Como diminuir a lista de convidados do casamento em 9 passos
Reunimos as melhores dicas para te ajudar a como diminuir a lista de convidados do seu casamento — um dos momentos mais difíceis e delicados do planejamento para o grande dia
Querida leitora, seu casamento vai ser incrível. Mas a gente sente em te informar que dores de cabeça em relação à lista de convidados quase sempre fazem parte do pacote.
Isso porque é pela lista de convidados que se define o orçamento (principalmente!), o espaço onde vai acontecer a festa, o estilo do evento (mais intimista, por exemplo), as diferenças no círculo social da noiva e do noivo e por aí vai.
Mas acredite: dá para montar uma lista enxuta e, o melhor, sem sentimento de culpa. “O grande referencial é o budget, mas sempre tenha como premissa chamar apenas pessoas importantes para você hoje”, diz a assessora de eventos Márcia Fasano.
Desse modo, abaixo separamos 9 dicas essenciais que vão te ajudar a como diminuir a lista de convidados da sua festa de casamento. Preparada? Boa leitura!
O que considerar na hora de planejar a lista de convidados de um casamento?
Planejar a lista de convidados do casamento é um momento complicado, pois envolve convidar ou não família, amigos e colegas de trabalho, por exemplo.
Além disso, deve-se levar em consideração que são duas pessoas que têm, às vezes, prioridades diferentes. Ou seja, podem rolar alguns atritos na hora de diminuir a lista.
Segundo a assessora de eventos Márcia Fasano, é necessário excluir colegas de colégio e faculdade que você perdeu o contato e até parentes próximos com os quais você não convive ou não tem afinidade.
Preocupada com a reação da sua avó ao excluir aquele primo que você nem sabe por onde anda? “Explique de maneira delicada as restrições quanto ao orçamento e ao porte da festa e reforce a importância da presença dela”, sugere Márcia.
Nesse mesmo sentido, para fazer a distribuição de convites entre pais e sogros, a assessora recomenda cerca de 20% para cada lado: “Costuma ser justo e suficiente”, afirma.
Porém, um detalhe importante: a divisão de convites deve ser independente de quem vai pagar o casamento. Pois há casos em que a família que paga a festa, acredita ter direito a convidar quem eles quiserem — e não funciona assim.
Caso isso aconteça, uma boa pergunta a se fazer é “essa pessoa frequenta minha casa?”. Quando a resposta for não, eis um possível candidato a ficar de fora da festa.
Desse modo, ao planejar a lista é necessário elencar todas as pessoas do convívio do casal e posteriormente ir riscando quem não é tão próximo.
Assim, fica mais fácil fechar a lista de convidados e resolver outras questões como orçamento final, local da festa, quantidade de comida e bebida e outros.
9 dicas de como diminuir lista de convidados
Ao montar a lista, sempre tenha em mente que cada convidado a mais incide diretamente no custo final da festa. Parece óbvio, mas cerca de 40% dos gastos na celebração dependem do número de pessoas, pois estão relacionados à alimentação – incluindo buffet, bebidas e doces.
Desse modo, antes de ter dó de cortar pessoas da lista, pense no orçamento final e veja se você tem condições de arcar com o investimento.
Para te ajudar nessa tarefa difícil, abaixo separamos as principais dicas para diminuir sua lista de casamento e curtir esse momento único com quem é realmente especial.
Confira!
1. Família
Para Márcia Fasano, o grau de parentesco não deveria ser fator determinante. “Atenha-se a tios e primos próximos e não se sinta no dever de chamar pessoas com quem você não mantém contato. Aliás, lembre-se que você não deve chamar ninguém por obrigação”, diz.
Ou seja, convide apenas os parentes mais próximos e que você faça questão. Por exemplo, sabe aquele primo de 3º grau que você viu quando criança e nem lembra o nome? Ele não precisa ser convidado.
Agora, se você tem convívio com esse primo de 3º grau e os de 2º ou 1º você quase nunca vê, esses podem sair da lista.
Nesses casos, o que conta é a intimidade e não o parentesco.
2. Crianças
Posso não convidar crianças para o casamento? Essa é a dúvida de muitos casais, pois os pais costumam se sentirem profundamente ofendidos se os pequenos não são convidados. Por isso, nessa hora, vale a sensibilidade dos noivos.
“O indicado é estender o convite a todos que moram na mesma casa”, diz Márcia. Entretanto, isso, muitas vezes, exclui filhos maiores de idade (e seus namorados) e os já casados. Se existirem muitos casos assim, não tenha culpa ao adotar o “Convidado e Sra.” no convite.
Agora, caso os noivos decidam convidar as crianças e nas famílias há muitas, o recomendado é contratar brinquedos ou serviço de recreação, para entretê-las.
Em contrapartida, se o casal preferir não convidar os pequenos, assuma a decisão e pronto.
3. Chefes e colegas de trabalho
Segundo a assessora, a regra aplicada aos colegas de trabalho deveria ser a mesma, não importa o cargo: convidar apenas os amigos dentro e fora da empresa, que conhecem a sua casa e a sua vida pessoal.
Agora, quanto ao chefe, se vocês não tiverem qualquer relação fora do trabalho, não é preciso pensar duas vezes. “Em muitos casos, ele vai achar que você convidou por obrigação e ainda se sentirá no dever de ir ou dar um bom presente”, completa Márcia.
Ou seja, não é necessário convidar o chefe, quando não se é amigo dele/dela. E o mesmo vale para colegas de trabalho, se eles não forem do seu convívio mais íntimo, não tem porque colocá-los na lista de convidados.
4. Amigos pouco em comum
Sabe aquele amigo do seu noivo que você não suporta desde o início do namoro? Ou aquela tia dele que simplesmente não te cumprimenta? O ideal é conversar caso a caso sobre esses convidados com seu parceiro e estar pronta para ceder. Afinal, existe uma diferença entre “não ter afinidade” e “detestar”.
E pode ser que essas pessoas sejam importantes para o seu companheiro, então tente abrir concessões.Mas não se sinta culpada em deixar de fora quem vai ser motivo de mal estar neste dia tão especial.
5. Amigos de longa data
Sabe aquele amigo que já foi muito próximo? Ou aquela amiga da adolescência que não saia da sua casa? Bom, se vocês não se falam hoje em dia e não mantêm uma amizade atual, não faz sentido convidá-los.
Mesmo que vocês se sigam no Instagram e curtam algumas fotos, o casamento é pra ser compartilhado com quem você tem intimidade hoje e não quem te conheceu anos atrás e deixou o tempo afastar vocês.
6. Acompanhantes
Os acompanhantes devem ser considerados na lista de casamento? Eis a questão; pois, quando amigos e familiares estão em um relacionamento, o recomendado é considerar o convite do casal.
Agora, entre os convidados solteiros, é elegante enviar um convite a mais para um acompanhante – o famoso plus one. “Mas a regra só vale para quem não se entrosa com nenhuma turma presente. Economize o convite extra, também, para aquele amigo que troca de namorada toda semana”, diz Márcia.
7. Vizinhos
É normal as pessoas manterem relacionamentos com seus vizinhos, por isso, se você é esse tipo de pessoa, convide os vizinhos para seu casamento.
Já aquele vizinho de corredor, que você só fala oi e tchau, esse não precisa fazer parte da lista.
Ah, vale lembrar que, se seus pais ou sogros quiserem convidar os vizinhos deles, porque eles te viram crescer, corte na hora. Se você não tem intimidade com eles, não faz sentido chamá-los.
8. Conhecidos dos pais
Como falamos acima, vai surgir uma conversa para convidar os conhecidos dos pais. Pode ser um vizinho, um amigo ou até mesmo familiares que você nunca viu.
Nesses casos, se o conhecido não é próximo a você, nada de convite. Explique aos seus pais os valores no orçamento e deixe claro que não dá para fazer inclusões de pessoas que você nem seu parceiro conhecem. Nessas horas é preciso ser firme diante da decisão de diminuir a lista de convidados.
9. Em último caso, considere um destination wedding
Casar em outra cidade ou país é o sonho de muitos casais. Mas também vale considerar a ideia se você simplesmente não consegue enxugar mais a lista de convidados.
“Nesse caso, a proposta bem mais intimista, e que exige uma logística maior, faz com que o círculo social dos noivos seja compreensivo”, diz Márcia, especializada em destination wedding na Itália.
Desse modo, se esse for seu sonho, aproveite a deixa e faça seu casamento do jeito que você imaginou apenas com os mais próximos.
Dica-bônus: manual do convidado
Na hora de montar a lista final do casamento, o bom senso por parte do convidado também pode ajudar bastante. Ou seja, se você recebeu um convite, tente respeitar o que está indicado nele.
Isso quer dizer que, quando apenas o casal foi convidado, evite perguntar sobre filhos na confirmação de presença ou para os noivos. O mesmo vale para acompanhantes, se isso não estiver expresso no convite (ou em forma de convitinhos) quer dizer que nem todos foram convidados para a festa.
Infográfico: como diminuir a lista de convidados?
Pegou as dicas, mas ainda está com o coração na mão para cortar algumas pessoas da sua lista de convidados? Então, veja de forma prática o infográfico que preparamos para te ajudar nessa hora.
Portanto, de duas uma: ou você diminui a lista de convidados e compartilha esse momento com quem você ama e gosta ou você custeia as regalias da sua família e amigos.
E, nesses casos, não tem certo ou errado. Mas, é importante pensar nos orçamentos e quantidades antes que falte algo no dia mais importante da sua vida! Gostou do conteúdo? Clique aqui e confira os benefícios de usar o site de casamento do iCasei!
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis
Achei perfeita a explicação , me esclareceu muitas dúvidas, porque quero fazer a festa pra 200 pessoas, porém a lista deu 300, estou perdendo o sono com esta lista.
Agora com estas informações me ajudou a clarear minha mente obrigada.