Revista

Celebrante | Como customizar sua cerimônia

Assim como tudo no casamento, a cerimônia não tem mais regras e pode ser customizada como o casal quer. E o celebrante tem um papel primordial para ajudar a deixar tudo com a cara dos noivos. Confira como

Como você imagina a sua cerimônia de casamento? Quais são as suas expectativas, o que não pode faltar e o que não faz nenhum sentido? Essas e outras perguntas (de respostas nada óbvias) influenciam cada vez mais as escolhas para se ter uma celebração que de fato reflita a personalidade dos noivos. Em outras palavras, o mundo mudou e já se pode optar por um ritual de união sem regras tão rígidas e textos impessoais. São as suas respostas que irão direciona-la até encontrar o celebrante sob medida para seu casamento.

Organização de casamento Como escolher o celebrante

Foto: Sarah K Byrne + Dylan M Howell

Talvez você não siga uma religião específica, talvez tenha uma crença religiosa diferente do seu noivo (ou da família dele), talvez vá se casar no campo, na praia ou no próprio local da festa –e sabe que os padres católicos estão proibidos de realizar casamentos fora da Igreja. Talvez você queira economizar, sem precisar decorar com flores ou contratar outros fornecedores para dois endereços distintos.

Talvez seja o seu segundo casamento (ou o dele), talvez você irá se casar com alguém do mesmo sexo ou, simplesmente, talvez você goste da ideia de ter uma cerimônia personalizada, que expresse seu modo de ser, sua história, seus valores. E ainda consiga emocionar grande parte dos seus convidados.

Organização de casamento Como escolher o celebrante religião

Foto: Laura Goldenberger and Kayla Ramirez of Laura Goldenberger Photography

Em todas estas situações, você pode optar por um celebrante profissional, pessoa de formação diversificada e capacitada para criar e realizar uma cerimônia de casamento laica (não-religiosa), um ritual simbólico onde o amor como conceito e a história do casal estejam acima de qualquer crença pessoal. Há ainda quem opte por unir o celebrante laico ao celebrante religioso ou civil, e também quem faça cerimônias distintas em dias diferentes.

As opções são diversas. Cabe ao celebrante profissional realizar um processo de trabalho consistente e individualizado para conhecer a trajetória dos noivos, sua identidade, seus desejos; traduzindo todas as informações apuradas em um roteiro adequado e um texto único, belo e cheio de significado real para cada casal –e, portanto, para os familiares, os padrinhos e os amigos, tornando o ritual de união tão ou mais inesquecível que a festa.

Como escolher o celebrante sem religião

Foto: MorningWild Photography

Por isso, o celebrante deve ter entre suas habilidades, técnicas de entrevista, escrita e apresentação em público. Tudo para conseguir criar e compartilhar aquilo os noivos têm de único e especial, entregando uma cerimônia pessoal e diferenciada. O importante nessa escolha é encontrar alguém com quem você sinta segurança e empatia.

Vale um cuidado: peça orientação para encontrar um roteiro de cerimônia e uma simbologia para a troca de alianças que de fato represente quem você e seu futuro marido (ou esposa) são. Evite fórmulas criativas replicadas sem critério. Afinal, seu casamento merece entrar para a lista das melhores recordações da sua vida!

Como escolher o celebrante qualificado

Foto: Couple of Prague

 

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024