Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Tendências de vestido de noiva para 2023

Confira as modelagens e tecidos que estão em alta

Escolher o vestido de noiva é um dos processos mais prazerosos de quem está organizando o casamento. Afinal de contas, é o momento em que dá aquele friozinho na barriga de se imaginar no grande dia. Se você ainda não escolheu o vestido certo para caminhar até o altar, o iCasei preparou algumas dicas com algumas tendências de vestidos de noiva para 2023. Confira!

Leia também: Vestido de noiva | O guia completo para escolher o modelo dos sonhos!

Modelos de vestido de noiva para 2023

tendencias de vestido de noiva para 2023

Foto: Andressa Marinho | Ateliê Solaine Piccoli

Para a estilista Gabriela Piccoli, do ateliê Solaine Piccoli, uma das tendências de 2022 que segue bem forte em 2023 é a dos vestidos lisos. “Mas, desta vez, eles vêm com detalhes – ou na modelagem ou de flores 3D.  Estas continuam em alta para o próximo ano”, aponta Gabriela.

Cristiane Castilho, do Atelier LUIT, concorda que para 2023 mais uma vez os minimalistas estão na frente e também aponta as flores como tendência. “Há os vestidos lisos e modelagens  geométricas, acompanhados da forte presença de corsets estruturados no estilo Vitoriano com decotes quadrados e assimétricos. As rendas com motivos florais se tornam ainda mais românticas  com as flores 3D que surgiram há 4 anos e continuam também como tendência para vestidos de noiva”, pontua Cristiane

Ao mesmo tempo, segundo Gabriela, será possível ver um contraponto disso que são os vestidos com bordados e cristais. “Isso é uma coisa que nunca sai de moda. Então fica esse contraste entre os vestidos lisos e os bordados. No entanto, estes bordados não são tão tradicionais. Aquela renda mais floral, mais chantilly, sempre vai ter nas coleções, mas ela está um pouquinho mais em baixa. O que está em alta são os bordados mais geométricos, linhas mais retas, que também virão com bastante força para 2023”, explica a estilista.

Tipo de tecido

tendencias de vestido de noiva para 2023

Foto: Carol Thusek | Ateliê Solaine Piccoli

Para Gabriela, tecidos mais estruturados, como o mikado; e o crepe, que é um tecido mais maleável e fosco; têm sido bastante utilizados. “O crepe, em especial, tem sido um queridinho das noivas – todo mundo gosta tanto pelo fato de ser fosco, como pelo caimento que ele proporciona”, confirma.

Cristiane aponta que dentre os tecidos mais procurados estão os cetins italianos e franceses para modelagens mais estruturadas que permitam o caimento perfeito. Ao mesmo tempo, Cristiane revela que o tule promete altíssima procura também, com saias bem volumosas e  de várias camadas. “Vemos também para as noivas o romantismo dos tecidos coloridos com motivos florais”, explica.

Modelagens

tendencias de vestido de noiva para 2023

Foto: Bruno Franco Fotografia | Atelier Luit

A preferência mudou um pouquinho quando falamos em modelagens que serão tendência entre os vestidos de noiva 2023. Gabriela acredita que as saias godês estão dando lugar a uma saia ampla, mas um pouco mais ajustada na cintura, com mais recortes. A tendência é sempre de noivas que queiram a linha A, algo um pouco mais amplo, do que um vestido um pouco mais ajustado. “Isso é um pouco a vibe do ateliê também”, pondera Gabriela.

Leia também: Dicas para acertar na escolha do vestido de noiva evasê

“A busca por modelos com opção de sobressaias e mangas removíveis para vestidos 2 em 1 tem sido muito grande. A noiva usa a sobressaia para dar empoderamento ao seu vestido durante a cerimônia e, posteriormente, remove o volume para aproveitar a festa  com um vestido mais confortável”, afirma Cristiane.

O vestido sereia não está muito em evidência, ele fica mais de lado, segundo Gabriela. “Ele até vem, mas não com tanta força.  O que está vindo com mais força são as saias um pouco mais amplas, mas que tenham um pouco mais de modelagem na cintura e no quadril, que não seja aquela saia tão redonda”, comenta Gabriela.

Mangas

tendencias de vestido de noiva para 2023

Foto: Carlos Pasko | Ateliê Solaine Piccoli

Para Gabriela, a manga é um elemento muito particular. “Algumas noivas que estão se abrindo mais a usar mangas mais bufantes, diferentes, com detalhes. Ou até uma meia manga, que sai e depois a noiva fica com um vestido mais tomara-que-caia”, argumenta Gabriela.

Leia também: Vestido de noiva com manga: escolha o modelo ideal

Estilos de decotes

tendencias de vestido de noiva para 2023

Foto: Bruno Franco Fotografia | Atelier Luit

Dentre as tendências de vestido de noiva para 2023, o tomara-que-caia deverá ser muito usado, de acordo com Gabriela. “Os decotes retos deverão ser predominantes, mas também um decote que tenha um pouco mais de movimento, que não seja tão reto, que ele seja um pouco mais arredondado em cima. O decote coração não está tão em alta. Há também o decote em V, que nunca sai de moda e é uma tendência forte, com vestidos mais estruturados”, destaca a estilista.

Cristiane concorda: “Haverá menos decotes coração e mais decotes quadrados. Os corsets tomara-que-caia ganham cada vez mais estrutura e ousadia de transparência em meio a drapeados cada vez mais fortes”.

Retomada dos eventos x tendências de vestido de noiva para 2023

tendencias de vestido de noiva para 2023

Foto: Bruno Franco Fotografia | Atelier Luit

Na verdade, durante a pandemia, os casamentos menores eram predominantes, segundo Gabriela. “Agora, após a retomada, temos visto eventos maiores e mais suntuosos. Mas há noivas que estão entre o clean, ao mesmo tempo em que há mulheres que querem vestidos mais bordados e suntuosos. Há as noivas estão nessa pegada mais clean, mas ao mesmo tempo também há casamentos mais requintados. Após a vacinação e retomada, houve uma transição dos casamentos mais simples para os mais elaborados”, justifica.

“A pandemia de fato mudou o formato dos casamentos, deixando as noivas num primeiro momento mais tímidas e inseguras. No entanto, com o passar dos dias, as pessoas querem voltar a viver intensamente seus sonhos e ideais. Acredito que os formatos dos casamentos mudaram, mas não impediram que os sonhos de brilhar fossem esquecidos”, conclui Cristiane.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Fornecedores citados nesta matéria

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024