Terno azul | Como apostar na cor e fazer combinações sem medo
Conheça as tonalidades que estão em alta quando se fala em terno azul e saiba como combinar sapatos e gravata para criar um visual impecável
O terno azul para casamentos tem sido muito procurado pelos noivos. Com diversas tonalidades, a peça é superversátil e pode agradar aos mais variados estilos de homens. Mas, na hora de usá-lo, é preciso ter atenção não só aos gostos pessoais, como também à combinação das peças que vão complementar o visual.
O terno azul
“Azul é uma cor atemporal, que nunca sai de moda”, diz Carmem Tanno, diretora de estilo da Gallagher Alfaiataria Premium. Ela diz que, nos últimos dois anos, a tonalidade tem se destacado como essencial no guarda-roupa não só do dia a dia, mas também de eventos casuais e formais. E esse gosto se estende ainda aos casamentos, onde a cor é uma das que mais aparece nos ternos para noivos.
O visual é tão democrático que consegue se adaptar a todos os perfis de noivos. Os mais antenados nas redes sociais e nos editoriais de moda encontram no terno azul uma opção despojada. Já os homens mais clássicos também têm na peça um caminho para manter a elegância e a tradição desse tipo de evento.
Todos os estilos e cerimônias
Para os noivos que desejam usar um terno azul no Grande Dia, a recomendação geral antes da compra é colocar as tonalidades de azul em frente ao corpo. “Assim, você vai conseguir identificar o tom que mais realça a sua pele”, diz Carmen.
Guilherme Franco, fundador da Sartoria San Paolo, diz que o terno azul claro é procurado por homens mais despojados. “O tom funciona para noivos que vão casar no campo, na praia, em locações mais descontraídas. E que, normalmente, se casam sem colete, com paletós mais esportes.”
A tradição também nunca sai de moda. Os noivos mais tradicionais não deixam o terno azul escuro – e suas variações – sair do topo da lista de tendências. “Vejo a volta dos azuis tradicionais. Não os quase pretos, mas os tons com um ar bem mais sério”, revela Guilherme.
Já para quem busca um tom entre os dois há o azul francês. Ele não é um azul clarinho, mas também não é um escuro. Ele é um intermediário com um pouco mais de brilho natural. “O tom combina muito com os homens mais jovens. Mas, com relação a estilo, não há muita regra. Ele pode agradar desde o executivo até o mais despojado”, comenta Guilherme.
Carmen diz que o terno azul médio e o terno azul celeste são boas opções para os homens que se casarão entre a manhã e o início da tarde. Assim como o terno azul claro, eles caem super bem para cerimônias na praia ou na fazenda.
Os noivos mais informais têm ainda outra opção: o terno azul xadrez. Apesar de não ser muito usado no Brasil, é um modelo bastante despojado, interessante para os homens que querem sair totalmente do tradicional.
Padrinhos de terno azul
Na hora de comprar o terno azul, o noivo precisa ter em mente que o tom dele não pode ser igual ao dos padrinhos de casamento. Guilherme conta que se o noivo quiser ficar livre para escolher qualquer tonalidade, o ideal é colocar os outros homens de cinza. Agora, se ele deseja que todos usem azul, os padrinhos devem sempre vestir um tom mais escuro que o noivo. “Ele deve ser o destaque, estando com um terno azul mais claro ou totalmente diferente.”
Harmonização: sapatos e gravata
“O azul possibilita combinações harmoniosas com diversas tonalidades”, afirma Carmen. Ela diz que a cor funciona muito bem com variações de marrom, tons de areia, bege e, claro, o branco.
Desde o claro até o terno azul marinho, as combinações e a escolha do sapato vão depender da formalidade do casamento. Nesse sentido, Guilherme dá a dica: “quanto mais formal, mais escuro deve ser o calçado. Quanto mais você clarear a cor do sapato, mais informal é o resultado”. Assim, o terno azul com sapato marrom vai super bem, bem como os pares pretos.
Para as gravatas, a recomendação para cerimônias mais tradicionais é o uso de peças lisas ou com listrados discretos. Em relação às cores, Carmen diz que as mais utilizadas são prata, tons de cinza e o próprio azul. “Já o estilo deve acompanhar a medida das lapelas. As largas pedem gravatas largas, as estreitas pedem as mais estreitas.”
Mas, assim como o nó de gravata, o uso dela não tem regra geral. O acessório pode ser escolhido de acordo com o gosto e a personalidade do noivo. “Os brasileiros têm casado muito com peças em tons pastéis, off-white, prata, rosa bebê”, afirma Guilherme. Vale até apostar no terno azul com gravata vermelha, que é uma opção para aqueles que querem trazer um toque alternativo ao visual no dia do casamento.
Como escolher?
Guilherme comenta que muitas vezes os noivos ficam desapontados com os ternos para casamento porque escolhem uma alfaiataria apenas pelo nome, e não pelo corte. Por isso, é fundamental encontrar um fornecedor que vá além da marca, e que converse verdadeiramente com o estilo do homem.
“Se ele está acostumado com um estilo e escolhe uma alfaiataria com uma essência diferente, a chance de se frustrar é maior”, diz o fundador da Sartoria San Paolo. Por esse motivo, a dica de ouro para ter um terno azul perfeito é apostar em um fornecedor de confiança, que entenda as inspirações e seja especialista no estilo desejado.
20 inspirações que vão ajudar a escolher o terno azul para o Grande Dia:
Veja mais inspirações para o noivo no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis
Amei os ternos azuis.Muito charmosos, elegantes…