Dicas para organizar a casa nova e curtir a lua de mel
Profissionais dão dicas para organizar a casa nova e curtir a sua lua de mel sem preocupações.
Mais do que uma cerimônia, o casamento é a decisão que vai mudar a sua vida e toda a sua rotina. E quando falamos isso, pensamos também na mudança que vem junto, aquela com malas e caixas. É preciso pensar por dois. É necessário conversar e conseguir se ajustar para que tudo seja feito com harmonia e tranquilidade.
Afinal, este deve ser um momento para curtirem juntos. Mas é tanta coisa, não é mesmo? Por onde começar? Já pensou sair em lua de mel e ainda ter um monte de coisa pra resolver quando voltar? Chegar em casa e não saber onde estão os jogos de cama? Para ajudar vocês, conversamos com organizadoras profissionais e separamos ficar para organizar a casa nova e curtir a sua lua de mel sem preocupações.
Veja também: Casa nova | Como organizar cada ambiente e torná-los ainda mais funcionais para o dia a dia
Por onde começar?
Antes de qualquer coisa é preciso pensar no casal. Todas as escolhas devem atender as expectativas de ambos. Todos os pertences devem ser acomodados de maneira democrática para, assim, organizar a casa nova.
“É preciso decidir em conjunto a vontade e desejos de cada um, a fim de chegar em um acordo em relação ao gosto da decoração, espaços divididos para cada um no guarda-roupas e áreas dedicadas aos hobbies de cada um, como video game e área de estudo, por exemplo”, explica a personal organizer Simone Serrano, da Organizzarte.
Para a casa funcionar
Imóvel escolhido, espaços separados, mas como começamos em definitivo? Vamos pelo básico: a prioridade na mudança deve ser os itens de primeira necessidade para a casa funcionar, por exemplo, eletrodomésticos, móveis básicos – como cama e armários – e utensílios de uso cotidiano.
Mas não se esqueça das instalações. Não adianta ter todos os móveis e roupas, se não houver energia e água, por exemplo. Então certifiquem-se dos seguintes itens:
Abra espaço para o novo
“Descarte tudo o que não usa mais, está quebrado e não tem serventia”, é o que aconselha a personal organizer Cora Fernandes.
E se você vai receber a outra pessoa, é preciso abrir espaço para a sua chegada.
Primeira consultora do método KonMari no Brasil, Marilia Calandrino trabalha um estilo de organização que tem como base o bem estar. “É um estilo de vida, em que você escolhe o que te faz feliz”, explica. Assim, nesse processo de desapego, cada um faz escolhas de acordo com o que lhes traz alegria. “Você não vai escolher o que descartar e sim o que manter. Apenas o que te represente fica, todo o restante deve ser desapegado, com gratidão.”
Dicas para organizar a casa nova
Casa escolhida, gostos alinhados, instalações feitas, espaços liberados, agora chegou a hora de organizar a casa nova.
Uma forma é trabalhar com base nos ambientes já pré-determinados lá no começo. Dessa forma você identifica o que há dentro de cada caixa e em que ambiente ela deve ficar.
Já pelo método KonMari a organização é feita por categorias, não ambientes. São cinco:
-Roupas;
– Livros;
– Papéis;
– Komono (itens diversos);
– Itens de valor sentimental.
“A ordem da organização é importante para que você vá se aperfeiçoando à técnica, começando pela categoria mais fácil (roupas). Dessa forma, ao chegar nos itens de valor sentimental, você já estará apta para decidir o que quer manter”, esclarece Marilia.
Presentes: o que fica e onde fica?
Faça uma lista. Conforme for recebendo os presente, liste tudo.
Um gesto de delicadeza por parte dos noivos é mandar uma cartão de agradecimento aos convidado pelo referido presente. “Ele faz toda diferença para o convidado e pode ser enviado até um mês após o casamento”, afirma Simone Serrano.
Não se preocupe em trocar o presente, caso seja repetido ou não seja útil para o casal.
“A função de um presente se cumpre no momento em que a pessoa te entrega e você recebe. Ela te deu um presente porque quer mostrar apreço, amizade, carinho. E você recebe com gratidão”, explica Marilia, com base no conceito do KonMari. “Não precisa guardar um presente porque alguém deu. A pessoa te deu com carinho e você recebeu com gratidão. Vai ficar na sua casa as coisas que você realmente gosta, que te trazem alegria.”
Marilia também sugere que o casal não guarde presentes esperando para que sejam usados em ocasiões especiais. “Use as suas melhores coisas no dia a dia. Devemos ser agradecidos por cada momento, não aguardar por uma ocasião especial.”
Organizar a casa nova antes da lua de mel
“Na hora de desfazer malas, uma boa organização vai ajudar muito, pois as roupas já têm endereço”, é o que reforça Cora.
Uma nova rotina
Quando voltar da lua de mel é importante traçar uma rotina para ajudar o casal a organizar a casa nova. Confira as dicas da Simone Serrano para começar esse processo sem estresse para o casal:
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