Descubra as diversas opções de ternos para noivos além do tradicional smoking preto. Os homens estão explorando cores e estampas ousadas para se destacarem no grande dia. Ternos em tons de azul, cinza e até estampados estão ganhando popularidade. Essa tendência permite aos noivos expressarem sua personalidade e estilo de forma única. Fuja do convencional e escolha um traje que reflita quem você é.
As opções de ternos para noivos não se resumem ao clássico smoking preto. Os homens estão ousando cada vez mais na escolha para o altar. Tanto em cortes, como cores e tecidos.
Isso porque eles são tão protagonistas no casamento quanto as noivas e merecem se destacar entre os looks de padrinhos e convidados.
Foto: Eclection Photography
Caimento perfeito
Na hora de escolher a roupa do casamento, o primeiro detalhe que os homens devem observar é o corte. Quando o assunto é traje do noivo, regras atualizadas apontam que o modelo deve ser slim. Isso é, mais ajustado, acompanhando a anatomia do corpo.
“No tradicional, o paletó possui corte reto e as calças são mais folgadinhas, bem como as mangas. Outro detalhe é o tamanho da lapela, que é mais larga. Os ternos para noivos slim têm cintura marcada e calças ajustadas, além da lapela fina”, explica Juliana Bacellar, master consultora de imagem.
Essa opção moderna, entretanto, pede cuidados para ter o caimento perfeito. De acordo com Juliana, a ombreira deve estar alinhada ao ombro, enquanto a manga do terno deve terminar no ossinho do pulso, deixando a camisa um pouco a mostra. “Outra dica é sobre o paletó, cujo comprimento deve ser logo abaixo do quadril. Já a barra da calça deve bater no cadarço do sapato”, completa.
Foto: So-Min Kang Photography
Muito além do pretinho básico
Agora que você já sabe o que procurar em um terno para ter o caimento perfeito, está na hora de falar sobre cores.
A primeira dica para acertar no seu traje do noivo é pensar no horário da cerimônia. “Em casamentos diurnos, recomendamos o uso de terno em tecidos de tons médios ou claros. Agora, caso a festa seja realizada após às 17h, o ideal é apostar em cores escuras”, comenta Carmem Tanno, diretora de criação e operações da Gallagher Alfaiataria Premium.
Dentro desse contexto, você pode escolher a cor que quiser. Hoje, ternos para noivos pretos não são a única opção. Tonalidades de cinza e azul estão em alta. “O azul royal, por exemplo, veio com um apelo bem inovador, deixando o noivo bem jovem e descontraído. Já o cinza grafite é uma boa ideia para quem gosta de desenhos em linha ou um leve xadrez”, aponta Juliana.
Segundo a consultora de moda, quem vai se casar na praia ou ao ar livre ainda pode apostar no branco. “Está em alta”, diz. Cores mais ousadas, como vinho e verde, também podem ser boas opções, desde que faça sentido com o seu estilo e do casamento.
Foto: Lilly Red Photography
Estampas: sim ou não?
O homem que quiser sair do tradicional também pode usar uma estampa no traje. A ideia, porém, é adotar algo mais discreto. Uma aposta dos ternos para noivos é colocar esse detalhe no forro do paletó. “Traz uma elegância sutil e destaca positivamente a imagem do noivo”, afirma Carmem.
Entretanto, vale ressaltar que todo cuidado é pouco na hora de usar desenhos. “Os noivos mais criativos devem evitar tentar criar moda, misturando diferentes elementos. Na dúvida, menos é mais”, alerta Juliana.
Foto: Lisa Digiglio Photography
Tecidos indicados
Para ter um terno de boa qualidade é necessário investir em tecidos nobres. Os melhores são aqueles feitos em fibras naturais – a lã fria de fio S’120 a mais recomendada. “Esse material tem um tipo de isolante térmico natural que mantém a temperatura do corpo constante, independentemente do clima externo. É quente no frio e confortável e fresco no verão”, ressalta Carmem.
Aqui, a maior dica é fugir dos tecidos sintéticos. Isso porque eles nem sempre têm o melhor caimento e ainda esquentam muito – o que pode ser um problemão em um país tropical, como o Brasil.
Foto: Jordan Voth Photography
Look completo
Para fechar o look do noivo, Juliana aponta que o sapato deve combinar com a cor do traje. Por exemplo, ternos para noivos azuis ficam melhores com sapatos marrons. E a meia sempre deve ser da mesma tonalidade do sapato. “Já a gravata tem de ser mais escura que a camisa e da mesma largura da lapela”, recomenda.
Independentemente de optar por terno para noivo para aluguel ou compra, no geral, o que vai impactar o valor são os detalhes que compõem a peça. “Tecidos, forros, qualidade de confecção, exclusividade do modelo… Tudo isso influencia no preço final”, revela Carmem.
De acordo com a diretora de criação e operações da Gallagher Alfaiataria Premium, os valores começam em R$ 2 mil, mas podem facilmente chegar a R$ 25 mil ou mais. A maior vantagem na compra, entretanto, é poder reaproveitar o terno do noivo após a cerimônia – e recuperar o investimento, claro.