Fim de Ano Saudável_revistaicasei

Manter a forma para o casamento é uma preocupação de boa parte das noivas e, hoje em dia, de muitos noivos também. Com as delícias das festas de fim de ano, fica difícil resistir. Mas é possível aproveitar as ceias sem afetar os ponteiros da balança. Confira 5 dicas essenciais para fazer as melhores escolhas e chegar linda no casamento!

Fim de Ano Saudável_revistaicasei3

1. Trocas inteligentes

“Procure saber o que será feito na ceia de sua família e se prontifique em deixar a ceia mais saudável, dê sugestões e leve pratos saudáveis feitos por você”, aconselha a nutricionista Karyna Pugliese.
Ela sugere as seguintes opções mais leves para o cardápio:

Fim de Ano Saudável_revistaicasei2

Bebida: Água; água aromatizada com romã e hortelã; suchá de Hibiscus e clericot (alcoólico)

Entrada: Tomate cereja com manjericão; damascos com nozes e sopa de lentilha com aipo

Salada: Folhas verdes (variadas); legumes crús, assados ou grelhados

Fim de Ano Saudável_revistaicasei5

Molho para a Salada: Molho cítrico – 1 laranja pera + 1 lima da pérsia + 1 mexerica carioca + 1 limão cravo + 8 col. sopa de azeite de oliva extra-virgem + sal a gosto  esprema os cítricos e emulsione com o sal e o azeite.

Guarnição /Acompanhamento: Risoto de quinoa com sementes e frutos; purê de maçã com gengibre; lasanha de abobrinha e tofú com pesto de manjericão; farofa funcional com farinha de amêndoas

Prato Principal: Lombo assado com calda de laranja; camarões grelhados com aspargos e pupunha; chester assado com abacaxi; cabrito com brócolis

Sobremesa: Frutas secas, frescas e grelhadas; mousse de cacau com frutas e trufa raw de avelas com cacau.

Chá Digestivo: Erva doce – 1 ½ col. de sopa, casca de laranja (1 unidade), canela (1 col. de café)  e boldo (10 Folhas) + 500ml de Água.

Veja também: TOP 10 Receitas para as Festas de Fim de Ano

2. Convidada
Se você não for a anfitriã da ceia, a saída é não exagerar nas guloseimas. “Aqui no Brasil, as ceias tradicionais normalmente apresentam algumas opções mais leves, como o peru, que é uma carne branca e assada, e as frutas frescas. A dica é focar nessas alternativas, com moderação”, afirma a personal trainer Carina Rosin, idealizadora do programa Noiva Em Forma.

Fim de Ano Saudável_revistaicasei4

3. Brindes
“Ter equilíbrio é fundamental em ocasiões sociais. Se a noiva está em tratamento para emagrecer, naturalmente ela já deve estar evitando bebidas alcoólicas e já não conseguirá tomar muitas doses, afinal a bebida alcoólica se eleva mais rápido devido a sensibilidade estabelecida pela escassez do álcool”, conta Karyna. Como opção de drinque mais leve, ela indica o Clericot. Confira a receita:

1 garrafa de vinho branco seco

1 xícara (café) de licor de laranja

2 maçãs verdes cortadas em fatias

12 morangos grandes cortados ao meio

1/2 abacaxi picado em pedaços  ou 1 Romã (apenas as sementes)

1 cacho de uvas vermelhas

5 pêssegos frescos em pedaços

Modo de Preparo: Misture tudo em uma jarra e deixe em uma geladeira por 6 horas. Adicione bastante gelo e sirva!

4. Detox sem riscos

“Nos dias seguintes às ceias de natal e réveillon é possível utilizar de um dia de alimentação destoxificante”, diz Karyna Pugliese. “A principal finalidade da detoxificação é a renovação no funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo. A alimentação neste dia deve ser rica em folhas, legumes, frutas, cereais integrais, grãos, sementes, chás e muita água. Essa dieta não deve ser seguida por muito tempo, muito menos sem orientação nutricional, pois pode comprometer a saúde por não estar completa, apresentando carências nutricionais como de calorias, algumas vitaminas e minerais necessários a um indivíduo”, completa.

Fim de Ano Saudável_revistaicasei8

5. Xô, preguiça!

As festas também não podem ser desculpa para deixar a malhação de lado a semana inteira: “Neste período de férias, nada mais justo do que viajar e descansar. Porém, não deixe de, preferencialmente pela manhã, praticar algum tipo de atividade física para que já compense durante o dia. Se estiver na praia, caminhada e corrida na areia queimam muitas calorias”.

Para manter a motivação nos dias de folga, nada como estar bem acompanhada. “Chame uma amiga, o noivo ou uma pessoa do seu convívio que também esteja precisando de incentivo. Uma apoia a outra nos momentos de preguiça, o que ainda permite estreitar os laços e colocar o papo em dia de forma saudável. Música também pode ser uma excelente companhia para essas horas de exercícios, ouvir as suas preferidas também faz o tempo passar mais rápido”.

Fim de Ano Saudável_revistaicasei7

Receitinhas para arrasar na ceia

As frutas não precisam ser as únicas alternativas doces e saudáveis à mesa. Que tal surpreender a família e os amigos com sobremesas light e funcionais? Confira essas duas receitas sugeridas por Karyna Pugliese:

Mousse de cacau com frutas

Ingredientes:
1 manga bem doce
3 colheres de sopa de polpa de abacate
2 colheres de sopa de cacau
2 colheres de sopa de açúcar de coco ou mel/melado ou adoçante xilitol
Pitada de sal

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador até obter consistência homogênea, depois passe por uma peneira. Leve para gelar e sirva.

Fim de Ano Saudável_revistaicasei9

Trufa raw de cacau

8 tâmaras sem caroço (de molhe-as durante 4 horas)
1 xicara de chá de avelãs
4 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
2 a 3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de mel ou melado ou 1 col. de sopa de xilitol (opcional)

Modo de Preparo: No processador de alimentos junte as avelãs e o cacau, triture. Enquanto a máquina estiver em funcionamento adicione as tâmaras uma a uma, a água e o adoçante. A massa deve estar maleável e pegajosa de modo a que seja possível moldar as pequenas bolinhas. Coloque cacau em um prato. Com a ajuda de uma colher de chá molde as trufas e passe-as no cacau.

Fim de Ano Saudável_revistaicasei10

Todas as imagens: Shutterstock

Serviço:
Karyna Pugliese – Clínica Olimpíadas
http://karynapugliese.blogspot.com.br/
Telefone: (11)3018-1525

Carina Rosin – Noiva Em Forma
http://www.noivaemforma.net/
Telefone: (11)94745 3291 / (11)97058 5002

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!