Papelaria de casamento | 5 tendências para 2017
Folhagens, aquarela e lettering são algumas das tendências de papelaria de casamento para 2017. Escolha a sua preferida!
Além dos tradicionais itens feitos em papel, as festas de casamento ganharam artigos que ajudam a deixar a experiência dos convidados ainda mais especial.
As empresas especializadas no assunto pensam em detalhes para itens como menus, programação da cerimônia, plaquinhas, tags, lancheiras, cartões-postais e kits de toilette. Abaixo, selecionamos cinco tendências de papelaria e identidade visual que vão deixar sua festa muito mais encantadora.
Greenery: as folhagens verdes estão com tudo
O ponto de partida para a criação da identidade visual de um casamento é a escolha da paleta de cores. “Só então é feita a seleção de fontes, do tipo de papel, do formato do convite e das outras peças em cima desse conceito”, diz Mariana Prieto, da Conto de Noiva. “Em 2017, por causa do greenery, os temas botânicos vão estourar no Brasil”, aposta Susana Fujita, da Susana Fujita Convites.
Itens de papelaria com detalhes de folhagens tropicais seguem a tendência do greenery, cor do ano escolhida pela Pantone. Melhor: são a cara do Brasil! As folhagens tropicais ficam tão bem em identidades visuais minimalistas, com detalhes em verde e predominância de branco, quanto em versões mais sofisticadas, com dourado.
A delicadeza da aquarela
Em 2017, aposte em trabalhos manuais. Ilustrações em aquarela são delicadas e combinam com casamentos românticos. “Após a criação do desenho, a ilustração é digitalizada e então são feitos ajustes de tamanho e cor de acordo com a peça onde o desenho será utilizado”, conta Susana. Por isso, a aquarela pode ser replicada em outros itens além do convite. “É o tipo de identidade visual perfeita para quem procura algo exclusivo e personalizado”, completa.
Caligrafia e lettering
As fontes tipográficas estão perdendo espaço para a caligrafia e o lettering. A caligrafia, aliás, segue a tendência de trabalhos manuais e pode aparecer em diferentes tipos de convite, inclusive versões all type (sem ilustrações). O lettering, por sua vez, é um charme quando utilizado em convites, menus e plaquinhas de festas descoladas ou com decoração retrô.
Invista no DIY
A customização é uma das grandes apostas para 2017 e pode combinar com diferentes tipos de identidade visual. Em cerimônias rústicas, por exemplo, a customização aparece em detalhes como tags em papel craft e amarrações de sisal. As plaquinhas de sinalização em quadro negro ou madeira com frases e hashtag do casal também estão em alta e podem ser feitas em casa. Use a criatividade!
Itens personalizados dão charme
Cada detalhe de papelaria e decoração pode contar um pouco da história do casal. “Para 2017 eu aposto em incluir detalhes criativos e que são a cara dos noivos em itens comuns”, diz Mariana Prieto. “Na Conto de Noiva temos, por exemplo, um save the date diferente. É um cartão postal acompanhado com um pequeno envelope, onde a noiva escolhe o que colocar. Pode ser um cartão, uma bexiga ou até uma fitinha”, exemplifica Mariana.
A identidade visual do casamento, aliás, pode aparecer nas peças mais inusitadas. “Já personalizamos uma prancha de surfe com a identidade visual dos noivos e ela foi item de decoração de um casamento na casa de praia”, conta Susana Fujita.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis