Sinceridade no casamento | Dicas para melhorar o diálogo e a confiança
Conversar é sempre a melhor alternativa para lidar com os desafios da vida a dois. Confira as melhores dicas para deixar a sinceridade ainda mais forte entre você e a pessoa que você ama.
Cada vez mais, as tecnologias da comunicação estão evoluindo nossa maneira de se comunicar. Antes, era impossível pensar em saber sobre a vida de alguém afastado, se não fosse por meio de cartas. Hoje, nós podemos conversar ao vivo com alguém do outro lado do mundo, ou seja, estamos 100% conectados entre si, certo?
Será mesmo? Quantas amizades, relações de trabalho e casamentos sofrem com os ruídos na comunicação atualmente? Pois é, provavelmente você deve ter inúmeros exemplos ao seu redor, que acabam se deteriorando pela falta de sinceridade. “O diálogo sincero é importantíssimo para uma boa convivência, para a resolução de conflitos e também para que as pessoas criem laços, vínculos e possam trocar afeto, cuidado e recursos em sociedade”, reflete Gabriela P. Daltro, psicóloga e terapeuta sexual do Portal Sexo Sem Dúvida.
Como adquirir mais diálogo no meu casamento?
Para a psicóloga Daphne Jones, o começo de tudo está na individualidade. Se você consegue entender primeiro quem é, já é meio caminho andado. “Quanto mais sabemos e refletimos sobre nossa essência, escolhas, gostos e tudo que temos o poder de escolher, mais material temos nas mãos para compartilhar sinceramente com o outro”, explica ela. Em qualquer relação, como nos amorosos, saber o que se tem para dar é imprescindível, pois, assim, os dois conseguem ser verdadeiros e conseguem entender e amar o outro da melhor maneira possível.
“O diálogo é fundamental para os casais, pois é por meio dele que criarão intimidade e poderão expressar o que desejam, e, desta forma, chegar a acordos para conviverem bem”, ressalta Gabriela. E é na intimidade, ou seja, na verdadeira expressão de cada um que o casal vai construindo suas bases.
Veja mais: Vida financeira no casamento | Juntar ou não as contas?
Gabriela lembra que a comunicação é tudo e ela vai muito além das palavras, por exemplo. “O jeito de se expressar, a postura do corpo, o jeito de tocar e se aproximar são fundamentais para melhorar o diálogo entre os casais. Aliás, para ter um diálogo mais eficaz é preciso ter claro o que quer comunicar e onde deseja chegar com a conversa. Muitos casais começam conversas sem um objetivo e acabam falando de mil coisas diferentes, sem chegar ao cerne da questão, gerando apenas desgaste”, diz.
DICA ESPECIAL 1: Para começar ou melhorar ainda mais o diálogo com o seu parceiro/a, escolha uma meta e se pergunte: quando esta conversa terminar, o que espero que tenha acontecido?
Quando o diálogo ou a sinceridade estão comprometidos, o que fazer?
As especialistas afirmam que, quando o diálogo está comprometido, é preciso muita calma e paciência. “Sugiro que o casal reserve um tempo para conversar, sem serem interrompidos ou sem fazer outras atividades ao mesmo tempo. É um tempo para focar realmente um no outro. Depois, combinem de falar e ouvir sem interromper a outra pessoa, deixar que a pessoa se expresse. Individualmente, também é preciso superar bloqueios do tipo ‘já sei que ele/a vai pensar’, para poder realmente ter uma nova conversa”, diz Gabriela.
Veja mais: Recém-casados | 7 dicas para cultivar um relacionamento saudável
Evitar ao máximo julgar, reclamar e criticar o outro e a si mesmo é a dica de ouro dada por Daphne. “Essas ações quase nunca trazem benefícios para o crescimento pessoal e conjugal. O melhor é se despir de qualquer tipo de julgamento na hora de sentar para conversar. Tente se colocar no lugar do outro e tenha sempre muita paciência para ouvir os questionamentos de quem você ama.”
DICA ESPECIAL 2: Quando começar a conversar, é legal o casal desligar televisores, deixar de lado celulares e procurar fazer isso só entre eles. Evitar ao máximo conversar ou fazer uma DR perto de filhos, pais, parentes, pois a presença de pessoas ‘extras’ vai influenciar no que será dito entre o casal, por diversos motivos pessoais e inconscientes.
Sinceridade e transparência
Ser sincero sobre seus pensamentos, desejos e planos é importante para que o casal alinhe seus objetivos e possam caminhar juntos. Porém, Gabriela faz um alerta sobre sinceridade e transparência. “Ser sincero não é ser transparente, falar tudo que vem a mente sem filtro ou de qualquer jeito. É importante ser sincero, porém, sempre tentar comunicar de uma forma atenciosa, respeitosa e afetuosa ajuda muito na relação amorosa.”
Veja mais: Casamento de sucesso | 5 livros para ter um relacionamento feliz
Além disso, praticar a sinceridade sobre como está se sentindo também evita mal entendidos e dá a base para o casal buscar ajuda sobre o que os dois não conseguem resolver sozinhos, por exemplo. Além disso, sinceridade gera confiança, palavra-chave para um bom relacionamento. “A sinceridade é um tipo de demonstração de amor, de afeto, de que você se importa com o outro”, revela Daphne.
Quanto às mentiras, elas só geram frustrações na outra pessoa, talvez raiva e tristeza. “É importante focar no que você quer quando está sendo sincero/a e reafirmar para o parceiro/a que se está sendo sincero porque se importa, porque deseja melhorar para você e para o outro”, explica Gabriela.
Como eu posso saber se o meu parceiro (a), está sendo verdadeiro (a)?
Ninguém tem uma bola de cristal ou qualquer outro instrumento para saber a fundo sobre as reais intenções das pessoas, certo? O mesmo acontece para o casal, que precisa estar em sintonia para criar uma relação baseada nas verdades.
“Nós não podemos ler os pensamentos do parceiro/a. Por fim, o pensamento é algo sempre privado, individual. Por isso, não podemos ter certeza que alguém está mentindo. Contudo, observe as palavras, promessas e combinados e avalie se são coerentes com as ações e atitudes da pessoa. É um bom lugar para começar”, entrega a psicóloga do Portal Sexo Sem Dúvida.
Veja mais no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis