Tradições de casamento: conheça 10 origens e significados
Você sabe por que as noivas usam branco? Ou qual o significado das alianças? Conversamos com especialistas e descobrimos o significado das tradições do casamento. Confira
Por que as noivas usam branco? Por que os noivos usam aliança no dedo esquerdo? Você já teve esta curiosidade? Estas são tradições bem antigas e dificilmente nos perguntamos a origem. Confira abaixo a resposta para estas e outras curiosidades de casamentos:
Anel de noivado
De onde vem a tradição de pedir a mulher de casamento com um anel?
Usar alianças vem lá de trás, dos antigos egípcios: o anel – acessório sem começo e nem fim – era como os apaixonados egípcios simbolizavam o amor infinito. As alianças tinham um significado místico, pois se acreditava que uniam o casal em amor eterno. Ele também era um certificado de propriedade.
Segundo Luciana Marsicano, diretora da Tiffany & Co. fazer um pedido de casamento com anel é um costume que vem dos tempos da Idade Média.
“Desde esta época, acreditava-se que para uma união ser abençoada, era preciso que o pedido de casamento fosse feito com um anel de diamantes”, explica.
Isto por que o diamante é o símbolo dos apaixonados. Na Antiguidade, o diamante era chamado de Pedra de Venus, a Deusa do Amor e da prosperidade.
Por que usar o anel no dedo esquerdo?
Luciana conta que este costume vem desde a época da Grécia Antiga.
“Os gregos eram completamente apaixonados por diamantes e acreditavam que eram lascas de estrelas caídas do céu. Eles usavam anéis com diamantes no dedo anelar da mão esquerda, pois acreditavam que nele passava a veia do coração, associada ao amor”, destaca.
O significado das alianças
A palavra “aliança” tem origem no latim alligare, e significa compor, ligar-se a.
É um anel usado para simbolizar um compromisso e a união afetiva entre duas pessoas. Segundo o historiador João Braga, como o próprio nome diz, significa a união entre partes. Um costume que os historiadores acreditam ter nascido com os egípcios. Para eles a aliança era como uma promessa pública de honrar um compromisso ou um contrato.
Pombos para representar os noivos
Você já reparou que algumas vezes pombos são usados para representar o casamento? A escolha destes animais não é por acaso.
“O pombo é um animal monogâmico. Ou seja, a vida inteira o pombo só tem uma parceira. Por isso, passa a ideia de fidelidade. Sob a ótica da religião cristã, o pombo simboliza o Espírito Santo. Ainda há uma outra questão: o pombo tem a capacidade de enxergar 360 graus. Isso traz uma relação com o olhar divino, aquele que tudo vê”, expõe.
Por que as mulheres vestem branco no casamento?
Nem sempre o vestido de noiva foi branco – antigamente usava-se qualquer cor no dia do casamento, tendência que está voltando em pleno século XXI.
“Há 211 anos, involuntariamente, os vestidos de noiva passaram a ser brancos. Após a Revolução Francesa, quando Napoleão se tornou cônsul e foi coroado ao lado de Josefina. A coroação era feita sempre por um religioso e, neste caso, Napoleão queria que Papa fizesse a cerimônia. No entanto, ao se confessarem com o Papa, assumiram que não eram casados. O Papa sugeriu então que fizessem o casamento antes da coroação. O casal havia escolhido roupas brancas para participar da coroação, para dar ideia de alvura, limpeza e clareza. Josefina lançou moda e assim todos os vestidos de noiva da corte passaram a ser brancos. É muito comum ouvir que a Rainha Vitória que lançou esta moda, mas ela se casou 36 anos após Napoleão e Josefina. E, neste período, há muitos registros de casamentos com vestidos brancos”, conta João.
Qual é a origem da grinalda?
Segundo João, a grinalda está associada às coroas de flores. “Antigamente, a chegada da primavera era celebrada por ser uma época de esperança, em que o verão está chegando, as árvores estão se renovando e as colheitas fartas”, comenta João.
Por que as noivas usam véu?
O significado do véu tem relação com a pureza.
“Em muitas religiões, o véu é utilizado para esconder os cabelos, que são um símbolo de erotismo. O véu vem da ideia de que o pai está levando a moça à igreja para entrega-la ao noivo. E muitos casos, na entrada, o noivo levanta o véu e beija-a na testa em sinal de respeito. Quando o noivo levanta o véu para beijar a noiva quer dizer que outro véu será desvelado posteriormente. Outra crença popular é de que o tamanho do véu da noiva corresponde à sua virtude moral”, pontua.
Qual é a origem do buquê?
A origem do buquê não é nada romântica. Eles nasceram de necessidade mesmo, para disfarçar odor. Imagine a Europa na Idade Média onde as pessoas tomavam um ou dois banhos por ano. Isto mesmo, por ano. Um deles era em maio e, como regra, se casava em junho. Sim, junho era o mês da noivas, quem diria! Com isto as noivas carregavam buquês de flores para mascarar o cheiro de odor corporal.
Outra origem é que a noiva leva um ramalhete para se defender de espíritos malignos. Eles eram feitos de ervas muito fortes, especiarias e alho.
Beijo no altar
A história romana mostra que um casal estava oficialmente noivo se eles se beijassem apaixonadamente na frente de um grande grupo, que incluía a família. Na cultura cristã do velho mundo, eles viram um beijo no casamento como duas almas tornando-se um só corpo.
No entanto, podemos observar que, na sociedade romana, o beijo tinha o mesmo simbolismo de um gesto de um compromisso; como usamos um aperto de mão no final de um negócio. Assim, um noivo e uma noiva selavam o acordo (contrato de casamento) com um beijo.
Voltando para o lado religioso do início da era cristã, acreditava-se que vidro tinindo assustava o diabo. Após isso foi feito na cerimônia de casamento, o casal trocava um beijo para mostrar alegria e felicidade.
Algo novo, algo antigo, algo emprestado e algo azul
É uma tradição do período vitoriano que posteriormente migrou para os Estados Unidos e se propagou para o resto do mundo.
“O item antigo pode ser qualquer peça da mãe da noiva ou da avó, uma joia de família, um anel de formatura ou de 15 anos. Deve ser algo que já pertença ao universo da noiva. Presta homenagem a heranças familiares. Isso significa tradição, que é indispensável para manter os aspectos familiares. O item novo representa a esperança, um novo momento deste tempo vindouro, como uma forma de ver a união com otimismo. Normalmente, esta coisa nova é o próprio vestido, mas também pode vir com os acessórios. O item emprestado passa a ideia de que nós dependemos uns dos outros e que não vivemos isoladamente. Em algum momento, os noivos vão precisar de uma pessoa da família ou de um amigo. Em uma postura de humildade, você pede algo emprestado – e, se possível, de uma pessoa que seja muito feliz no casamento. Vale lembrar que o item deve ser devolvido. Já azul é uma cor que mais tem associações positivas. É a cor do infinito celeste e da profundidade do mar. É uma cor que nos acalenta e tranquiliza, além de estar bastante ligada à espiritualidade”, conclui João.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis