Recent discussions have sparked interest in the possibility of conducting civil weddings via video conferencing. This new concept has generated curiosity and questions among many individuals. The idea of virtual ceremonies has gained attention in light of current circumstances. People are exploring the feasibility and legality of getting married remotely. The concept of virtual civil weddings is a topic of growing interest and discussion.
Nos últimos dias, fomos tomados de informações sobre a possibilidade da realização do casamento civil por videoconferência. A notícia pegou muitos noivos de surpresa e, além disso, reacendeu a expectativa que andava em baixa por conta do isolamento social.
Pode parecer improvável, mas a boa notícia é que muitos serviços têm se reinventado, principalmente no mercado de casamentos. Dessa forma, os casais não ficam desamparados mesmo em tempos de pandemia.
Apesar do adiamento das grandes celebrações, muitos noivos optaram por manter a data original da oficialização da união no civil. Por isso, levaram a sério a ideia do casamento virtual. Na prática, os noivos comparecem ao cartório para assinar a papelada junto com duas testemunhas e, em seguida, transmitem tudo ao vivo para familiares e amigos. Veja um passo a passo para realizar o seu!
Assim, ninguém fica de fora da comemoração e da maior emoção: a oficialização da união tão esperada e planejada do casal. Aqui no Brasil, porém, alguns cartórios foram além e passaram a realizar tudo online. Ou seja, o casal nem precisa ir até o local.
Marília Morato e Renan Nóbrega em Recife / via g1.globo.com
Casamento civil por videoconferência – é possível?
Ainda em fase de testes, a alternativa foi lançada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) no dia 15 deste mês, pela Portaria 6.405. O projeto é piloto em Belo Horizonte e, por enquanto, começou a caminhar em dois cartórios: Ofício de Registro Civil com Atribuição Notarial do Barreiro e o Ofício de Registro Civil com Atribuição Notarial de Venda Nova.
O projeto contempla que qualquer atividade cartorária seja possível de ser realizada inteiramente online. O casamento, então, seria celebrado oficialmente com todo o respaldo legal. Portanto, mesmo à distância, a união teria validade.
Quais estados permitem o casamento civil por videoconferência?
Minas não fica sozinho na lista dos estados que já realizam o casamento virtual. Além dele, outros já permitem, como:
Pernambuco Alagoas Sergipe Santa Catarina Paraíba São Paulo
Videoconferência de casamento realizado em Nova York
Como faço se o meu cartório não realiza tudo online?
Bom, nada impede que os noivos compareçam ao cartório para a oficialização civil e transmitam tudo ao vivo, não é? Assim, mesmo sem o recurso digital oficial, a família e os amigos participam da celebração.
Essa foi a saída encontrada pela advogada Bruna Fraga. Como ela e o então noivo, Guilherme, já tinham agendado o casamento civil e quitado todas as taxas solicitadas, decidiram não reagendar a celebração.
“Não tínhamos outra opção de data porque nos mudaríamos de cidade e só poderíamos reagendar para 90 dias depois da data original. Então eu teria que sair de São Paulo só para casar no Rio de Janeiro. Para conseguirmos uma data mais à frente, teríamos que dar a entrada no processo todo de novo e pagar novamente as taxas. Optamos, então, por casar na data inicial”, explica ela. “Ficamos muito tristes de não poder compartilhar tudo com a nossa família, então na noite anterior tomamos a decisão: transmitiríamos tudo ao vivo pelo Instagram. Foi incrível e muito emocionante!”, diz ela.
O primeiro passo é escolher a plataforma que mais gostar para fazer a cerimônia ao vivo. Algumas opções são: Instagram, Facebook, Youtube e também aplicativos como o ZOOM. Tanto pelo Facebook quanto pelo Instagram, as transmissões ficam disponíveis para todos os seus seguidores e você consegue fazer pelo celular. Já pelo Youtube você precisa usar uma webcam. Além disso, alguns cartórios do Brasil já estão realizando videoconferência para transmitir o casamento ao vivo. Para maiores dúvidas de como fazer uma transmissão ao vivo pelo Youtube, clique aqui!
Transmissão ao vivo no site de casamento: no iCasei é possível!
No iCasei, maior plataforma de site e lista virtual de presentes de casamento, os noivos têm a opção de incluir o link da live dentro do site de casamento. O recurso é exclusivo e super prático! Basta inserir o link do Youtube ou Vimeo e compartilhar o seu site de casamento com todos os convidados. Além disso, você pode proteger o site com senha. Assim, somente seus amigos e familiares terão acesso à transmissão ao vivo do seu Grande Dia. Incrível, não é? Saiba como fazer aqui!
Inspire-se com casais que fizeram um casamento virtual!