Seu site de casamento merece ser iCasei

Mais de 200 layouts disponíveis! 🎨

Teste teste

Teste 🎨

Seu site de casamento merece ser iCasei 🎨
Mais de 200 layouts disponíveis!
 

Principais tópicos

Dama de Honra: Como Preparar as Pequenas para o Casamento

Principais tópicos

Seu site de casamento merece ser iCasei

Mais de 200 layouts disponíveis! 🎨

Resumo feito por AiCasei ✨

O post discute como preparar as damas de honra infantis para um casamento. destacando como a inocência das crianças combinada com vestidos de princesa embeleza a cerimônia. O texto também aborda a importância de ensinar as crianças sobre seus papéis e responsabilidades durante o evento, promovendo uma experiência positiva para elas. Além disso, ressalta a necessidade de manter a comunicação aberta com as famílias das damas de honra para garantir uma colaboração eficaz. São fornecidas dicas sobre como escolher os vestidos adequados, considerando o conforto e a preferência das pequenas participantes.

A dama de honra embeleza qualquer cerimônia. Isso porque a ingenuidade da criança misturada ao vestido de princesa, faz com que a ocasião ganhe uma pitada a mais de doçura.

Embora não seja necessário muito esforço para que elas roubem a cena e protagonizem os momentos mais fofos do casamento, é importante dar atenção à produção. Vestido, sapato e penteado, além de lindos, devem ser bem confortáveis para aguentar tanta energia.

Foto: Unsplash (Jodie O’Connor)

Como preparar a daminha

Momentos de fofura e gargalhadas estão quase sempre presentes em casamentos durante a entrada das crianças. Sair correndo para o altar, esquecer de jogar as pétalas de rosas, se dispersar durante a caminhada até os noivos ou até mesmo travar e se recusar a entrar, são situações corriqueiras do Grande Dia.

Por se tratar de crianças, é difícil prever a reação que cada uma vai ter na hora de participar da cerimônia. Para evitar essas situações, porém, é importante ensaiar com as pequenas. Principalmente se elas não se conhecem.

“Procure envolver a daminha ainda no período de preparação. Leve-a para participar da escolha do vestido, do sapato, do penteado e da maquiagem. Explique a importância do papel dela na cerimônia”, revela a consultora especialista em imagem e estilo Eliz Lima.

Foto: Jason Markharris
Foto: Jason Markharris / Reprodução

O vestido ideal

Em um casamento todas as partes se conversam. A escolha do local, a decoração, o estilo de festa e outros fatores são complementares para definir cada passo da cerimônia. Com a roupa isso não é diferente. A harmonia das peças são fundamentais para tudo estar em equilíbrio.

Na hora de preparar as meninas, o vestido das daminhas deve ser bem analisado. Além de combinar com o casório, ele deve ser confortável, levando em consideração a mobilidade.

“Quando o assunto é dama de honra, o vestido deve ter um comprimento até o limite que mostre o sapato para dar mais mobilidade para a criança”, indica a consultora de imagem e estilo Bia Paes de Barros, que ressalta ser importante manter o ar infantil.

Semelhante opinião tem a CEO da JB academy, Juliana Bacellar, que informa que, além do tamanho, o tecido é primordial para o conforto. “Aposte em modelos mais simples e de acordo com a idade de cada uma. O intuito do evento é manter a essência da criança.”

Foto: Unsplash (Raul De Los Santos)

Sapatinhos para crianças

Tirando a parte da cerimônia, as crianças gostam de brincar no restante do tempo. Mas ficar andando de um lado para o outro de salto, mesmo que pequeno, não é muito confortável. Se até algumas madrinhas optam pelo estilo baixo, para as crianças não seria diferente.

“Independentemente do modelo do vestido, saltinho não é uma boa alternativa. Isso mesmo se for uma criança um pouco mais velha. Ela deve estar com um sapato confortável, já que não está utilizando uma roupa usual”, aponta Bia, que indica a sapatilha como opção.

Para Eliz, os saltos não devem passar de 3 cm e é importante estimular a criança a utilizar o modelo antes do casamento para que ela se adapte. “Modelos coloridos costumam ser uma ótima alternativa, já que trazem aquele ponto de cor e brilho, em contraponto ao neutro do branco.”

Foto: Shutterstock (Cavan-Images)

Qual o melhor penteado?

Não existe um regra sobre que tipo de penteado para daminha de casamento é o ideal, mas existem opções para variar no estilo. Pode ser um cabelo solto com cachos, uma trança, um estilo semi preso ou até mesmo um coque.

Além disso, é possível utilizar alguns acessórios que vão deixar o look da dama de honra ainda mais fofo! Após a definição do penteado, é possível escolher entre: laços, coroas, tiaras e muitos outros. Essas peças são fáceis de serem encontradas.

Veja também: Coroa de daminha: 25 modelos para se inspirar

Foto: Shutterstock (Megan Betteridge)

“Explore o uso de flores e guirlandas em ambientes abertos, uma vez que imprimem romantismo e leveza. Já a tiara, os laços e arranjos são mais usados em lugares fechados, devido a delicadeza”, informa Eliz.

Na hora de montar o acessório, é importante levar em consideração o tamanho da criança para que ele fique proporcional. Nem muito pequeno, nem muito extravagante.

Veja também: 10 estilos de coroa de flores para daminhas de casamento

Foto: Shutterstock (AS photo family)

Maquiagem para criança: sim ou não?

Independentemente de ser um evento à luz do dia ou noturno, a maquiagem para criança deve ser clara, diferentemente das mulheres que mesclam de acordo com o horário. Também é importante não forçar os traços ou ressaltar alguma coisa.

Para Bia, investir em simplicidade é uma boa opção para não exagerar na mão e errar na hora de montar a dama de honra. “O melhor jeito é fazer o mais natural possível, respeitando o lado criança de cada uma.”

Foto: Unsplash (mouad bouallayel)

Damas de honra, pajens e floristas: como harmonizar os looks?

Dama de honra e pajem não são um problema na hora de combinar a roupa. Neutralizar as cores para ficarem no mesmo estilo é uma boa pedida para deixar tudo com o mesmo ar. Por exemplo, se o vestido da daminha tiver detalhes rosas, vale optar por camisas, suspensórios ou até mesmo gravatas no mesmo tom.

No caso das floristas e das daminhas, combinar os vestidos é uma opção positiva para as noivas. “Essa é a tradição e o contexto da dama de honra”, aponta Juliana. Além disso, padronizar os looks pode ser uma solução caso aconteça algum imprevisto e alguma criança se recuse a entrar.

Foto: Shutterstock (AxelRudi)

Pagamento do vestido

Na hora de custear os valores do vestido, não existe uma regra. O que reina é o bom senso entre as partes envolvidas. Mas tudo deve ser acordado no início, quando o convite for feito.

Em algumas situações as noivas bancam tudo. Em outras, os pais da dama de honra pagam. Porém, nada que seja um problema sem solução. Dividir os valores, por exemplo, é uma boa saída.

Foto: Shutterstock (Andreshkova Nastya)

Veja mais inspirações para dama de honra no nosso perfil no Pinterest

</>

Seu site de casamento merece ser iCasei

Mais de 200 layouts disponíveis! 🎨

Confira também

Compartilhe o post

WhatsApp

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta 🚀