Demoiselle | Entenda tudo sobre a posição dessas garotas no cortejo
Tendência nos casamentos brasileiros, demoiselle é aquela mulher importante para a noiva, mas que não pôde estar no altar como madrinha
Assim que o casal começa a organizar o casamento, logo surge a dúvida de quem serão os escolhidos para padrinhos e madrinhas. Só que, em alguns casos, a noiva não consegue colocar todas as garotas especiais em seu cortejo. Por esse motivo, adotar a posição chamada de demoiselle pode ser uma boa pedida.
O que é demoiselle?
A palavra demoiselle, de origem francesa, significa “moça” ou “donzela”. No casamento, o termo demoiselle é usado para designar as damas de honra, adolescentes ou adultas, que possuem a média de idade parecida com a da noiva. Aqui, elas participam do cortejo do casamento sem ter a necessidade de estarem acompanhadas de um homem.
No entanto, a participação da demoiselle não descarta a presença de outras figuras importantes como madrinhas, pajens e daminhas. “Pelo contrário, elas complementam o cortejo. É muito comum ter a presença de todos eles em momentos diferentes do casamento”, indica Cinthia Rosenberg, proprietária da empresa de assessoria que leva seu nome.
Função da demoiselle no casamento
A partir do momento que uma mulher é escolhida para esse cargo, por ser uma pessoa bem próxima da noiva, ela tem a missão de acompanhar e aconselhar a amiga ao longo da saga do casamento. Portanto, isso faz com que demoiselles e madrinhas se diferenciem entre si.
“A dama de honra é a melhor amiga da noiva, o que é muito comum nos filmes norte-americanos. É a amiga que está presente nos preparativos, que ajuda na organização e na ansiedade da noiva. Já a madrinha, normalmente está acompanhada de um par, o padrinho, que juntos formam o cortejo tradicional”, explica Cinthia.
Por que optar por uma demoiselle?
Na maior parte das vezes, as noivas que optam em adotar essa posição no casamento acabam escolhendo irmãs, primas, tias ou amigas próximas que não puderam ser escolhidas como madrinhas por algum motivo.
Isso pode estar relacionado ao fato de elas não contarem com algum par ou o número de madrinhas ter se excedido. No entanto, não significa que as demoiselles devam ser vistas como as garotas que “sobraram”. Como dito, a função é importante para a noiva.
De acordo com Cinthia, essa escolha pode ser adotada em qualquer estilo de casamento. Desde que os noivos queiram e tenham amigas especiais para colocar nesta função. “As noivinhas brasileiras têm utilizado muito deste artifício para encaixar as amigas solteiras no cortejo e darem uma posição de destaque a elas”, ressalta.
Como a demoiselle deve entrar?
A entrada da demoiselle ou mademoiselle, como também são conhecidas, é bem democrática. Os noivos ficam livres na hora de escolher qual o melhor momento para a aparição delas na cerimônia.
“O estilo do casamento define a ordem da entrada das demoiselles na igreja ou no local da bênção. Algumas entram antes da noiva, anunciando a sua chegada. Em outros casos, elas vêm atrás da noiva, segurando o véu”, informa Val Lima, assessora e cerimonialista de eventos da HV7 Cerimonial.
Além disso, as demoiselles não precisam entrar sozinhas. A noiva pode optar por quantas quiser. “A quantidade é livre, mas aconselha-se optar por até três amigas. As noivas devem se atentar ao número de pessoas do cortejo para não torná-lo longo, desgastante e, principalmente, não lotar o altar”, diz Val.
Tipo de traje usual
Outro ponto importante na hora de definir a escolha das demoiselles são os vestidos, já que tudo isso deve ser relacionado com o estilo do casório.
“No cortejo, as demoiselles costumam se destacar muito com vestidos lindos. Eles podem ser iguais ou apenas da mesma cor que o das madrinhas. Normalmente, eles contam com traços diferentes mas que combinem entre si para diferenciá-las umas das outras”, aponta Cinthia.
O buquê das demoiselles também entram para compor o traje, seja no formato tradicional ou no estilo em arco, que propõe um conceito diferenciado dos demais.
Simbologia
Como nada é por acaso quando o assunto é casamento, a escolha das demoiselles rodeia muitas crenças antigas.
“A tradição das demoiselles surgiu na antiguidade a partir de uma lenda. Ela dizia que a presença de outras mulheres vestidas de forma parecida com a da noiva e acompanhando-a até o altar servia para confundir os espíritos ruins sobre quem de fato seria a noiva”, conta Val.
Ainda segundo a assessora de evento, “isso servia para afastar toda inveja ou mau olhado que pudesse se abater sobre a noiva no dia de seu casamento”.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis
Adorei o site e as informações.