Tendências de vestido de noiva na Itália
O iCasei conversou com especialistas e descobriu o que busca as italianas buscam no vestido de noiva para compor o look do Grande Dia
O vestido de noiva é algo com que muitas meninas italianas sonham desde pequenas. E casar com o vestido dos sonhos é uma busca acirrada. Conversamos, diretamente da Itália, com Roberta Torresan – Wedding Planner de Roma especializada em casamentos de luxo – para descobrir o que as noivas esperam de seus vestidos: “Elas querem se sentir bonitas e confortáveis. O vestido é o centro do casamento. Sua escolha guia todas as outras sobre o grande dia”, afirma a Wedding Planner.
A Itália oferece as mais refinadas opções da indústria da moda. Segundo Roberta, os principais nomes na linha alta costura locais são: Alessandra Rinaudo, Antonella Rossi, Alberta Ferretti, Alessandra Ferrari, Giuseppe Papini, Antonio Riva, Alessandro Angelozzi e Gianni Molaro. Segundo a wedding planner, “cada um desses estilistas tem seu estilo próprio e muito peculiar, onde combinam o estilo italiano tradicional com um design moderno, evidenciando o corpo feminino de uma maneira fina e elegante”. O ‘italians do it better’ não é unânime, porém Roberta conta que espanhóis como Pronovias, St. Patrick e Rosa Clarà são nomes altamente procurados.
Veja também Em busca do vestido de noiva perfeito | Espanha
Segundo a wedding planner, o estilo tradicional com um toque de conto de fadas ainda prevalece: “Muitas mulheres – principalmente as mais românticas – preferem o vestido com saia bem longa e bufante que lembre vestido das princesas”. Elementos como espartilhos, rendas, pérolas e lantejoulas se sobressaem e a escolha depende apenas do estilo e da personalidade da noiva: “Aquelas que com atitude romântica buscam detalhes como tule e volume, enquanto as noivas mais pragmáticas e básicas preferem os vestidos minimalistas em que alta qualidade dos tecidos fala por si”, conta.
Marta Paolitti, representante da estilista Alessandra Rinaudi – grande nome da linha de noivas italiana -, contou ao iCasei um pouco sobre as novas tendências: “a inspiração surge de um desejo de algo mais natural. A necessidade de autenticidade, transparência e elegância, difundida na vida diária, reflete também no dia mais importante de uma mulher”.
Como elemento principal, está a alta-costura aliada à tecidos especiais, como seda, renda, tule e bordados exclusivos. De volumes generosos com saias importantes aos estilo mais justinho ou “sereia”, o estudo das formas do corpo feminino é essencial. “Nada é deixado ao acaso: o design dos bordados foram estudados para embelezar os vestidos, e as camadas de seda dão uma graça e naturalidade ao look”, conclui.
Dica para as brasileiras
Roberta Torresan explica custos e escolha dos vestidos pelas noivas brasileiras. “Noivas brasileiras que vivem na Itália costumam comprar vestidos aqui na Itália. Noivas brasileiras que vêm para a Itália apenas para o dia do casamento muitas vezes compram o seu vestido no exterior. Um excelente vestido italiano, desenhado e produzido na Itália, não custa menos de € 3000, até 6000 €.”, completa Roberta.
Imagens: Divulgação das marcas
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis