Looking to add a modern touch to your big day? Incorporating Costela de Adão (Adam's Rib) in your wedding decor can be a unique and trendy choice. From bouquets to centerpieces, this lush and tropical plant can bring a fresh and stylish vibe to your celebration. Consider using it in various elements like table settings or as accents in your venue to create a chic and contemporary atmosphere. Embrace this botanical trend to make your wedding decor stand out and impress your guests.
Quer dar um toque moderno pro seu grande dia? Apostar na Costela de Adão na decoração do casamento pode ser uma ótima opção. Conhecida também como Monstera, a planta é super flexível e pode ser encontrada ao longo do ano todo. E ela não se restringe aos arranjos florais – pode ser usada desde a cerimônia até o buquê da noiva.
Confira dicas para incluir a Costela de Adão na decoração do seu casamento.
Será que a Costela de Adão combina com qualquer estilo de decoração? Para Patrícia Salles, da In Joy – Boutique de Eventos, ela pode ser usada em qualquer tipo de casamento, mas acaba se encaixando mais em decorações praianas e rústicas/descontraídas.
“Por ter um perfil mais tropical, se quiser usar em casamentos clássicos é melhor que sejam apenas pequenos detalhes. Pode-se usar também em decorações apenas com folhagens variadas em tons de verde em um corporativo, por exemplo”, afirma Patrícia.
Já Geisa Fadel, da empresa Mini Casamento, acredita que se a planta for usada em um casamento mais clássico, ela vai dar um ar mais moderno. “O clássico mesmo são aqueles arranjos mais redondos, mais pro branco, com flores mais tradicionais. Aí a Costela de Adão dá uma quebrada nisso e fica mais pro moderno. Ela costuma ser mais usada em casamentos tropicais e boho”, destaca.
Para Patrícia, ao usar a Costela de Adão, é importante saber dosar para que a decoração não fique com uma cara muito praiana, caso não seja a intenção.
Foto: Lindsay Hite Photography
Sazonalidade
Uma das vantagens de usar a Costela de Adão na decoração do casamento, é que, segundo Patrícia e Geisa, é uma planta que está disponível durante o ano inteiro. Ou seja, independente de quando você pretende se casar, ela é uma planta fácil de encontrar.
Foto: Merari Photography
Cuidados ao usar a Costela de Adão na decoração do casamento
Um dos pontos destacados por Geisa é que a Costela de Adão na decoração do casamento precisa estar bem hidratada, como outras flores. “Há algumas plantas que têm maior resistência ao ficar fora d’água. Já a Costela de Adão é melhor ficar na água”, alerta.
Foto: Bashful Captures
Combinações para a Costela de Adão
Quer combinar a Costela de Adão com outras plantas na sua decoração? Patrícia sugere que a planta fica linda entre orquídeas ou com as mais tropicais como alpineas, bastão do imperador e bromélias. “Mas também pode estar em uma composição com flores mais delicadas como alstromeria e lírios, por exemplo”, explica.
Geisa concorda que ela tende a ficar melhor com flores tropicais, tomando o cuidado para que a combinação de cores ofereça uma composição harmônica. Outra opção é usar somente a Costela de Adão na decoração do casamento, já que ela tem uma presença boa ou misturar com outras folhagens.
Foto: Merari Photography
Composições com a Costela de Adão
A Costela de Adão é bem flexível e pode ser utilizada em diversos espaços do casamento. “Ela fica bem na mesa dos noivos ou dos convidados, no altar, na mesa de doces, em qualquer ambiente. É como se fosse uma flor. Trata-se de uma folhagem realmente diferente por ter muita presença. Em qualquer lugar ela fica bonita”, comenta Geisa.
Patrícia aponta que ela pode estar presente desde um jardim vertical fazendo fundo para uma cerimônia ou mesa de doces ou em detalhes decorativos e arranjos florais e marcadores de lugares.
Foto: Merari Photography
Geisa acredita que a Costela de Adão fica bonita para fazer mural. “É uma planta que dá um efeito bonito, ‘cheio’. Em arranjos, ela pode ficar sozinha ou é possível dar alguns toques pra dar uma identidade um pouquinho diferente”, declara.
Outra forma que Geisa indica é na cerimônia – pode ser no altar ou no corredor. “Podemos colocar as Costelas de Adão no chão ou para enfeitar as cadeiras, no lugar do tradicional buquezinho que é colocado, presa na cadeira com uma flor. Dá um efeito maravilhoso e é uma planta bem dinâmica”, recomenda Geisa.
Se a ideia é fazer uma decoração diferenciada, Patrícia indica utilizar a Costela de Adão como sousplat, base de centro de mesa, aéreos ou até forrar algum tampo de mesa com as suas folhagens.
Foto: Gianny Campos
Costela de adão no buquê
Quer inovar ao usar a Costela de Adão no casamento? Uma boa oportunidade é utilizá-la no buquê, conforme sugere Geisa. “Recentemente, a professora de jiu-jitsu Kyra Gracie se casou com o ator Malvino Salvador e usou somente uma protea e uma costela de adão”, lembra.
Foto: Neuronha
Veja mais decorações inspiradoras no nosso perfil no Pinterest