Revista

Penteados para noivas | Dicas para encontrar o estilo perfeito

Descubra quais cuidados você deve ter antes de pensar nos tipos de penteados para noivas e o que observar para escolher o ideal

A partir do momento em que a data do casamento é marcada, é comum pensar em cada detalhe do Grande Dia. Isso inclui pesquisar penteados para noivas. O cabelo e a maquiagem devem harmonizar com o vestido e seguir também a personalidade da noiva.

Guardar as referências do que agrada e, mais importante, do que não gosta para apresentar ao hairstylist escolhido é essencial. Observar o ambiente em que a festa acontecerá também é relevante para encontrar o penteado perfeito.

Veja também: Penteados de lado | Dicas para noivas, madrinhas e convidadas

  Editorial Beleza da Noiva Sem Medidas

penteados-para-noivas-semipreso

Foto: Suzi Jacobs

Veja também:  Penteados para noivas morenas| Dicas, cuidados e inspirações

Tudo o que você precisa saber

Antes de pensar nos estilos de penteados para noivas, é importante entender como funciona o processo e o que você precisa fazer para ter um cabelo lindo no dia do casamento. Entenda:

• Quando contratar o profissional?

O recomendado é agendar com o profissional escolhido entre seis e três meses antes do casamento. “Claro que temos as exceções dos grandes beauty artists. Nesses casos, quanto antes fechar a data, melhor”, alerta Átila Rafael, hairstylist do Studio Tez.

Vale ressaltar também que é importante olhar o contrato antes de assinar. Descrição dos serviços prestados e informações sobre desistência podem garantir maior segurança para ambos os lados.

penteados-para-noivas-preparação

Foto: Tom Leung Photography

• Preparação é tudo

Nem o melhor cabeleireiro do mundo pode fazer milagres. Por isso, é importante apostar em um cronograma para ter um cabelo hidratado antes do casamento. Assim, você tem a garantia de que os fios estarão sedosos e bonitos.

O ideal, no entanto, é que a última hidratação seja feita 15 dias antes da ocasião. “Se você realizar o tratamento na semana do casamento, ficarão resquícios de produtos e o cabelo não terá muita forma”, afirma Danilo Toscano, beauty artist na Agência First.

A regra também vale para coloração. “Mesmo que você faça o procedimento com um profissional de confiança, sempre existe o risco de ter algum problema. Com duas semanas de folga, é possível resolvê-los”, explica o profissional.

Agora, quando o assunto é química, Danilo recomenda que os processos sejam feitos dois meses antes do evento. No mínimo. “É necessário um certo volume e textura para conseguir sustentar um penteado”, ressalta.

penteados-para-noivas-coque-despojado

Foto: Austin Gros

• A importância do teste

Teste de maquiagem para noiva e prova de penteado dão uma prévia de como será no Grande Dia. Inclusive, é recomendável realizá-los quando já tiver o vestido pronto. Tudo para que você tenha uma noção de como ficará o look completo.

“Caso você já conheça o trabalho do profissional escolhido, acredito que uma ou duas semanas de antecedência serão suficientes. Porém, se você ainda não teve contato, aconselho fazer o penteado o quanto antes para saber se o estilo de trabalho dele te agrada ou não”, recomenda Átila.

É importante destacar que neste momento você tem liberdade para pegar revistas de penteados para noivas e ideias via Pinterest, e experimentar todos os estilos. Não saia do salão com dúvidas. E mais: não deixe para decidir algo no dia do casamento.

Veja também:  TOP 10 penteados para casamento para cabelo cacheado

TOP 25 penteados para cabelos curtos para casamento

• Preços de penteados para noivas

Segundo Marcel Filipe Mendes, proprietário do Beauty Code by Marcel, o valor vai de acordo com o porte do profissional e do salão.

É possível encontrar profissionais que atendem noivas desde R$1.500 com a produção de cabelo e maquiagem, até os que fazem um atendimento mais personalizado, que acompanham a noiva mais de perto com alguns meses de antecedência ao Grande Dia e dão recomendações de produtos e tratamentos com a pele, por exemplo. Para estes, o valor fica entre R$ 5 e 7 mil.

penteados-para-noivas-teste

Foto: Photography by Calin

 

Como encontrar o penteado perfeito

Se preocupar com a saúde e estrutura do cabelo é apenas parte do processo para ter um look lindo. A seguir, confira diferentes tipos de penteado de casamento para todos os estilos de noiva:

• O corte de cabelo ideal

Quando estamos falando sobre penteados para noivas, cabelo médio é o comprimento ideal para o hairstylist trabalhar. “Está errado pensar que penteados para noivas com cabelos longos é melhor. Isso mais atrapalha do que ajuda. O fio na altura do sutiã é perfeito”, diz Danilo.

Para o especialista, também vale apostar em um corte repicado, para trazer movimento. “Tem noiva que reclama que os cachos feitos com babyliss não aguentam durante a festa. Só que o problema está mais relacionado ao fato de ser um corte reto e comprido, o que deixa o cabelo pesado”, aponta.

Veja também:  20 modelos de penteados para casamento no civil

Penteados com trança | Como escolher, cuidados e inspirações

Penteados simples para casamento para fazer em casa

penteados-para-noivas-com-cabelo-médio

Foto: Rachel Solomon Photography

• De acordo com a textura do fio

É importante ressaltar que existem penteados para noivas que valorizem melhor a textura do fio liso e outros que combinam com o cacheado.

Aliás, é mais fácil trabalhar com os cachos. “Este cabelo pode ser remodelado da forma que a cliente desejar. Porém, quem quiser usar a textura natural, as melhores opções são semi presos com acessórios e trançados”, recomenda Alison Alvares, hairstylist do Studio W, unidade Iguatemi Faria Lima.

Quem tem cabelo liso, no entanto, precisa de mais cuidados. “Usar mousses e evitar o condicionador ajudam a criar o look desejado. Assim, fazendo uma boa preparação de penteado, podemos escolher qualquer preso. Só não indicaria cabelos soltos, pois podem perder a textura criada”, conta o especialista.

Veja também: 20 penteados para noivas incríveis e cheios de personalidade!

Penteado para noiva solto | Dicas, cuidados e fotos de inspiração

Coques para noivas | Dicas e inspirações para diferentes tipos de cabelo

penteados-para-noivas-negras

Foto: Whitney Heard

• Cuidados com o ambiente

Hoje, não é mais uma regra combinar o estilo de penteado com o ambiente da festa. A noiva pode, sim, usar um modelo clássico no campo e algo mais puxado para o despojado na cidade.

O único lugar que tem cuidados obrigatórios é o casamento praia. “Os cabelos devem ser preparados com leave in e anti-frizz ou com textura natural para evitar o efeito da umidade”, destaca Alison.

Nesse cenário, também é interessante descartar os penteados para noivas com cabelos soltos. “Como estes casamentos tendem a ser beira-mar e com bastante vento, os fios podem ficar batendo no rosto e incomodá-la durante a cerimônia. Prefira os semi presos e as tranças”, recomenda Danilo.

penteados-para-noivas-semipresos

Foto: Forged in the North

 

Veja também:  Penteados para casamento para cabelo curto | 5 acessórios para usar

Acessórios para cabelo de noiva | Dicas, modelos e muito mais

Segurança x Ousadia

Caso você seja uma pessoa bem indecisa e não tenha ideia de qual look adotar, a dica é escolher uma opção segura. De acordo com Alison, os mais pedidos penteados de noiva são coque chignon e semi preso.

“O coque chignon é uma opção clássica que combina com a maioria das noivas. Já o semi preso é perfeito para quem não se sente bem de cabelo totalmente preso ou não quer imprimir uma imagem muito tradicional”, explica o hairstylist do Studio W.

Entretanto, se você é do tipo que gosta de seguir as tendências, saiba que os penteados para noivas 2019 estão sendo inspirados na Europa e Rússia. “Eles são bem elaborados, indo na contramão da naturalidade tão escolhida pelas brasileiras”, revela Marcel.

penteados-para-noivas-coque-chignon

Foto: Leila Brewster

 

Veja também:  Penteados de noiva para casamento na praia | Escolha o cabelo ideal

Penteados com cachos | Dicas de preparação e inspirações

 Acessórios para noivas

Em meio a tantas opções de acessórios para cabelo de noiva, a escolha ideal vai depender não só do gosto da moça, como também do modelo de vestido e do ambiente da festa.

“Arranjos em tramas de metais nobres com pedras, pérolas ou cristais têm tudo para fazer sucesso em cerimônias urbanas. Já acessórios mais orgânicos com tamanhos menores ou flores naturais vão muito bem para casamentos em praia e campo”, comenta Alison.

Segundo Danilo, apenas as coroas devem ser evitadas, pois estão fora de moda. “As tiaras e as presilhas laterais estão em alta e chegam com tudo para substituir o acessório de princesa.”

penteados-para-noivas-coque-com-flores

Foto: Kayla Snell

E o véu de noiva?

Com penteado e acessório escolhidos, está na hora de pensar no véu de noiva. Aqui, é preciso considerar o tamanho e o tempo que ele será usado. “Catedral e estilos parecidos são pesados. Sendo assim, precisam de uma preparação especial para a colocação na cabeça”, informa Alison.

Para não correr o risco de os penteados para noivas com véu desmancharem, vale dar preferência aos modelos leves e encaixar o acessório na parte inferior da cabeça.

Danilo ainda lembra que é interessante procurar por tecidos mais transparentes. “Véus e mantilhas mais grosas e com muita renda podem acabar encobrindo o penteado e até as costas do seu vestido”, finaliza o beauty artist da Agência First.

penteados-para-noivas-com-véu

Foto: Sierra Ashleigh Photography

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019