Revista

Vestido para daminha | 10 lojas nacionais para encontrar o modelo ideal

O vestido para daminha ideal precisa ser confortável e casar com o estilo da festa. Conheça 10 marcas brasileiras que criam modelos únicos para cada ocasião

Além de ser um dia especial para os noivos, o casamento é um momento único para as meninas do cortejo. As pequenas querem se sentir como princesas nesse momento e nada melhor do que um lindo vestido para daminha para completar a experiência. Aqui, você confere dicas para encontrar o modelito ideal e lojas brasileiras especializadas em alta costura infantil.

vestido de daminha

Foto: @taylorboydphoto

Escolha do vestido para daminha ideal

O primeiro ponto a se pensar ao escolher o vestido para daminha é o conforto. “O traje não pode pinicar nem incomodar a criança”, alerta Fabiana Petroni, proprietária do ateliê que carrega seu nome. É essencial que o modelito tenha um forro na parte interna, para que nenhuma costura ou tecido possa machucá-la.

Durante a busca pelo traje, as noivas também precisam ficar atentas a modelos de vestido de daminhas de casamento que conversem com o estilo da festa. “Por exemplo, em uma cerimônia clássica, as futuras esposas costumam usar trajes cheios de bordados e pedrarias. Logo, não é uma boa ideia encomendar um modelo de algodão para a daminha, porque ela irá destoar do resto da festa”, comenta Fabiana.

Também não é necessário fazer os vestidos para daminha de casamento combinando com o da noiva. O importante é optar por trajes que sigam a mesma linha. Portanto, se for uma cerimônia mais romântico, a roupa pode ter renda ou flores. Já se a festa for mais rústica, o modelito pode ser mais fluido com um detalhe no cinto ou até ter um estampado floral.

vestido de daminha

Foto: @landersonviana

Tamanho do vestido para daminha

Uma das partes mais importantes na hora de decidir o vestido para daminha é o seu comprimento. O modelo ideal deve ser escolhido de acordo com o horário e estilo do casamento. “Se a cerimônia for de dia ou ao ar livre, os modelos mais curtos e midis são os ideais”, diz Erika Machado, proprietária do Ateliê Espaço Menina.

“Caso a cerimônia seja à noite, a melhor opção são os vestidos de daminhas modernas compridos”, destaca a Erika. Entretanto, é essencial lembrar que as roupas não podem arrastar no chão – ou isso pode comprometer a entrada das crianças na cerimônia. “Por isso, a altura ideal para um vestido de dama longo é na altura do tornozelo”, completa.

vestido de daminha

Foto: @pottersreceptions

Cores e estampas de vestido para daminha

As cores mais utilizadas no vestido para daminha são off-white e branco, que costumam harmonizar com o tom da vestimenta da noiva. Entretanto, nada impede a responsável de selecionar outra matiz para a roupa das crianças.

Para quem deseja fugir do tradicional, outras tonalidades que vão muito bem nessa ocasião são nude rosado, rosa chá e azul claro. O importante é escolher um tom que não tire a jovialidade da criança e não a deixe com muita cara de adulta.

Uma ideia interessante é fazer o vestido numa tonalidade mais neutra e ousar nos detalhes, como enfeites de cabeça ou um cintinho. Neste contexto, vale fazer uma peça que harmonize com as cores da decoração do casamento.

vestido de daminha

Foto: @fluxus_photography

Vestido para daminha de honra: comprar x alugar

Uma grande dúvida na hora de providenciar um vestido de dama de honra é qual a maior vantagem: comprar ou alugar o modelito. Como as crianças crescem muito rápido, às vezes, a melhor opção é o aluguel. Dessa forma, pode haver um barateamento do custo e a noiva consegue usar esse dinheiro extra para comprar uma joia ou lembrancinhas para daminhas e pajens.

Entretanto, para as noivas que preferem um vestido de dama de honra personalizado, a melhor opção é comprar o item. Desse modo, elas conseguirão fazer todos os ajustes possíveis e deixar o modelito do jeito que desejam. Outro ponto positivo da compra é que, após a festa, a criança pode customizar ou tingir a roupa, para utilizá-la em outras ocasiões.

Mesmo o vestido para daminha para alugar e para comprar tendo suas vantagens, a escolha irá depender do orçamento que a noiva tem para gastar com esse item. “Os valores iniciam em R$ 200 e podem ultrapassar R$ 1 mil, de acordo com as rendas e aplicações que serão feitas no traje”, revela Erika. Então, é possível encontrar um vestido para daminha barato e customizar a peça. Só é preciso de um planejamento antes.

cortejo das crianças

Foto: @romanivanov_photo

10 lojas para encontrar o vestido para daminha ideal

Para as noivas que estão em busca de lugares para alugar ou comprar um vestido para daminha, conheça 10 lojas brasileiras de alta costura para encontrar o modelito ideal.

1. La Geovanna

No mercado desde 2016, a marca conta com modelos que combinam com os mais diversos estilos de casamento, do mais clássico até o mais despojado.  Conta com peças disponíveis a pronta entrega, o que acaba facilitando a escolha da noiva pelo modelo da daminha, mas é possível fazer mudanças na cor e no modelo.

2. Pó de Arroz

A marca, que além de oferecer vestido de noiva, também conta com uma coleção de vestidos para daminhas. E é um modelo mais fofo que o outro, já que a marca trouxe para as pequenas os mais variados modelos, que misturam o contemporâneo (e despojado!) ao clássico.

3. Paola Da Vinci

Fundada em 1978, a Paola Da Vinci produz artigos para bebês e crianças, sendo que se destaca pelos vestidos de daminhas. A marca preza por excelência artesanal, qualidade de materiais, funcionalidade contemporânea e design atemporal, para criar modelitos únicos e delicados.

4. Black Tie

A dificuldade de achar um traje para festa foi o impulso para a criação da Black Tie, em 1978. A loja auxilia pessoas a encontrar as melhores vestes para festas. É uma ótima opção para quem deseja alugar ou comprar vestido para daminha que esteja ligado nas novas tendências mundiais.

vestido de daminha

Foto: @taylorboydphoto

5. D. Tonetti

A produção de vestes infantis faz parte da vida de Daniela Tonetti há mais de 25 anos. Seu primeiro contato com o mundo da moda foi durante a faculdade, quando fez cursos de produção, criatividade e estilo. Já em 1990, ela decidiu seguir essa paixão e abrir a D. Tonetti. Atualmente, sua filha Fernanda se uniu à ela para comandar a loja e trazer novidades para a confecção dos trajes para crianças..

6. Morena Andrade Atelier

Após produzir o vestido de noiva de sua irmã, em 2009, a estilista Morena Andrade descobriu seu encanto pelo setor de casamentos. O traje feito à mão com aplicações de flores em tecido fez muito sucesso e, em pouco tempo, os pedidos por novas confecções começaram a chegar. Foi então que surgiu a ideia de montar um ateliê dedicado a vestidos para noivas, madrinhas e daminhas.

7. Stephanie Cachapuz Petit

Sofisticação é a palavra-chave do Stephanie Cachapuz Couture. O ateliê de alta costura é especializado em vestidos feitos sob medidas e personalizados. A marca possui uma divisão específica para as crianças, a Stephanie Cachapuz Petit, em que a estilista cria peças únicas e estilosas para daminhas.

Foto: @morenaandradeatelier

8. Ateliê Espaço Menina

Há seis anos, Erika Machado desenvolve vestido para daminha personalizado. Entre as prioridades da marca está preparar uma peça confortável, que dê liberdade para a criança se divertir durante o seu “dia de princesa”.

9. Fiorellina

A Fiorellina é uma loja online especializada em roupas de festa e casual chique para meninas. Para quem busca modelitos únicos, essa marca é uma ótima opção. Nas peças da boutique, os clientes encontram conforto e elegância, sem perder o foco da beleza da inocência infantil.

10. Ateliê Neném de Luxo

Brilhos, pedrarias e bordados são o que não faltam nos trajes criados pelo Ateliê Neném de Luxo. Desde muito nova, a estilista Gleyciany Saraiva já confeccionava trajes infantis e decidiu abrir a sua própria boutique voltada para artigos de luxo. Os vestidos são feitos de forma artesanal e podem ser completamente personalizados para atender cada necessidade da criança.

vestido de daminha

Foto: @josevilla

Veja mais sobre daminhas no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Beatriz Ceschim

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo, Beatriz Ceschim é viciada em clássicos. Ela sonha em ter um casamento no exterior, que seja simples e elegante. Mas, para animar a festa, não pode faltar uma boa trilha sonora, regada a canções de musicais da Broadway e filmes antigos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020