O post discute cinco exercícios de respiração que podem ajudar a aliviar a ansiedade, especialmente em momentos estressantes, como o planejamento de um casamento. Essas técnicas de respiração são simples de realizar e podem ser incorporadas facilmente à rotina diária para promover a calma e reduzir o estresse. Ao praticar esses exercícios regularmente, é possível melhorar a saúde mental e lidar melhor com situações desafiadoras. A respiração consciente e controlada pode ser uma ferramenta eficaz para acalmar a mente e o corpo, proporcionando alívio em momentos de ansiedade. Experimentar diferentes técnicas de respiração pode ajudar a encontrar a que melhor se adapta às necessidades individuais e promover um maior bem-estar emocional.
Planejar um casamento exige atenção a tantos detalhes que o processo pode se tornar estressante. Os dias que antecedem o casamento, alguns pontos para acertar de última hora e preocupações com o sonho são alguns fatores que podem causar ansiedade.
Praticar exercícios de respiração pode ser uma importante ferramenta para aliviar a ansiedade. A fisioterapeuta Fabiana Barbosa explicou: “Realizar exercícios respiratórios causa aumento da oxigenação cerebral desencadeando uma série de reações químicas e efeitos sistêmicos significativos que juntos ajudam no combate à ansiedade.”
A especialista falou sobre como no automático tornamos a respiração superficial: “A respiração é uma ação natural e inconsciente, mas na vida cotidiana respiramos superficialmente gerando oxigenação insuficiente. Respirar é um dos primeiros passos para nos conectarmos com nosso corpo e mente.”
A psicóloga Suzana Costa explicou a “distração” que o exercício nos provoca. “A respiração vai diminuir o foco nos assuntos que trazem ansiedade e vai ampliar a sua atenção no presente. “
A psicoterapeuta explicou também sobre os efeitos que a prática tem sobre o corpo humano. “Em alguns momentos não é possível controlar pensamentos negativos. Ao controlar a respiração se acalma o ritmo cardíaco, o cérebro recebe mais oxigênio, os músculos relaxam e automaticamente o estado corporal ajuda a mente a desacelerar”.
Confira 5 exercícios de respiração para praticar quando se sentir com ansiedade:
1- Antes de dormir
Se a ansiedade estiver atrapalhando o seu sono a respiração pode ajudar. Depois de se deitar, mantenha as mãos sobre o tórax e faça uma sequência de respiração longa sempre pelas narinas.
2- Expiração alongada
Essa prática consiste em expirar o dobro do tempo que inspirou. Ou seja, se inspirar por quatro segundos expire por oito. A eficiência se dá, pois, a inalação está relacionada com o controle do mecanismo de luta e fuga. Já a expiração está relacionada à nossa capacidade de relaxamento.
Foto: Shutterstock
3- Respiração Abdominal
Quando respiramos lentamente nosso abdômen se dilata e se contrai. Sentir esse movimento pode trazer tranquilidade e autocontrole. Quando se sentir pressionado respire fundo e apoie as mãos sobre o abdômen para perceber o movimento. Tenha atenção ao movimento. A respiração deve ser feita sempre desde o diafragma. Deve movimentar o abdômen e não o tórax. E também deve ser lenta e profunda.
Com ajuda do dedo indicador inspire com apenas uma narina e depois expire apenas por ela. Repita o processo algumas vezes até sentir-se conectado com o presente.
Inspire por quatro segundos, expire pelo mesmo tempo e dê uma pausa de quatro segundos por pelo menos quatro vezes. Isso funciona como se houvesse um quadrado respiratório com quatro segundos em cada fase da respiração.