O verão chegou com tudo e casar na praia continua super em alta. Dizer o tão esperado “sim” com os pés na areia e a vista para o mar pode ser incrível. Mas, por qual estilo de vestido para casamento na praia optar? Confira dicas e inspirações para o Grande Dia.

 

vestido-de-casamento-na-praia
Foto: Divulgação/Trinitá

vestido para casamento na praia: o tecido

Na hora de escolher um vestido para casamento na praia, a dica geral dos estilistas é apostar nos tecidos fluidos, com uma gramatura mais leve. “Musseline e tule de seda pura, por exemplo, são boas opções, pois são tecidos não muito estruturados, que deixam o vestido esvoaçante”, diz a estilista de vestidos sob medida Mariana Godoy.

A ideia é que a noiva se sinta bem e leve neste ambiente que pede conforto. A renda também não é descartada, desde que ela seja acompanhada por um tecido leve. É preciso lembrar que o clima vai estar quente e não vai ser agradável ficar suando durante a cerimônia.

Vestido de casamento para praia
Foto: Rue De Seine

 

Dentro dessas características mais indicadas para um vestido para casamento na praia, Renata Raimo, sócia-proprietária da Trinitá, diz que, geralmente, os modelos são de alcinha, mais minimalistas. Entretanto, também é possível se casar com os pés na areia usando um vestido todo em renda, que priorize os cortes mais modernos e despojados.

Mas para manter o visual praiano e escolher o vestido de noiva ideal, a dica é a postar em modelos que tenham corte na cintura ou o corte império (marcado abaixo do peito), chegando a um modelo com a saia soltinha.

Vestido de casamento para praia vintage
Foto: Pinterest


O que evitar

O casamento na praia tende a envolver um ambiente aberto, cheio de luz natural e a brisa do mar. Por esse motivo, tudo que dê um ar pesado (apesar de bonito e elegante) ao vestido de noiva vai fugir dessa atmosfera praiana, que tende a ser mais natural e suave.

“O indicado é evitar modelos com muita estrutura, corset, muitas camadas de tule na saia e forros pesados”, destaca Renata. Vestidos de noiva com brilho e bordados com cristais também não são recomendados para esta proposta de casamento. Mas os bordados foscos estão liberadíssimos!

Vestido de casamento para praia
Foto: Rosa Clará

É a vez das caudas pequenas e médias!

Outra recomendação importante é a do uso de vestidos com caudas médias e pequenas, para evitar que ela fique arrastando areia conforme você se movimenta. “Mas se a noiva não quer abrir mão de usar uma cauda longa, também dá para apostar no prendedor de vestido, por exemplo”, destaca Marcela Gonçalves, proprietária e CPO da The Dressing Project.

Ainda há a opção de usar um vestido de noiva curto para casamento na praia. Essa não é uma regra só porque você vai se casar perto do mar, mas pode ser uma opção para escapar do calor e caprichar nas coreografias na hora da festa.

Pés na areia ou salto?  

Junto com a escolha do vestido vem a pergunta: por qual sapato optar? Se a cerimônia for realizada literalmente com os pés na areia, sem dúvida, a melhor opção é ir com os pés descalços. Agora, se a celebração for realizada em um deck, por exemplo, há duas opções: “Eu tenho a filosofia de primar pelo conforto. Se for escolhido o uso de salto, a dica é optar pelos quadrados ou anabela. Mas as rasteirinhas também são muito bem-vindas”, garante Renata.

Vestido de casamento para praia sapato
Foto: Pinterest

Será que vale comprar pela internet?

Em tempos de comércio eletrônico, há uma infinidade de modelos de vestidos de noiva para comprar online. E, apesar de a web ser uma fonte riquíssima para pesquisa de modelos, estilistas, lojas e inspirações, pode ser que comprar o vestido de noiva para praia no AliExpress, por exemplo, não seja a melhor ideia.

“Comprar um vestido para uma data tão importante pela internet e aguardar o envio é um risco muito grande”, explica o estilista Geraldo Couto. Ele comenta que, muitas vezes, o objetivo da aquisição online é economizar dinheiro. Contudo, a compra pode acabar saindo mais cara, pois nem todas as noivas levam em conta a taxa de importação, o frete e os ajustes que precisarão ser feitos no modelo.

vestido-de-casamento-na-praia
Foto: Laura Alzueta

 

Também é arriscado comprar o vestido de noiva pela internet sem a possibilidade de provar antes. Pode ser que o vestido chegue totalmente errado para o corpo da noiva. Marcela comenta que até os vestidos comprados em Miami e outras lojas renomadas dos Estados Unidos vão exigir ajustes quando chegarem ao Brasil.

Mariana ainda alerta que as fotos em sites de vestido de noiva também tendem a ter muito photoshop. Além do fato de a estrutura do corpo das mulheres de outros países, principalmente da China e Japão, serem muito diferentes das brasileiras.

No Brasil, ainda é possível que você goste de um vestido de noiva para praia no Mercado Livre, por exemplo. Nesses casos, a melhor atitude é fazer a compra de um vestido de noiva usado e que permita que você veja como ele fica no corpo real de outra noiva.

Vestido de casamento para praia tecido
Foto: iStock


Madrinhas e convidadas

As madrinhas têm um papel importante no processo de preparação e também no dia do casamento. Por isso, é merecido que elas tenham lindos vestidos. Marcela recomenda o uso de vestidos minimalistas, no máximo com bordados foscos. Aqui, a indicação dos vestidos leves também vale. As cores em tons pastéis ou mais tropicais caem muito bem em um vestido para casamento na praia. Enquanto as cores escuras, como azul marinho e bordô, são menos recomendadas.

Já para as convidadas, o vestido curto é o mais indicado para este tipo de evento. O clima praiano pede estampas florais, cores claras e suaves, evitando tecidos muito pesados e excesso de brilho.

Vestido de casamento para praia madrinhas
Foto: Nastia Vesna

Atenção aos detalhes que farão a diferença

É de extrema importância garantir que o casal e os convidados aproveitem toda a experiência praiana de forma confortável. Mas, para isso, é preciso se atentar a pontos específicos da organização e da decoração para casamento na praia.

Maria Convertino, da Casar na Praia, diz que não recomenda casamentos à beira mar na alta temporada. “O aumento do número de turistas pode atrapalhar a intimidade da cerimônia, sem falar no calor, que pode ficar bastante intenso ao longo do dia”, destaca.

Vestido de casamento para praia casal
Foto: Instagram/ Reprodução

 

Entretanto, se for o único período no qual o casal ou um convidado especial tenha disponibilidade, vale apostar  em um casamento na praia no final da tarde. Aqui, vale usar muitas velas e também os varais de lâmpadas. Esse tipo de decoração vai emanar uma luz suave e agradável que vai deixar a cerimônia com um ar todo charmoso e romântico.

Tags da matéria

Comentários