Gravatas para padrinhos | Dicas para padronizar o visual no altar
Combinar as gravatas para padrinhos é uma ótima ideia para destacar os amigos especiais dos outros convidados do casamento
Os padrinhos têm uma posição de destaque no casamento. Eles vão estar em evidência na cerimônia e aparecerão bastante nas fotos. Justamente por isso é importante que estejam bem vestidos, à altura dos noivos. Aliás, para diferenciá-los dos demais convidados, vale a pena combinar um detalhe sutil: as gravatas para padrinhos.
Por que padronizar as gravatas para padrinhos?
A ideia de padronizar as gravatas dos padrinhos é uma boa saída por conta de três fatores. “O visual ficará mais bacana na foto, irá diferenciá-los dos outros convidados, e os noivos não correrão o risco de ter surpresas desagradáveis no altar”, diz a consultora de imagem Deborah Cattani.
Para encontrar a harmonia perfeita, é possível seguir alguns caminhos. O mais utilizado é coordenar o acessório com o do noivo. “Podem ser usadas cores monocromáticas, coordenando tons próximos, como gravatas para padrinhos verdes e azul para o noivo. Ou tonalidades opostas, que fazem contraste, como uma cor quente e outra fria, azul e vermelho, por exemplo”, explica Mariana Rodrigues, analista de marketing da loja O Francês Gravataria.
A outra ideia é combinar o visual dos padrinhos com o look das madrinhas. “Se elas tiverem uma paleta específica, a gravata pode ser próxima, não precisa ser igual. Agora, se os vestidos não forem padronizados, os padrinhos podem trazer gravatas em tons neutros para que a escolha não fique muito destoante entre eles”, ressalta a especialista.
A gravata ideal
As dicas para a combinação perfeita das gravatas para padrinhos também envolvem horário, local e estilo da cerimônia. Isso porque existem tecidos e acabamentos que casam melhor com determinados estilos – basta pensar que não tem sentido usar gravatas para padrinhos pretas em uma festa durante o dia, não é mesmo?
-
Tecido
As cerimônias diurnas não pedem tanto brilho. “Gravatas em lã ou linho têm o acabamento mais rústico, ideal para casamentos na natureza”, aponta Mariana. Caso a festa seja na praia, vale usar um modelo em algodão – isso se o noivo não acabar optando por abolir o acessório.
Para casamentos noturnos, o ideal é procurar por tecidos mais acetinados e brilhantes. Materiais como seda e jacquard são boas pedidas.
-
Cor
Quando o assunto é cor, os tons mais escuros e intensos funcionam melhor para eventos noturnos. Já as tonalidades alegres e pastéis têm tudo a ver com casamentos de dia.
O estilo da cerimônia também tem sua influência. “Casamentos mais tradicionais pedem por cores clássicas, como prata e off-white. Nas festas mais modernas e descontraídas, tons românticos, como gravatas para padrinhos em rosé ou vinho, acabam prevalecendo”, destaca Mariana.
Para quem quer seguir as tendências, Deborah ressalta que o azul está em alta. O legal é que a cor é bem flexível, permitindo escolher desde gravatas para padrinhos em azul Tiffany até gravatas para padrinhos em azul marinho.
Outra tonalidade da moda é a Living Coral, cor do ano 2019 eleita pela Pantone. “Dentro deste contexto, tons mais vivos, entre o vermelho e o laranja, estão prevalecendo”, diz a especialista da loja O Francês Gravataria.
Orientar ou presentear?
Quer apostar em uma cor específica, como gravatas para padrinhos em marsala, e está com medo de não acertarem na hora da compra? Fique tranquilo! Os noivos podem seguir duas linhas para garantir um altar padronizado.
Uma delas é confeccionar um manual dos padrinhos. Na prática, é um guia de estilo que traz todas as orientações em relação ao traje e ao evento. Aqui, é possível inserir fotos com exemplos da gravata que vocês querem e até a cor ou paleta adotada.
Outra forma é entregar a gravata junto ao convite para padrinhos de casamento, como um presente. “É um jeito mais sutil de padronizar o visual dos amigos – e vocês ainda mostram a importância da participação deles no Grande Dia”, afirma Mariana.
Combinar pais e pajens
Pais e pajens se destacam na cerimônia juntamente com os padrinhos. E como todos vão estar no altar, é importante que exista um estilo definido entre eles para criar um cenário harmônico.
“Costumo sugerir que a gravata dos pajens seja do mesmo tecido que a dos padrinhos, não necessariamente o mesmo modelo. Já o acessório usado pelos pais deve se diferenciar dos padrinhos, mas é interessante estar na mesma gama de cores”, indica Deborah.
Só não vale usar cor e tecido iguais ao noivo. Lembre-se: ele divide os holofotes com a noiva e sempre deve se destacar no altar.
Veja mais inspirações para os padrinhos de casamento no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis