Aprenda tudo sobre as alianças de noivado
Todas as dicas de especialistas para você escolher as alianças de noivado perfeitas e garantir o modelo dos sonhos
Fazer um pedido de casamento emocionante requer muito romantismo e, algumas vezes, uma dose de criatividade. Esse é um momento inesquecível na vida dos noivos e marca o início do sonho a dois. Mas, antes de fazer a proposta, é comum os noivos ficarem em dúvida sobre alguns detalhes. Alianças de noivado ou solitário? Qual a diferença? É necessário comprar alianças para o noivado e outras para o casamento? Tiramos essas e outras dúvidas sobre esse momento tão especial!
As diferenças entre anel de casamento e aliança de noivado
O anel de noivado é a joia que representa o pedido de casamento, a passagem do namoro para o noivado. Ele é entregue naquela hora em que o homem se ajoelha e faz o aguardado pedido: “quer se casar comigo?”.
Barbara Guth, fundadora da joalheria Dia da Aliança, explica que, antigamente, o anel de noivado era uma representação da saúde financeira do noivo. “Por meio do objeto, o pretendente mostrava para a família da moça que seria capaz de sustentá-la”, diz. Hoje, entretanto, o significado da joia vai muito além de ser uma pedra preciosa. O anel de noivado é dado como prova de amor eterno.
Geralmente, o anel de noivado é um solitário. Esta joia possui uma única grande pedra que se destaca. “Tradicionalmente, os anéis solitários possuem a conjunção de diamantes e platina, que representam pureza, durabilidade e resistência. Tudo o que se espera de uma relação duradoura”, afirma Geraldo Carrara, learning speacialist da joalheria Tiffany&Co. A peça, porém, também pode ser feita com outras pedras, como rubi e esmeralda.
E as alianças de noivado?
Enquanto o anel de noivado simboliza o pedido oficial de casamento, as alianças de noivado representam o compromisso do noivado. É a confirmação de que o casal irá dar um novo passo no relacionamento em breve.
As mais conhecidas pelo público brasileiro, geralmente, são alianças simples e da cor dourada. A aliança de noivado prata não é recomendada para esse tipo joia de compromisso. Isso porque elas são mais usadas como alianças de namoro.
Vale destacar também que, ao contrário do anel de noivado, que é usado apenas pela mulher, as alianças devem ser utilizadas pelo casal. A joia deve ficar no dedo anelar da mão direita de ambos.
A meia-aliança
Embora no Brasil seja mais comum usar a aliança de noivado, um item tradicional da geração das vovós está voltando para moda. Chamado de aparador ou meia-aliança, é uma joia que vem dar suporte à aliança ou ao anel de noivado. É que, com o tempo, eles podem ficar mais soltinhos. Então, o aparador garante que tudo fique no lugar.
Como sua função é apenas diminuir a possibilidade de a aliança sair do dedo e acabar se perdendo, a meia-aliança é caracterizada por ser um aro de ouro mais fino. Muitas vezes, porém, pode ser cravejada por pequenos brilhantes. O diamante é a pedra mais usada nestes casos.
Segundo as informações da assessoria da H.Stern, os aparadores podem ser usados durante o noivado na mão direita, junto com a aliança de ouro. Às vésperas do casamento, ela será ajustada para ser utilizada na mão esquerda.
É importante ressaltar que, no caso da meia-aliança de brilhantes, elas devem ser compradas para o dedo de uso definitivo da noiva – o da mão esquerda. Isto porque estas alianças não podem ter o tamanho ajustado.
Alianças de noivado são a mesma do casamento?
Agora que você já sabe tudo sobre os modelos e propósitos das alianças de noivado, vem a grande pergunta: as alianças de noivado também podem ser usadas na cerimônia de casamento? De forma simples e direta, a resposta é: sim.
Os noivos não precisam se preocupar em gastar mais para ter um par exclusivo para o casamento. De acordo a assessoria da H.Ster, as alianças de noivado são usadas na mão direita antes da cerimônia, passando para a mão esquerda no dia do enlace.
Um par de alianças só deve ser adquirido para o casamento caso o noivo tenha optado em dar apenas o anel de noivado para a noiva. Isso significa que elas deverão ser compradas antes do dia do matrimônio, pois as joias são responsáveis por oficializar o compromisso.
O modelo dos sonhos
Para acertar no modelo que seguirá com vocês durante uma vida inteira, a H.Stern aconselha que o casal compre a aliança juntos. Como a surpresa fica por conta do anel de noivado e do pedido de casamento, não tem problema reservar um dia e irem juntos escolher a joia.
A aliança de noivado de ouro branco é a mais pedida nas joalherias. Já a peça com um pequeno diamante está entre as favoritas das noivas. “O diamante representa a perpetuidade. Já o ouro branco lembra a luz branca, o tom mais próximo do eterno”, explica Barbara. Entre as lojas mais procuradas, estão: Vivara, Casa das Alianças e Rommanel.
Quem quiser fugir do tradicional, entretanto, pode apostar em alianças de noivado exclusivas. No Dia da Aliança, por exemplo, os casais fabricam a própria aliança de casamento. E ainda podem usar pedras que tenham significado para os dois.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis