A seleção certa de flores pode realçar a beleza natural do local e criar uma atmosfera única para a celebração do casamento. refletindo o estilo e personalidade dos noivos. A variedade de opções de flores da primavera permite criar arranjos deslumbrantes e memoráveis, tornando o dia do casamento ainda mais especial e inesquecível. Este artigo explora como escolher flores da primavera para casamentos em diferentes cenários, como cidade, campo e praia, adaptando a decoração ao ambiente. Flores são essenciais na decoração de casamentos, transmitindo diferentes sensações como sofisticação, simplicidade, romantismo ou minimalismo.
As flores são peça-chave na decoração de um casamento. Elas imprimem a sensação (de sofisticação, simplicidade, romantismo, minimalismo, etc.) em uma festa e, por isso, o momento da escolha dos arranjos requer calma, foco e um grande arquivo de pastas no Pinterest para inspirar.
A chegada da primavera é uma festa para os sentidos por causa do clima ameno, pois as flores costumam resistir mais nos eventos e, claro, a variedade é maior. Dica: escolher arranjos que florescem nessa estação do ano garante também melhores preços.
Imagem via enfemenino
“A escolha das flores deverá ser feita levando em conta o tipo de casamento que você gostaria de ter, se é formal ou despojado, clássico ou moderno. O modelo de arranjo será criado para acompanhar esse estilo”, explica a decoradora Sandra Bacchin, da Bem Florido.
De acordo com ela, as flores mais esperadas da primavera são as frésias e os ranúnculos, porque são delicadas, resistem bem em temperaturas amenas e tem duração curta. Outras opções da estação também são rosa, gérbera, narciso, angélica, cravo, copo-de-leite, hortênsia, lírios, catleya, boca-de-leão, orquídeas das variedades phalaenopsis e demphale.
Mas é claro que o tipo de ambiente conta muito na hora de escolher os adornos. Os salões fechados e as igrejas clássicas pedem arranjos formais, que também podem ser criados com folhagens, frutas ou sementes. “É muito comum usarem flores brancas e nobres, como rosas, lírios e orquídeas para as igrejas”, diz Sandra.
Se a festa acontecer em um local fechado, evite narcisos e angélicas porque exalam muito perfume. “Estas duas flores, no entanto, são perfeitas para bouquets”, arremata a especialista.
Imagem via omgimengaged
Decidiu casar na praia ou no campo? De acordo com a florista, se a festa for em local aberto, é importantíssimo respeitar a resistência das flores para não se decepcionar. “As flores de primavera são delicadas e, por isso, se forem usadas no campo ou na praia, não devem ficar sob o sol ou expostas ao calor intenso”, explica Sandra.
Outra dica da especialista é verificar a origem e o tempo da florada da flor escolhida. “Se elas forem de local frio, como as tulipas, não as force em festas nas praias do litoral norte de São Paulo ou no Rio de Janeiro, nem tampouco no nordeste onde o clima é abafado e a temperatura é alta”, ensina. Mas se as flores escolhidas forem tropicais, como orquídeas e gloriosas, elas podem ser usadas em qualquer lugar do Brasil.
Imagem via tamaramenges
De acordo com Sandra, um bonito buquê tem pelo menos uma flor nobre, como orquídea, peônia, cúrcuma e ranúnculo, que pode ser acompanhada por outras tantas flores miudinhas, como mini rosas, goivos e cravíneas. “A tendência máxima no momento são os buquês desconstruídos, parecendo que as flores e folhagens foram colhidos pela noiva”, conta a expert.
As flores do buquê devem combinar com a personalidade da noiva, com o vestido e com o tom da festa, mas não só isso. Lembre-se de escolher um buquê com cores que não choquem com as cores da decoração. Acredite, esse pequeno detalhe garantirá belas fotos no álbum de recordações do grande dia.