Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Casamento em Veneza: dicas para um casamento memorável

Seu sonho é fazer sua cerimônia de casamento em Veneza? Abaixo separamos as melhores dicas para você se inspirar.

Destination wedding romântico? Só se for em Veneza! Tradicional destino dos amantes, a cidade flutuante italiana conquista pelo seu charme, beleza, arquitetura e história. Ou seja, se você pensa em fazer seu casamento em Veneza, este artigo é para você!

Abaixo vamos te mostrar porque a cidade dos barcos, gôndolas, 177 canais, 400 pontes, 118 ilhas e várias igrejas feitas de ouro é a opção perfeita para um casamento memorável. Boa leitura!

Veja também: Destination wedding: 12 coisas para considerar antes de decidir

Imagem de barcos no grande canal de Veneza no pôr do sol

Foto de Federico Beccari na Unsplash

Planejando o casamento em Veneza: dicas e considerações essenciais para o destination wedding

Para os casais que sonham em casar em Veneza é necessário seguir algumas burocracias aqui no Brasil e na Itália

O primeiro passo é entender a legislação de lá se o casal quer oficializar o matrimônio no país. Agora, se for apenas a cerimônia representativa ou religiosa, não tem problema, basta alugar um local e levar os convidados.

E esse é o segundo passo, para fazer a cerimônia no exterior é importante ter fornecedores no local desejado para facilitar as coisas. Pois, por mais que seja complicado fechar decoração, flores e buffet de longe, levar do Brasil é inviável. Desse modo, ou os noivos vão uns meses antes para tomar essas decisões ou fecham tudo virtualmente.

O terceiro passo é avisar os convidados do destination wedding com antecedência para eles se programarem, seja financeiramente ou de disponibilidade mesmo. Assim, envie seus convites com antecedência e deixe o site do casamento como canal de informações, avisos e dúvidas.

Pois, como esse modelo de casamento é mais íntimo e para a família, o recomendado é todos os convidados ficarem no mesmo hotel para não ter imprevistos e quando são mais de 3 pessoas é possível fechar pacotes que saem mais em conta.

Além disso, é indicado fazer um roteiro prévio das atividades do casamento e dos pontos turísticos que todos querem conhecer para a viagem ser também um momento em família e amigos.

Por fim, o quarto passo é agilizar todos os documentos e a burocracia de levar os trajes dos noivos no avião e também profissionais como fotógrafos e maquiadores.

Se essa for a decisão do casal é necessário pensar no transporte dos trajes, desde sua criação e materiais utilizados e sobre os profissionais, eles devem ter a documentação válida e em dia para poder acompanhar o casal no casamento em Veneza. 

Locais e espaços para casamento: as melhores opções em Veneza 

Palácios, hotéis, jardins e locais únicos para fazer a cerimônia de casamento é o que não faltam em Veneza.

Abaixo separamos nossas principais opções para você se inspirar e entrar em contato com o local escolhido. São eles:

  • Centurion Palace: um hotel de luxo à beira do Grande Canal, com 50 quartos únicos e espaço para cerimônias e estadia;
  • Palazzo Stern: este palácio do século XV é um local romântico e dramático para noivas, com uma entrada pelo rio para chegadas de gôndola e um terraço exclusivo sobre o Grande Canal;
  • Hotel Cipriani Belmond: apenas a 4 minutos de lancha da Praça de San Marco, este luxuoso hotel oferece vistas deslumbrantes da lagoa e decoração clássica e inovadora para casamentos.
Pessoas andando durante o dia em um grande espaço em Veneza

Foto de Claudio Schwarz na Unsplash

Fotografia e vídeo: capturando a beleza e a magia do casamento em meio aos encantos de Veneza

Um item essencial de um destination wedding são as fotos e vídeos, ainda mais se você escolher Veneza como palco do tão esperado sim. Desse modo, pensar nas fotos e nos locais para tirá-las é essencial.

No casamento, como você irá escolher um local típico de Veneza, as fotos e os vídeos já estão garantidos, mas para o álbum do casal, temos algumas sugestões de locais para fotos.

Por exemplo, faça um passeio de gôndola com o fotógrafo do casamento, as fotos vão ficar incríveis! Alugue uma e peça para o fotógrafo ir registrando cada momento do passeio.

Outra opção é ir a pontos turísticos como a Piazza San Marco, o Grande Canal e a Ponte Rialto que são os principais da cidade e fazer fotos lindíssimas.

Só lembre de curtir o momento das fotos sem pressão, okay! 

Vestido de noiva e traje do noivo: inspirações para roupas elegantes que combinam com o ambiente veneziano

Escolher os trajes dos noivos para um casamento em Veneza é uma tarefa intrigante, pois além da escolha, o casal deve pensar em como transportar os trajes no avião.

Veneza é uma cidade clássica, romântica e extremamente bonita, ou seja, seu traje deve estar à altura.

Para as noivas aposte em modelos mais clássicos, elegantes e com renda. Além disso, o costume italiano é que o vestido da noiva deve ser branco ou em tons pastéis. Lá, o véu é indispensável, então, já comece a pensar em um penteado versátil que comporta um véu. 

As noivas italianas também seguem umas tradições parecidas com as noivas estadunidenses, pois elas devem portar consigo cinco itens:

  1. Um objeto novo: que simboliza a nova vida que está se iniciando. Pode ser um anel, uma pulseira ou uma lingerie nova, por exemplo;
  2. Um objeto velho: que representa o passado, ou seja, a noiva pode usar uma joia de família;
  3. Um objeto emprestado: que expressa o afeto das pessoas que se mantém perto da noiva nessa passagem do velho para o novo. O ideal é que seja um objeto emprestado por uma pessoa que o casal considera muito;
  4. Um presente: que traduz o afeto das pessoas que amam o casal. Esse presente pode ser dado pelos padrinhos e madrinhas;
  5. Uma coisa azul: para simbolizar a sinceridade e pureza da mulher. Antigamente, os vestidos da noiva eram azuis, porém a tradição mudou para o branco. Nesse sentido, vale qualquer detalhe em azul, até mesmo uma cinta liga decorada com uma fitinha azul.

Já para os noivos, o bom e velho smoking é o recomendado pela tradição. Preze por um tecido bom e fique de olho no caimento das peças para ficar bem elegante no dia do casamento em Veneza.

Veja também: Lua de mel em Paris: o destino perfeito para uma viagem inesquecível

Decoração e flores: dicas para criar uma atmosfera romântica e sofisticada para a cerimônia e recepção

Na Itália, em geral, os casamentos acontecem com maior frequência de dia, tanto por gosto popular quanto por causa da luminosidade e beleza que os locais ganham a luz do sol. 

Ou seja, sua cerimônia e recepção devem ser leves, com cara de verão, felicidade e alegria. Nesse sentido, escolha uma decoração mais simples que seja fluida, clean e dê valor aos detalhes.

Use e abuse de cores claras e tons pastéis para criar essa atmosfera de campo e verão e aposte em cores mais escuras e brilhantes nos detalhes. Faça esse mix e tenha um casamento bem veneziano. 

Já para o buquê de flores, escolha uma espécie que esteja em alta no período do casamento. As noivas italianas optam por se casar vestindo branco e seus buquês são conhecidos por serem mais coloridos e delicados.

Assim, as escolhas de flores incluem camomila, margaridas, girassóis, entre outras. Pense no vestido e na decoração e encontre uma flor que representa sua personalidade. 

Imagem de uma mesa de casamento com decoração de flores e copos e pratos

Foto de CHUTTERSNAP na Unsplash

Gastronomia e banquete: deliciando-se com a rica culinária italiana

Outro item importante no seu casamento é o banquete e como vocês estão na Itália, por que não se inspirar na gastronomia local? Pois, além de ser maravilhosa, a comida italiana no jantar do seu casamento vai cair muito bem

Abaixo separamos alguns pratos típicos de Veneza que devem estar no seu cardápio, confira!

  • Bigoli em salsa: esse prato leva marisco, com uma massa longa e espessa chamada bigoli, num molho de cebolas e anchovas ou sardinhas;
  • Risotto al nero di seppia: outro prato típico veneziano, porém esse tem como base arroz tipo risoto com tinta de lula;
  • Sarde em saor: esse prato consiste em filetes de sardinha frita marinados e conservados com cebola, pinhões, passas, e vinagre; 
  • Baccalà mantecato: já esse prato é feito com bacalhau seco e salgado com um longo período de conservação. Servido com pão grelhado ou polenta tostada salpicada com salsa fresca;
  • Fegato alla veneziana: esse prato é um fígado servido com figos frescos, cebolas caramelizadas e polenta grelhada ou batatas;
  • Cicchetti: parecido com as tapas espanholas, os cicchetti são sanduíches que podem ser servidos com carnes curadas, queijo e até mesmo marisco.

Ah, e não se esqueça dos vinhos! Se o casal tiver dificuldades para escolher quais servir, peça ajuda do fornecedor que eles sabem quais tipos complementam o paladar do seu jantar.

Tradições e rituais italianos: como incorporar elementos culturais à cerimônia de casamento em Veneza?

O país como um todo é bem tradicional e além do vestido da noiva, há várias outras tradições que você pode incorporar na sua cerimônia.

Por exemplo, o noivo não poder ver o vestido de noiva antes da cerimônia. Sim! Se ele ver, pode dar má sorte ao matrimônio do casal.

Além disso, nem a noiva pode se olhar no espelho enquanto estiver usando o vestido. Conforme a tradição, ela só pode se olhar se retirar algum acessório, como sapato, véu, brincos e outros.

Outra tradição é que os convidados não podem usar roupas brancas na cerimônia, apenas a noiva. E, quem escolhe o buquê da noiva é o noivo! Isso mesmo, o arranjo deve ser entregue à noiva pela sogra na manhã do casamento. 

Por último, outra tradição italiana são os confetes. Em tese, os confetes italianos são amêndoas cobertas de açúcar que simbolizam o amargo e doce do matrimônio. Dessa forma, esse doce deve ser servido na festa, igual os bem-casados aqui no Brasil.

Lembrando que, os confetes sempre devem ser entregues em número ímpar e, segundo os antigos, contendo no mínimo 5 confetes, pois os 5 primeiros simbolizam as qualidades essenciais da vida conjugal que são saúde, prosperidade, felicidade, fertilidade e longevidade.

Embora não seja obrigatório seguir tradições italianas para o casamento, é possível considerá-las como uma forma de se envolver com a cultura local. 

Pessoas andando de barco no grande canal durante o dia

Foto de chepté cormani na Pexels

Logística e hospedagem: orientações para receber convidados em uma cidade tão encantadora

Bom, todo destination wedding tem como item essencial a escolha do local onde os convidados vão se hospedar. 

Portanto, é necessário discutir as opções com os convidados com antecedência para que eles possam se planejar e para que ninguém fique de fora ou chateado, okay!

Abaixo separamos as principais opções para hospedagem em Veneza, confira:

  • The Gritti Palace: em um palácio italiano do século XV, este luxuoso hotel possui suítes com vistas panorâmicas da cidade;
  • Friendly Venice Suites: situado no coração de Veneza, o hotel é confortável e acomoda até 4 pessoas dentro de um quarto com camas espaçosas e sala de estar;
  • Baglioni Hotel Luna: o hotel é membro da Leading Hotels of the World e tem um cais privativo, que sua gôndola pode “estacionar”;
  • St. Regis Venice: com um estilo veneziano único, o hotel, além de esteticamente muito bonito, tem academia 24 horas, dois bares, um spa e um restaurante na cobertura.

A decisão sobre a acomodação para um casamento em Veneza envolve escolher entre um hotel luxuoso para viver o sonho italiano com a família ou optar por acomodações mais simples para os convidados, enquanto os noivos desfrutam de um hotel luxuoso para celebrar o início da vida a dois. 

Nesse sentido, antes de decidir fazer seu casamento em Veneza, faça um orçamento e um planejamento detalhista para não ter imprevistos lá na frente. Além disso, se dê ao luxo de aproveitar a cidade flutuante como vocês sempre sonharam!

Quer mais uma dica para planejar seu casamento em Veneza? No iCasei, você pode criar um site de casamento personalizado para compartilhar todas as informações sobre sua cerimônia e recepção. Além disso, você também pode criar uma lista de presentes com cotas para lua de mel.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024