Bebidas para casamento no inverno: como escolher?
Em dúvida sobre o que servir de bebidas para casamento no inverno? Confira as dicas de especialistas sobre o assunto.
Sua festa será na época mais fria do ano e não sabe o que servir aos convidados? É possível montar um menu especial de bebidas para casamento no inverno , com drinks, vinhos, whiskies e cervejas que são a cara da estação. Confira as dicas de especialistas para escolher as melhores opções para sua festa.
Bebidas para casamento no inverno
Abaixo, fizemos uma seleção do que servir para um a cerimônia realizada com baixas temperaturas.
Drinks para o inverno
Quer deixar os drinks do seu casamento com a cara do inverno? Para Herbie Ramos, diretor criativo da Help Bar!, não necessariamente o drink precisa ser quente, quando se fala de bebidas para casamento.
“O casamento, de forma geral, é um evento que demanda bastante energia dos convidados, especialmente se a ideia é dar destaque à pista de dança. Então é preciso trabalhar com drinks que não pesem ou diminuam a energia das pessoas”, comenta Ramos.
“É muito difícil servir um drink com uma base quente, como café, por exemplo. Mas existem alguns elementos mais invernais, que seriam as especiarias como a canela, anis estrelado, noz moscada, alguns tipos de pimentas. Há elementos que a gente adiciona ao drink, como é o caso da gin tônica e que faz com que o ele tenha essa conexão com o clima, mas não que ele vá deixar esse drink mais quente. Com relação às frutas – é possível utilizar aquelas que não são tão tropicais, como as frutas vermelhas.”, finaliza Ramos.
Leia também: 7 dicas para ousar nos drinks do seu casamento
Maurício Moser, diretor comercial e mixologista da Brothers Bar, também lembra que nos dias frios, os drinks utilizam destilados mais encorpados e espirituosos, abusando de especiarias. “Raízes, ervas e sementes se tornam essenciais na composição de coquetéis com muita personalidade e um aroma mais marcante”, destaca.
Zeca Oliveira, da Zeca Flairs, menciona que clássicos modernos como Negroni e Boulevardier são ótimas pedidas para esquentar seu inverno, porém são coquetéis fortes e com uma pegada amarga. Ramos cita ainda o expresso martini como uma opção para o inverno. “É um drink que a gente vê como uma super tendência e é feito à base de café. Apesar do café ser feito na hora, o drink é gelado”, afirma.
Leia também: Drink dos noivos | Tendência de coquetéis
Outro drink que pode ser perfeito para o inverno é o Moscow Mule, segundo Ramos. “Como ele tem uma espuma de gengibre, fica gostoso no inverno – embora tenha energia, também aquece um pouco o paladar. E ainda tem a caneca de cobre para combinar com o clima frio”, destaca.
Os coquetéis a base de whisky e conhaque também são boas opções para os dias frios, de acordo com Moser.
Whisky
Dentre as bebidas para casamento no inverno, Moser aponta também que nesta estação o consumo whisky e vinho costuma aumentar. Por isso, essa pode ser uma boa pedida para casamentos no inverno.
Se você quiser incluí-lo no seu casamento, Moser sugere a quantidade de uma garrafa de whisky para cada dez convidados.
Leia também: Bebida para Casamento | Dicas e Tendências
Caso os noivos sejam fãs da bebida, também dá para colocar um bar só de whisky no casamento. “É possível montar um espaço diferenciado – com whiskies de diferentes estilos – escoceses, americanos, etc”, pontua Ramos.
Vinhos, espumantes e licores
Ao pensar em casamentos no frio, é quase automático lembrar-se do vinho – uma das mais populares bebidas para casamento no inverno.
“Seja verão ou inverno, o vinho tinto é o favorito dos brasileiros. Especialmente no inverno, é o mais indicado”, opina Bianca Sehn Scopel, enóloga e proprietária da Família Scopel de Curitiba.
Leia também: Vamos brindar! Saiba como escolher vinhos e espumantes para o casamento
Se você deseja incluir vinho tinto no menu do seu casamento, Bianca sugere escolher uma opção mais democrática. ” Por ser uma comemoração e envolver vários gostos pessoais, seria interessante optar por um vinho que agrade a todos. Uvas como Carmenère e Pinot Noir seriam mais fáceis de agradar. A primeira por fazer vinhos mais redondos e frutados e a segunda por harmonizar mais facilmente tanto com peixe como com carne. Já o vinho branco acaba sendo mais escolhido para dias quentes”, expõe.
De acordo com Bianca, o indicado é o consumo de 1 garrafa de vinho tinto a cada cinco pessoas.
E o espumante, como fica nesta história? Para Bianca, seja no verão ou no inverno, o espumante impera. “É um momento de comemoração e todos querem ter uma taça de espumante na mão!”, explica. Quer saber como calcular a quantidade de espumante? Bianca sugere uma garrafa a cada três pessoas.
Leia também: Vinho para casamento, incluir ou não no cardápio? | Dicas italianas
Para finalizar a festa em grande estilo, Bianca recomenda incluir duas opções de licores para a mesa de café, pois ajuda a aquecer os convidados nos dias mais frios.
Cerveja
No Brasil, o consumo de cerveja é bastante cultural e algumas pessoas gostam da ideia de servir a bebida no casamento. “As cervejas estão sempre presentes porque já faz parte da nossa cultura e independente da época do ano ela é bem apreciada”, comenta Moser.
Ramos afirma que há cervejas artesanais que são legais e muito usadas. “Para o inverno, sempre tem as mais encorpadas, as IPAs e as artesanais, que podem vir com um complemento. Quando os noivos apreciam cerveja, é possível montar um bar especial com a bebida, onde podemos incluir um beer sommelier, fazendo tasting. Vira uma atração, mais um detalhe”, sugere.
Por outro lado, Oliveira aponta que o consumo de cerveja vem diminuindo bastante nos casamentos. “Com a evolução da coquetelaria, os coquetéis representam 70% do consumo de bebidas alcoólicas nas festas com nossos bares. Os 30 % restantes são divididos entre espumante, whisky e, por último, cerveja”, revela.
Caipirinhas
Será que dá para incluir caipirinhas no rol de bebidas para casamento no inverno? Para Ramos, Moser e Oliveira, elas não são mais muito pedidas para casamentos. Moser acredita que as caipirinhas são mais indicadas para casamentos na praia e, neste caso, são sempre muito bem vindas independente da estação do ano.
Leia também: Bebidas para o Casamento | Como harmonizar
Já Ramos aponta que cada vez menos os noivos têm contratado a opção de bar de caipirinhas. “Hoje é muito raro – a não ser um churrasco. A maioria das noivas não quer mais. Já foi muito explorado”, sugere.
Cuidados na escolha das bebidas para casamento no inverno
Se você vai se casar no inverno, vale ficar atento às dicas de Ramos, Moser e Oliveira:
- Evite drinks refrescantes demais. “A gente não recomenda o que chamamos de drinks de piscina – como aqueles à base de espumante ou bebidas mais refrescantes. Há também os drinks Tiki, que são típicos da Polinésia Francesa, que são refrescantes demais”, lembra Ramos. “Cardápio com muitas frutas frescas ou drinks tipicamente tropicais não combinam com o inverno”, complementa Moser.
- Procure criar um ambiente aconchegante para seus convidados, para que a festa dure o maior tempo possível e que os convidados se mantenham animados.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis