Vestidos de festa | Guia de modelos e 20 estilos para se inspirar
Entenda as principais diferenças entre os comprimentos longo, midi e curto para saber como escolher seus vestidos de festa ideais
Receber um convite para ir a um casamento exige das mulheres uma série de preparativos para compor um look legal. Escolher entre as diversas opções de vestidos de festa pode parecer tarefa difícil, mas basta que você conheça seu corpo e saiba priorizar seus gostos para encontrar o modelo ideal.
Veja também: Vestido de festa para grávida | Guia para convidadas e madrinhas
Como escolher o vestido de festa de casamento
Quando você estiver na loja de vestidos de festa, antes de cravar a escolha, o estilista Samuel Cirnansck destaca que é importante analisar o local no qual a cerimônia vai acontecer. Depois, é preciso refletir se a festa é mais formal, informal ou se tem alguma restrição religiosa. “É fundamental checar se há algum protocolo com relação à decote, fendas e transparências”.
Analisar a ocasião e o horário é tão importante para a composição do look quanto o conhecimento do próprio corpo. “Afinal, uma cerimônia que acontece às 11h será diferente de uma às 15h e mais ainda de uma às 21h”, destaca a estilista Maria Mendes. Segundo ela, é interessante também buscar um equilíbrio de acordo com o estilo dos noivos e as indicações do convite para não exagerar e nem ir básica demais.
Veja também: TOP 15 lojas bacanas para encontrar vestidos de festa online
Vestidos de festa longos
Os vestidos longos de festa são os queridinhos entre as convidadas. “O caimento do modelo vai depender muito de cada mulher em relação à altura, medida de busto, ao tamanho do quadril”, destaca Samuel.
Algumas moças ficam melhores com corte coluna (mais reto), outras se favorecem com os vestidos em A ou com mais tecido. O biotipo de cada uma vai definir o que cai melhor, por isso, é importante provar mais de um modelo.
Para casamentos de dia, Maria destaca que o ideal é apostar em modelagens e tecidos mais fluidos e soltos, pois as cerimônias durante o dia costumam ser ao ar livre. Já os eventos a noite pedem por vestidos de festa com tecidos mais encorpados, que trazem um ar mais elegante e sofisticado para o visual.
Vestido de festa midi
Os vestidos midi têm ganhado seu espaço nas cerimônias de casamento. O que caracteriza o modelo é que ele termina entre um palmo abaixo do joelho e a altura da canela. “Mas não é todo mundo que veste bem essa peça. As pessoas altas ou com pernas mais longas tendem a ficar melhor”, destaca Maria.
Samuel explica que isso se dá pelo fato de que esse modelo de vestido para festa precisa de um espaço legal entre o joelho e os pés para mostrar que é midi. “Mas se a moça for mais baixinha e quiser usar essa roupa, a dica é apostar em um sapato plataforma para ajudar a ganhar mais espaço e profundidade para a saia.”
Vestidos de festa curtos
Os vestidos considerados curtos são aqueles cujo comprimento fica entre um pouquinho acima e o fim dos joelhos. “Ao longo do tempo, criou-se uma norma de que casamentos pedem sempre os modelos longos, mas os vestidos de festa curtos podem ser tão elegantes quanto”, garante Maria.
Com relação ao comprimento ideal, tudo vai depender, novamente, do estilo do casamento. Samuel comenta que se o evento vai acontecer em um ambiente religioso, por exemplo, o curto no meio da coxa não é bem-vindo. Já o curto na altura do joelho super funciona em igrejas e catedrais.
Na hora de escolher o vestido de festa de pernas à mostra, Maria dá a dica: “aqui, vale apostar em um vestido de festa curto poderoso, com um bordado caprichado, mais volume, com brilho. Saia do tubinho preto e básico”.
Veja também: 50 vestidos de festa curtos incríveis para convidadas copiarem!
Vestidos de festa simples
Para quem procura vestidos de festa mais simples, o truque está no tecido, que vai te ajudar a não perder a elegância. De acordo com Samuel, fazer uma peça simples é complicado, porque exige corte e modelagem muito específicos. “Tecidos mais nobres, crepes e tecidos tecnológicos funcionam muito bem. Aqui, o curinga é escolher um tecido bom, para que a modelagem e o corte caiam bem.”
Comprar ou alugar?
Muitas convidadas podem ficar na dúvida no momento da escolha do vestido de festa: comprar ou alugar? A resposta vai depender diretamente da ocasião e do bolso de cada pessoa.
Maria comenta que o aluguel é uma opção interessante para quem quer estar sempre com um vestido diferente em cada casamento. Aqui, pode nem ser uma questão de valores, mas sim de praticidade. Alugou, usou, devolveu.
“Já a compra é uma boa opção para quem não liga de repetir os vestidos de festa. O que não tem o menor problema, inclusive”, destaca a estilista. A dica é apostar em uma peça curinga e personalizá-la com cintos, faixas na cintura, xales. Assim, vai parecer que você está sempre com um modelo novo.
A compra do vestido de festa também é interessante para que a convidada fique mais a vontade para comer e dançar muito. “Ela não vai ficar tensa, com medo de sujar a barra ou derrubar bebida no tecido. A compra pode ajudá-la a aproveitar ao máximo esse momento de alegria e diversão sem encanar o tempo todo com o modelito”, destaca Maria.
20 modelos de vestidos de festa longos, midi e curtos para você se inspirar
Foto: Chi Chi London
Veja mais fotos de vestidos de festa no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis