Fornece dicas sobre cores. tecidos e comprimentos apropriados para diversas ocasiões festivas. Sugere opções de vestidos para diferentes tipos de festas e estilos pessoais, ressaltando a importância de se sentir confortável e confiante na escolha. O post aborda a escolha do modelo de vestido ideal para festas, especialmente casamentos, desde o recebimento do convite. Destaca a importância de considerar o horário e o local do evento ao selecionar o traje adequado.
Desde a entrega do convite de casamento, as convidadas e as madrinhas começam a busca pelo modelo de vestido para festa ideal.
Isso porque um grande evento sempre requer uma roupa que atinja os padrões exigidos. Aqui, você encontra dicas para estar elegante e adequada para a ocasião.
Foto: Esther & Smith
Como escolher o vestido ideal
É importante se atentar a vários aspectos quando o assunto é encontrar o modelo de vestido para festa, como comprimento, cor e tipo de corte que vai valorizar o biotipo de cada uma.
Na hora de escolher o vestido de festa de casamento, as madrinhas, normalmente, são orientadas pela noiva, que indica cor ou corte a serem usados na ocasião.
“O ideal é optar por um modelo chique, com detalhes diferentes e um toque de sensualidade. Não é bom usar branco, off-white, ou preto, a menos que seja pedido pela noiva”, diz a assistente de estilo e gerente de produção da Acquastudio, Priscila Panariello.
Foto: Christine Clarck
Vestido de festa simples e elegante
Ressaltar a sensualidade não é um crime. Para a estilista da Dolps, Fernanda Ortiz, seja um vestido longo de festa, curto, com fenda, justo ou decotado, a regra é: escolha uma peça que faça você se sentir bem e representada com o modelo que está levando no corpo.
Segundo Fernanda, o conceito ideal é verificar quais são as recomendações de traje para se vestir adequadamente. “Hoje, a moda é muito mais democrática. Não existe essa ideia de quem tem quadril largo não pode usar tal tipo de saia, ou quem tem quadris finos tem que usar determinada calça. O mais importante é a pessoa se vestir de acordo com o evento e com algo que lhe agrade.”
Quando for comprar o modelo de vestido para festa, procure uma peça confortável. E lembre-se: há diversas opções no mercado, desde os mais elaborados aos modelos mais simples. A elegância está na individualidade de cada uma.
Foto: Brandon Kidd
Vestido de casamento curto
Na maioria das vezes, os vestidos de festa curto para casamentosão opções para as convidadas, que escolhem esses modelos pela facilidade em conseguir usá-los em outras ocasiões.
No entanto, no caso das madrinhas, algumas acabam evitando a possibilidade de adquirir a peça, já que o traje exigido normalmente é longo.
Assim, optam por alugar. De acordo com Priscila isso pode ser resolvido de outra forma. “Em nosso ateliê, quase 80% das clientes fazem o vestido para usar na ocasião já pensando no que pode ser feito para usá-lo novamente. Tirar a renda, encurtá-lo ou bordá-lo, por exemplo. Estudamos todas as opções quando começa a ser produzido o modelo original.”
Semelhante opinião tem a também estilista da Dolps, Fernanda Formigari, que aponta que a atitude de reutilização, além de útil, é benéfica. “Gostamos de enxergar os vestidos como bens preciosos que poderão ser usados diversas vezes. Customizar roupas é uma atitude muito boa tanto para exercer a criatividade quanto para a sustentabilidade.”
Foto: Laura Murray
Vestido de casamento noite e dia
Normalmente, o vestido para festa de casamento à noite são os mais procurados, já que boa parte das cerimônias ocorrem neste horário. Mas não existe uma dica única para encontrar o modelito perfeito. Para Fernanda Ortiz, o ideal é que a escolha valorize a mulher e seus traços.
“Aqui, são utilizadas peças de cores mais escuras com tons de brilho nos acessórios para dar uma iluminada, mas não é regra. O modelo pode ser esvoaçante, curto ou longo dependendo da intenção e personalidade da pessoa que o estiver vestindo”, comenta a estilista.
Já para quem irá a um casório no outro horário, o melhor é apostar no oposto. O vestido para casamento de dia para convidada e madrinha deve ser mais claro e opaco, como aponta Priscila. “Geralmente, são modelos fresh, com tecidos leves, menos brilho e em cores pastéis. Mas isso varia muito dependendo de onde será a festa.”
Foto: Jen Rodriguez
Vestido de festa coleção 2019
Vestido de festa 2018? A tendência muda com a chegada de um novo ano e há a necessidade de inovações. Se você já está com algum evento marcado e não quer usar o modelo do ano passado, se atente as dicas das especialistas.
Fernanda Ortiz ressalta que vestidos minimalistas e modelos em tecido easy fit estão fazendo muito sucesso. “Os acabamentos diferenciados estão em alta, como metalizados, glitter e lurex. Além de serem superconfortáveis, shapes simples valorizam o corpo e trazem muita elegância. Dessa forma, o toque de festa fica por conta do brilho dos materiais”, acrescenta.
Já Priscila aponta três tendências para 2019. São elas: decote ombro a ombro, que favorece somente quem não tem costas largas; corpete lingerie, favorece quem tem bustos menores; e o dress cape, vestido com capa que funciona, principalmente, para quem quer esconder os braços de forma mais leve.
Busca um modelo de vestido para festa? Confira 15 inspirações:
Foto: Needle & Thread
Foto: Urban Outfitters
Foto: BHLDN
Foto: Jenny Yoo
Foto: Sherri Hill
Foto: ASOS
Foto: Ellie Wilde
Foto: BHDLN
Foto: Chi Chi London
Foto: Jenny Yoo
Foto: Sherri Hill
Foto: ASOS
Foto: BHLDN
Foto: BHLDN
Foto: Urban Outfitters
Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest