria um capelettini de queijo brie ao molho oriental de cogumelos selvagens e chips de alho-poró. Dessa forma, o casal obtém um toque de cada especialidade, serve opções originais e tem mais chances de agradar a maioria dos convidados.

Foto: iStock
Cardápio do seu casamento combinação com etnias diferentes
Cardápio do seu casamento comida vegetariana
Pensando nas minorias
Hoje é bem usual conhecer diversas pessoas com restrições alimentares, caso de vegetarianos, veganos e indivíduos com intolerância à lactose ou ao glúten. Se você tem convidados com esses perfis, inclua no menu ao menos uma opção compatível com a dieta deles.

Foto: Buffet Vivi Barros / Divulgação
Cardápio do seu casamento comida vegetariana
Cardápio do seu casamento comida leve
A moda é ser saudável
Independentemente do estilo do menu ou do lugar, receitas mais saudáveis e com menos fritura estão em alta. Nessa onda, reinam pratos leves, fórmulas que incorporam folhas, legumes e carnes brancas, além de composições sem molhos pesados. Os benefícios dessas escolhas aparecem num curto prazo em casamentos: os convidados ficam menos empanturrados e mais animados para dançar na pista.

Foto: Buffet Vivi Barros / Divulgação
Cardápio do seu casamento comida leve

Serviço

Buffet Vivi Barros

Endereço: R. Antônio das Chagas, 858 – São Paulo

Contato: contato@buffetvivibarros.com.br

clique para ver o telefoneBuffet Vivi Barros: (11) 3550-7888

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!