Finger Food para casamento: vale a pena?
Os finger food para casamento já são tendência e se você quer servir esse tipo de comida no seu, abaixo separamos as principais dicas.
Você quer fazer uma festa de casamento mais descontraída? O modelo finger food pode ser a escolha perfeita. Se você não está familiarizado com o termo, trata-se de uma opção gastronômica que permite degustar os pratos diretamente com as mãos, eliminando a necessidade de se sentar à mesa ou utilizar pratos.
“O formato finger food dá um movimento maior à festa, na qual os convidados confraternizam circulando a todo momento pelo evento. E a variedade de tipos de comidinhas são maiores, comparado com os outros formatos”, afirma Meire Soranz, da Opção A Gastronomia & Eventos.
Desse modo, se você acha que esse tipo de comida combina com a sua festa, abaixo separamos várias dicas. Confira!
Veja também: Buffet para casamento: dicas para acertar no cardápio light
Escolhendo o cardápio perfeito: dicas para selecionar os melhores pratos de finger food para casamento
De acordo com Meire, antes de escolher este formato de comida, é importante analisar o perfil dos convidados. Pois o finger food é mais despojado do que um buffet tradicional.
Assim, na opinião da especialista, os casais que sonham em uma festa descontraída, o ideal seria substituir pelo formato franco americano. Nesse formato, bebidas, coquetéis, canapés, salgadinhos e sobremesas são servidos diretamente nas mesas, enquanto a seleção de pratos frios e o menu principal são disponibilizados no buffet.
“Caso a lista tenha 70% de convidados com idade mais avançada, aconselhamos mudar para o formato franco americano, pois o ideal é ter mesas e cadeiras para acomodá-los de uma forma mais confortável — ao contrário do layout do finger food que normalmente são composto de lounges, bistrôs”, explica.
Nesse sentido, é possível ter um casamento só com finger food? Meire destaca que é bastante usual. “Quando falamos do formato finger food, isso não quer dizer que o serviço necessariamente tem que ser 100% volante. Podemos trabalhar com uma ilha de antepastos, rechauds com comidinhas servidas nas mini-louças e simultaneamente o serviço de cumbucas volante. Tornando o evento com muita fartura, comidinhas do início ao fim da festa”, pontua.
Meire aponta também que uma questão bem importante é entender as necessidades e expectativas do casal para a festa e assim personalizar o cardápio que converse com o local, perfil dos convidados e horário da festa.
Tendências em finger food para casamento
Opções é o que não falta nesse mercado de gastronomia. Como as porções são menores e não precisam ser expostas em pratos, o recomendado é ter de 5 a 10 opções de comidas nesse formato.
De acordo com Meire, algumas das comidinhas que conquistam os convidados são as mini panelinhas de bobo de camarão, panelinha com mignon e farofinha de banana-da-terra, panelinha com escondidinho de carne seca e mousseline de mandioquinha com crisps de couve.
Além disso, tem as tendências de finger food para casamento e, na maioria das vezes, elas variam de acordo com o clima. Pois, no verão a ideia é oferecer comidas mais leves e frescas e no inverno, comidas mais quentes são mais recomendadas.
As melhores opções para casamentos no verão, são os pratos com frutos-do-mar, ceviche, espetinho de frutas, sopas frias, saladas, espetinho de frios e carpaccio.
Já no inverno, os mais pedidos são caldos, cremes, pratos com carne vermelha, escondidinho, risoto, massas e carne de panela, por exemplo.
Tem também as tendências especiais, que são ótimas para os casais que querem ser originais e sofisticados. Nesses casos, os finger foods são: comida de buteco, fast food, árabe, oriental e outros. Em destaque temos os canapés com frutos-do-mar, bruschetta, mini croissants e receitas que levam caviar.
Opções vegetarianas e veganas de finger food para casamento
Se os seus convidados ou os próprios noivos são vegetarianos, ou veganos, é necessário pensar em opções sem ingredientes de origem animal. Desse modo, indicamos:
- Crostini de berinjela;
- Bruschetta de tomate;
- Bruschetta com guacamole;
- Cogumelos recheados;
- Mini wraps;
- Rolinhos de berinjela;
- Tofu.
Vale lembrar que na hora de escolher o fornecedor procure saber se ele não faz mistura cruzada (utiliza os mesmo utensílios para fazer comidas de origem animal e vegana) e se realmente eles não usam nenhum ingrediente de origem animal.
Veja também: Doces veganos no casamento: sugestões para adicionar ao cardápio
Apresentação e decoração: como valorizar a mesa de finger food e encantar os olhos dos convidados
Pensar nas comidas que serão servidas no grande dia é um dilema, pois além de gostosas, elas devem ser bonitas! Afinal, são esses mini pratos que terão a atenção dos convidados e sim, eles devem ornar com a decoração do seu casamento.
Na hora de escolher o cardápio, pense nas cores da decoração da festa e do casamento e prefira as opções de finger food que façam sentido com o decor. Como esses pratos são feitos com várias comidas coloridas, dá certo fazer essa conexão.
Agora, outro detalhe a se pensar é na apresentação dessas comidinhas, pois isso diz se a sua festa é mais descontraída, mais chique e também ajuda na decoração da mesa de comidas.
Lembrando que, os finger foods ficam expostos para quem quiser ir lá pegar, então a mesa deve ser impecável e pode ter garçons servindo as porções nas mesas e no meio da galera.
Em ambos os casos, a disposição das comidas deve ser bem pensada. Por exemplo, quais pratos estarão nas panelinhas, mini bows, combuquinhas e no palito? Como eles devem ser servidos pelos garçons?
Converse com a sua decoradora e resolva a disposição das mesas para que os finger foods façam parte do todo sem muito esforço.
Contratação do serviço de finger food: dicas para encontrar o fornecedor ideal e garantir um serviço impecável
Como falamos acima, ser assertivo na escolha dos finger foods é a melhor forma de agradar seus convidados e ter o casamento dos sonhos com comida boa. Mas, para isso, é preciso escolher o fornecedor certo.
Pois, é preciso que a empresa tenha várias opções de finger food, consiga entregar em larga escala e faça as comidas de acordo com as orientações da decoradora.
Por exemplo, seu casamento tem detalhes vermelhos, ter comidas com tomate e morango é imprescindível. Além disso, o sabor e o tempero contam muito na hora da escolha.
Nesse sentido, pesquise na sua cidade os fornecedores e marque degustações para conhecer o trabalho da empresa. Assim, você visualiza as opções e as prova para decidir quais serão selecionadas para o seu casamento.
Vale lembrar que as empresas costumam cobrar uma taxa para degustação. Porém, é melhor provar antes do que no dia do casamento, não é mesmo?
Portanto, os finger foods para casamento são uma opção viável, flexível e descontraída que agrada a todos. Desse modo, você cria uma experiência gastronômica memorável no seu casamento e tudo sai da maneira como você sonhou e claro, planejou.
Quer mais uma dica de como planejar o grande dia? No iCasei, é possível criar um site de casamento único, junto a uma lista de presentes que abrange cotas para a viagem de lua de mel. Acesse agora o nosso site e saiba mais
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis