tendências 2016

Quem se casa este ano já está com imagens de mil inspirações para tudo em seu tablet, celular ou desktop. Pastas e mais pastas com decoração, bolos e vestidos, não é? A novidade para 2016 é que as noivas não querem simplesmente copiar o casamento real, global ou nobre de onde vieram estas imagens, mas usá-las como ponto de partida para seguir seu próprio caminho.

Os casais querem que seu casamento reflita quem eles são, que seja divertido para seus convidados e que, depois de alguns anos, não pareça datado. Nós separamos para você as principais tendências em casamento para 2016 onde você pode se inspirar para fazer de sua festa a sua versão de romance e felicidade.

tendências de casamento 2016 - revista icasei

1. Arranjo de flores do campo

Sabe aquela cara de “voltei da pradaria com uma braçada de flores campestres na mão”? Seja lá qual espécie estiver na estação e uma mistura com cara de vaso da casa da avó dá um toque vintage mas chique.

Trend Aalert | 18 tendências para casamento em 2016_revistaicasei_flores

2. Arranjos de mesa diferentes

Isso mesmo, os arranjos não têm obrigatoriedade de serem exatamente iguais em todas as mesas. Eles podem ter variações e com isso deixar a festa mais interessante e até mesmo ser tópico de conversa entre convidados. Só não vale o faux pas de levar o arranjo para casa!

3. Arranjos com frutas e ervas

Mais e mais casais estão pedindo para incluir elementos como ervas aromáticas, frutas e legumes da época  em seus arranjos florais.

4. Bebidas

Um brinde ao coquetel criativo! Bar com o drink da noiva e o drink do noivo, opções não alcoólicas com misturas interessantes, cervejas artesanais, e os novos astros: vinho e prosecco rosé.

5. O bolo

A cobertura cremosa está de volta para dar um acabamento mais orgânico junto com texturas diferentes, incluindo o 3D, para as flores. Pinceladas a mão é outra tendência versátil, e dão uma vibe boêmia e mais elegante, com o plus de combinar com o tema da festa.

6. Convites

Na era digital, as pessoas gostam de ter um toque especial exclusivo em seus convites, que demonstre a personalidade do casal. Ilustrações, pinturas, letras e monogramas, enfim, tudo o que é feito à mão, está em alta.

7. Decoração com toques metálicos

Pode não parecer, mas tons metálicos são bem versáteis. Usados sem exagero, eles podem ser elegantes, etéreos ou mesmo muito naturais – quando usados com tons pastel e nudes. Até mesmo a gastronomia está usando glitter dourado como enfeite em docinhos e coquetéis.

decor metalico,Michael Segal Photography - Decoração com tom metálico - Foto Waterhouse Photography

8. Decoração em tons pastel

As cores Rosa Quartzo e Azul Serenity não foram escolhidas em sorteio. Fazem parte de uma grande pesquisa de tendências e vontades do inconsciente geral. Tons nudes, terrosos, cremosos e pastel estão nos pensamentos das pessoas, e os decoradores sabem usar este recurso para deixar a festa com o clima que o casal quer.

9. Decoração em cores vibrantes

Em oposição aos tons mais naturais, muitos casais têm optado pelo uso de cores vibrantes em suas festas. Tons quentes como laranjas, amarelos e vermelhos harmonizam com o verão; e tons como verdes, vinho, chumbo e azul marinho, com o outono e inverno.

10. Festas durante o dia

Ainda pensando no tal do orçamento e uma celebração agradável, os casais têm optado por brunchs ou almoços ao ar livre. Este reflexo não vem só da crise econômica, mas de uma vontade de festas mais informais, naturais e românticas. Toques rústicos na decoração ajudam a criar o ambiente. Jantares mais íntimos também estão na lista de tendências.

11. Flores ton-sur-ton

Escolher entre 3 a 5 tipos de flores diferentes, mas no mesmo tom com pequenas variações de cor, para criar o efeito ombré na decoração, desde o caminho da noiva até o buquê.

12. Hors d’oeuvre com shots de bebida

Servir na mesma bandeja um aperitivo e uma bebida para acompanhar, como por exemplo mini tacos com margarita, bolinhos com cerveja artesanal, blinis de caviar com vodca ou almondegas com uma taça de Chianti. Para a sobremesa também existem opções, como torta de maçã com Moscato ou mini brownies com café expresso.

13. Iluminação

Designers de eventos estão usando luzes localizadas, de pingentes com lâmpadas nuas, lustres antigos ou modernos e candelabros, com ou sem coroas de flores para obter um brilho suave ao cair da noite. Velas em todos os tamanhos e formatos são as grandes estrelas para 2016.

14. Mini Weddings

Este ano não começou fácil para ninguém, e um budget enxuto é a principal preocupação do casal. As assessorias notaram que os noivos estão preferindo fazer uma lista de convidados menor ao sacrificar a qualidade de sua recepção e cerimônia. É preferível fazer o casamento dos sonhos para 100 pessoas do que uma festa meia boca para quinhentas.

15. A noiva

Sofisticada, com uma beleza mais natural, sem tentar demais ser uma coisa que não é, como lançou moda a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. O glamour vem dos detalhes discretos como os decotes ombro à ombro ou nas costas, tecidos fluidos, apliques em flores e maquiagem natural.

O Boho ainda está em alta e vai de encontro com a vontade de fazer festas no campo, ao ar livre ou na praia durante o dia. O buquê da vez é o cascata, com misturas de flores e muitas folhagens e ramos de trepadeiras.

16. Picolés para adultos

Picolés de bebidas alcoólicas, coquetéis ou mesmo os feitos com um suco de fruta fresca e flores comestíveis. Vale tudo para refrescar em uma noite quente de verão.

17. Vasos e folhagens

Flores não são mais obrigatórias. Arbustos em vasos, cactos, suculentas, samambaias, raminhos de lavanda e folhagens grandes não são mais complemento para dar volume à arranjos de flores. Agora são o ponto focal da decoração.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!