Home Office x Crianças | Como flexibilizar a rotina
Conversamos com especialistas para ajudar a conciliar a rotina de trabalho com os pequenos
Antes de mais nada, organize a rotina!
Para alguns pais o home office é uma novidade e é normal que as dúvidas apareçam no meio do caminho. Por isso, Marina Sell Brik, jornalista, especialista em home office e sócia-consultora do Instituto Trabalho Portátil e do portal GoHome, revela que o primeiro passo é entender como será essa nova demanda de trabalho, tanto para você, como para o seu parceiro.
“A partir disso, é possível se dividir entre as tarefas de casa, do trabalho, as crianças, lazer e etc. Caso tenha alguma dúvida sobre o que é preciso entregar (ou quando), entre em contato com o seu gestor para acertar os detalhes. Nessas horas, comunicação clara é tudo”, revela Marina.
Outro ponto apontado por ela é que com isso definido, o casal pode criar uma planilha de horários de cada um. Vale ressaltar que é importante reservar um tempo para imprevistos, e que caso isso aconteça, e não for necessário que os dois estejam presentes para resolver, defina quem estará a cargo de cada demanda.
“Antes de tudo, é muito importante tentar ao máximo separar a rotina pessoal da profissional”, revela Marina.
Veja também: Conheça 5 exercícios de respiração para aliviar a ansiedade
Veja também: 5 receitas práticas para fazer com o seu amor!
Home office x crianças
Quem também reforça a importância de montar uma rotina para esse novo momento é a psicóloga Mariane Bernades, já que é comum no home office, criar um acúmulo de trabalho e também de funções parentais, que sem uma rotina fica difícil de conciliar. Ou seja, é muito importante contar com a divisão de tarefas entre pai e mãe, para que assim, ambos tenham tempo de se dedicarem de maneira focada por alguns momentos.
“Uma boa dica é organizar os horários do dia seguinte na noite anterior, detalhando quais serão os momentos mais importantes de foco no trabalho, reuniões e separar também os momentos de almoço, lanche, brincadeira e atenção com as crianças”, revela Mariane.
Uma outra dica que Mariane também dá para os pais é: montem uma estação de trabalho e troquem de roupa, isso acaba criando uma conexão visual com trabalho, e torna mais fácil o entendimento das crianças sobre o momento.
Respeite a rotina dos pequenos
No caso de crianças mais novas e bebês, Mariane avisa: é preciso respeitar os horários de mamada e soneca, assim evita deixar a criança irritada. No caso de crianças maiores, é importante explicar com será o dia.
“Caso a escola tenha enviado tarefas para a quarentena, aproveite para criar um momento de foco em família, cada um em seu trabalho. As crianças vão adorar pensar que estão fazendo “como a mamãe e o papai”, revela a psicóloga.
É importante ter em mente que essas mudanças impactam tanto os adultos quanto as crianças, já que tudo acaba mudando: horários, tarefas…. Mariane pontua que, se antes os pequenos gastavam toda sua energia na escola, com os amigos, ou brincando na rua, agora eles também possuem uma limitação de espaço que não permite os mesmo hábitos.
“As crianças neste período podem ficar mais irritadas, buscando maior atenção dos pais, e é importante que a gente entenda e acolha todo esse sentimento. Se pra nós adultos é difícil, imagina para eles que tem menor maturidade emocional. Então tenha paciência, dê muito carinho, e lembre-se que quanto mais tranquilos vocês estiverem neste momento, mais tranquilos seus filhos ficarão”, ressalta Mariane.
Pense em atividades para as crianças
É importante que durante o período que os pais estejam trabalhando, as crianças tenham algo com o que se ocupar, principalmente durante o momento que os pais precisam participar de uma reunião ou focar em alguma demanda.
Por isso, Mariane separou algumas dicas de como as crianças podem se entreter por um período mais longo:
– Brincadeiras de pintura
– Quebra-cabeça
– Desenhar
– Jogos de tabuleiro
Claro que nesses momentos a TV, celular e tablets podem ser grandes aliados, mas Mariane faz um alerta sobre o uso excessivo desses aparelhos:
“Lembre-se que existem muitos estudos que mostram que deixar a criança exposta por muito tempo às telas causa grande prejuízo. Muitos Instagrams e sites estão disponibilizando materiais para brincadeiras, e fazendo momentos de contação de histórias. Abuse dessas alternativas para te ajudar”, finaliza a psicóloga.
Aqui, Marina e Mariane dão algumas dicas para ajudar na hora de criar sua rotina de home office! Veja abaixo:
1- Escolha um local específico para o trabalho: de preferência o mais longe possível do agito da casa. Pode ser um cantinho no quarto, na sala, embaixo da escada. O importante é deixar este espaço limitado e avisar todos na casa que só você pode mexer ali.
2 – Converse com todos na casa sobre o fato de você estar fazendo home office: avise que apesar de estar ali presente, não está disponível. Dependendo da idade dos filhos, vale trabalhar com alguma forma de sinalização, que pode ser o uso do crachá, um post-it no notebook ou na cadeira. Aqui vale ser pensado em conjunto, e uma vez naquele “modo”, você pode brincar, resolver brigas, cozinhar…
3 – Vista-se para trabalhar: não precisa ser algo elaborado ou muito chique, mas é válido tirar o pijama para no modo “trabalho”. Isso ajuda a produzir melhor, a estar pronto para algum call de última hora e impacta até na auto-estima.
4 – Na noite anterior, separe um tempo para pensar na agenda do próximo dia: veja quais são as suas atividades de trabalho, de casa, divida as tarefas, converse com as crianças e explique como será a rotina no dia seguinte.
5 – Se precisar, acorde mais cedo que seus filhos: assim é possível organizar a rotina e talvez adiantar algum trabalho pendente.
6 – Faça pausas para dedicar maior atenção à criança e respeite os momentos de alimentação e sonecas.: isso a fará buscar menos você nos outros momentos.
7 – Divida as tarefas e brincadeiras: é importante dividir isso com o (a) parceiro (a) e também com os pequenos, quando eles já podem ajudar. E lembre-se: mantenha a calma! Não tem necessidade de dar conta de tudo o tempo todo.
8 – Uma vez encerrada sua jornada de trabalho, esteja presente para a sua família: este é o combinado que delimita a vida pessoal da profissional. Tente estar 100% presente durante o período dedicado a cada uma dessas partes. Mas, tenha em mente que ter jogo de cintura e flexibilidade é preciso.
Veja mais no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis