musicas-para-casamentos-por-religia-revista-icasei (1)

Escolher as músicas para a cerimônia é uma tarefa difícil para os noivos, mas são elas que encantam os convidados e precisam ser emocionantes! Mas antes de escolher as músicas para acompanhar a cerimônia de casamento, é essencial que os noivos verifiquem com a igreja ou templo se há alguma restrição com relação ao repertório. Isso porque alguns credos só permitem o uso de canções religiosas.

Confira abaixo quais são as músicas mais pedidas por religião:

Cerimônia Católica

Para Rita Del Chiaro, maestrina e diretora artística do Coral e Orquestra Del Chiaro, a cerimônia católica tem um rito com partes bem definidas, algumas inclusive são realizadas com missa. “Em sua maioria, as primeiras entradas usam músicas clássicas ou religiosas. A noiva, por exemplo, pode entrar com a ‘Marcha Nupcial’ e a benção das alianças com ‘Ave Maria'”, explica Rita.

musica-para-casamento-por-religia-revista-icasei (2)

Para Sidney Lima, diretor musical do Coral e Orquestra Mozart, outras músicas muito solicitadas em casamentos católicos são: ‘Nossa Senhora’ e ‘Jesus Alegria dos Homens’.  “Essas músicas são muito indicadas para o momento de benção das alianças em uma cerimônia religiosa”, lembra.

musica-para-casamento-por-religia-revista-icasei (6)

Lima conta que para os demais momentos, como entrada do noivo, cumprimentos e saídas, não é comum utilizarem músicas religiosas, a não ser que seja da vontade dos noivos.

 Cerimônia evangélica

Segundo Rita, a celebração evangélica não segue um padrão e é um pouco mais livre que a católica. Mas algumas coisas dependem da denominação a qual pertencem os noivos, Assembléia de Deus, Batista, Presbiteriana, Deus é amor, Quadrangular, etc.

musica-para-casamento-por-religia-revista-icasei (3)

Lima e Rita comentam ainda que no casamento evangélico, assim como o casamento católico, não há necessidade de tocar apenas músicas religiosas, mas no momento da benção é fundamental que ela seja cristã.

“Existe um vasto repertório para celebrações evangélicas. Dentre os artistas mais conhecidos e apreciados estão Aline Barros, Diante do Trono, Bruna Carla e Michael Smith”, cita Lima. Rita completa: “as músicas que quase nunca faltam em qualquer dessas celebrações são ‘Agnus Dei’, de Michael Smith, e canções do ministério Diante do Trono, como ‘Aclame o Senhor’”.

musica-para-casamento-por-religia-revista-icasei (5)

Casamento Espírita 

Lima explica que, neste tipo de casamento, é possível fazer um repertório com músicas New Age como “Only Time”, “O Último dos Moicanos”, “Now We are Free”, “Brave Heart”, “Titans”, entre outras músicas que remetem a cantos gregorianos.

Casamento Testemunha de Jeová

musica-para-casamento-por-religia-revista-icasei (4)

Segundo Lima, este tipo de casamento é proibido tocar qualquer tipo de música que não sejam as músicas do Hinário Testemunha de Jeová.

Casamento Ecumênico 

Para quem não é ligado a nenhuma religião, o diretor musical do Coral e Orquestra Mozart pontua que as músicas do momento da bênção das alianças são substituídas por músicas clássicas como “Canon de Pachelbel”, “Arioso”, “Aria da 4ª Corda” ou mesmo músicas populares brasileiras como “Eu Sei que Vou te Amar” e “Como É Grande o Meu Amor por Você”.

Veja também: Dicas de Músicas para a Cerimônia

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!