A história e valor do casamento
Como casal, é importante ter em mente e compreender o que o casamento de fato significa
No dicionário encontramos a seguinte definição para casamento: união solene entre duas pessoas. Mas será que esse é o seu único e verdadeiro significado? Você sabia que a primeira menção ao casamento na história da humanidade vem da bíblia?
Quando Deus cria homem e mulher e os designa a se unirem, reproduzirem e subjugarem a terra (Gênesis 1:27-29) vemos o casamento sendo instituído na história. É uma das tradições humanas mais antigas e disseminadas pelo mundo, e diretamente associado à imagem do cristianismo, justamente por ter tido sua fundação em na tradição judaico-cristã.
Para a constituição do nosso país, o casamento é visto com importância e relevância para a lei. Segundo o Art. 226, a família é base da sociedade e tem especial proteção do Estado, reconhecendo a união estável entre homem e mulher como uma entidade familiar.
Veja também: Perfeitamente imperfeito: a vida a dois da realidade
Além deste panorama atual, sabemos que o casamento marca a história da humanidade, crescendo com a evolução do homem, década após década. Por muito tempo ele foi amplamente usado na época medieval como modo de formar e manter alianças políticas e militares. Reis, príncipes, rainhas, princesas e demais membros da nobreza casavam-se com o único interesse de firmar tratados e assegurar a estabilidade econômica de uma região.
O caráter irrevogável que a união matrimonial possuía tinha sentido de estabilidade nas relações entre os grupos de interesse, entendimento que parte de um lugar de conhecimento daquilo que uma união matrimonial realmente representa para duas vidas que se unem: elas fazem parte uma da outra de forma legal, política, divina e social.
Guerras, grandes inovações e acontecimentos inesquecíveis tem como parte das suas histórias casamentos e histórias de amor, e existe um motivo por trás disso tudo. Deus criou o casamento com um propósito de implementação de cultura, disseminação do amor e cuidado das pessoas. O casamento é a forma legitima de constituir uma família, e isso é imutável.
Entender a verdadeira totalidade do que é um casamento nos leva a uma percepção alinhada com a vontade de Deus para o ser humano. Se unir a alguém em uma aliança diante da sociedade é se posicionar em nome do amor, decidindo lutar pela família e pelo seu bem estar.
É por isso que o casamento vai além de apenas uma união definida pelo dicionário… Casamento é construir a vida, é dividir sonhos, é enfrentar tudo e todos, estar juntos na fraqueza e na força, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, é estar unidos por um único propósito e dois sendo um diante de Deus e da sociedade.
Veja também: Amor é uma decisão | 3 dicas para praticar esse sentimento
Como casal, é importante ter em mente e compreender o que o casamento de fato significa. Tomar a decisão de se casar com alguém é algo importante, feliz, lindo e de muita seriedade diante de Deus e da sociedade. Por isso, tome um momento para refletir sobre como você tem visto esta aliança entre duas pessoas, e se a sua decisão de se casar parte deste entendimento de “para sempre” ou de um comodismo atual. Se é por conveniência ou convicção.
Ver a importância do casamento no manual do casamento, a bíblia e na sociedade ainda mesmo nos dias de hoje, nos diz muito sobre o impacto e a seriedade que ele tem no mundo. Constituir família é algo importante, poderoso e transformador, que nos dá a oportunidade de mudança que desejamos ver no mundo.
O “sim” de um homem e de uma mulher no altar precisa significar mais do que apenas vestir um vestido de noiva e um fraque ou um juntar de roupas e bens. Precisa ser o entendimento de um compromisso e laço de alma que fará de você e do seu cônjuge parceiros comprometidos com a felicidade um do outro, sempre investindo no amor, respeito e diálogo para o bem do casal.
Existem bênçãos disponíveis para o casamento, assim como direitos reservados de proteção para o estado. O casamento não é e não será uma instituição falida e ultrapassada; ele é uma aliança segura de fidelidade e amor que muda a vida de um casal e de uma sociedade para sempre.
Veja também: Linha de chegada | Veja dicas que vão te ajudar no início da vida a dois
A melhor fase da vida vem depois do sim. Os dias são mais alegres quando compartilhados com quem se ama, quando os dois olham para o mesmo lugar e caminham por um mesmo propósito. Alegre-se na esperança de que o amor é a melhor escolha, e não se perca em medos e inseguranças que poderão te fazer mudar de ideia quanto a algo tão especial. Tome a decisão de se casar com consciência de que esta será uma das decisões mais importantes da sua vida – que a transformará para melhor.
Acordar ao lado da pessoa amada com a convicção de que existe algo muito mais importante unindo vocês dois, um compromisso diante das pessoas e uma celebração do Amor que os uniu. Diga sim hoje para uma vida toda de felicidade! Case por amor, propósito, responsabilidade e construção de família, que deixará um legado na terra e uma história para contar por gerações.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis