Revista

Música para casamento 2021 | Tendências e dicas para montar a playlist

Quer saber o que vai bombar este ano? Veja as tendências de música para casamento 2021!

A música tem o poder de nos animar, emocionar e tocar nossos corações. Por isso, é uma parte muito relevante de qualquer festa. Quer saber o que estará em alta em termos de música para casamento 2021? Preparamos uma série de dicas para que sua cerimônia e recepção sejam inesquecíveis! Confira!

Tendências de músicas para casamento 2021 – cerimônia

Ainda está escolhendo as músicas para a cerimônia de casamento? A cantora Lorenza Pozza acredita que 2021 será o ano das músicas bem leves. “Aposto muito em canções que tragam um clima de paz para a cerimônia, principalmente depois de tudo que passamos este ano”, afirma.

Outra tendência que deve vir com força em termos de música para casamento 2021, segundo Lorenza, é um aumento dos pedidos de músicas em português, com letras românticas e que tragam mensagens positivas.

“Tudo isso contribui bastante para que a cerimônia fique ainda mais cheia de significado e com a carinha de cada casal. Sinto uma diminuição nos pedidos das músicas internacionais”, avalia Lorenza.

Na imagem aparece um homem tocando violão e ao fundo uma mulher vestida de noiva. Música para casamento 2021

Foto: Shutterstock

Leia também: Música para cerimônia: saiba como escolher a melhor opção para o seu casamento

Algo que vem mudando um pouco na hora de escolher o setlist da cerimônia é que os casais vêm cada fugindo das músicas consideradas hits, e apostando cada vez mais nas canções que realmente marcam as suas vidas.

“Tenho recebido pedidos de canções de bandas menos conhecidas do grande público, por exemplo. Considero isso algo super positivo e reflexo de como todos têm consumido música ultimamente, através de plataformas de streaming, que acabam fazendo com que os noivos conheçam novas músicas baseadas em playlists que já escutam por lá”, comenta Lorenza.

Leia também: 5 Dicas de músicas para casamento que irão personalizar a sua cerimônia

Dicas para montar o setlist da cerimônia

Normalmente, as músicas da cerimônia são para momentos-chave: entradas (noiva, noivo, pais, padrinhos, entrada das alianças, etc), beijo, votos, saída dos noivos e cumprimentos dos padrinhos.

Apesar de não ser uma lista muito grande, certamente são músicas impactantes e que devem trazer certa memória afetiva ao casal.

“O quanto antes puder ir anotando ou montando uma playlist com as músicas que mais gostam, é melhor. Depois fica mais fácil escolher as que mais vão fazer sentido com cada momento da cerimônia. E a minha dica maior é sempre seguir o coração. Principalmente para a música da entrada do noivo e da noiva, que são momentos muito esperados e marcantes. É importante sempre escolher com o coração e não esquecer de prestar atenção na letra e na mensagem que a canção está transmitindo!”, sugere Lorenza.

imagem mostra com fundo distorcido um casamento e em destaque um microfone antigo. Música para casamento 2021

Foto: Shutterstock

Tendências de música para casamento 2021 – festa

Depois de um ano conturbado e sem festas, todo mundo está louco para se jogar na pista. No entanto, com este momento de incertezas, também fica difícil saber o que será um sucesso. “Recebo músicas o tempo todo, percebo que são muito boas, mas se não tenho a pista pra saber como as pessoas se comportam com as músicas”, pondera o DJ Fabio Reder.

Por outro lado Reder percebe que hoje há uma grande ascensão de segmentos musicais como a House Music.

“Eu acredito que as produções independentes de hits famosos com roupagens atuais devam ter um enorme destaque em termos de música para casamento 2021. Acredito que as pessoas irão ouvir as músicas nos lugares comuns, mas esses lugares não terão as versões especiais que tocarão nas festas e este talvez esse seja um grande diferencial”, comenta o DJ.

“Músicas em versões remixes com roupagem atual que as pessoas não esperam que irão ouvir, com a energia do momento atual. Então posso dizer que o que irá bombar no próximo ano será a surpresa musical”, pontua Reder.

imagem mostra uma mesa de dj e ao fundo pessoas dançando durante uma festa de casamento. Música para casamento 2021

Foto: Shutterstock

Leia também: Top 10 músicas para fazer sua pista de dança bombar!

Dicas para a pista de dança bombar

Uma das dicas de Reder para montar a playlist de uma festa de casamento é pensar sempre no conjunto todo de momentos, respeitar os gostos dos noivos e de seus convidados.

“É importante ter uma playlist musical adequada desde o início para receber os convidados, colocá-los à vontade no jantar ou almoço para que eles relaxem e sintam a necessidade mais tarde de festejar na pista de dança com músicas animadas e no final extravasem com músicas especiais, selecionadas para um final de festa em alta energia”, recomenda Reder.

a imagem mostra uma noiva e um noivo dançando felizes. O noivo está com a noiva no colo. Música para casamento 2021

Foto: Shutterstock

Leia também: Músicas para casamento: oito dicas que farão sua festa bombar

Tudo isso deve ser feito respeitando o gosto dos noivos e adaptando ao gosto dos convidados. “As músicas e os convidados são sempre os mais importantes, o DJ é o administrador desse conjunto, ele sempre deve conduzir esses momentos com o seu “feeling” (troca de energias e sentimentos entre as pessoas e o DJ)”, explica.

A percepção da energia causada pelas músicas é, segundo Reder, um dos pontos-chaves do trabalho do DJ. “As músicas têm energias que invadem as pessoas sem elas perceberem e causam reações incontroláveis e essas energias são fundamentais para estabelecerem o grau de animação das pessoas na pista. A música exerce poder sobre as pessoas quando ela é tocada em momentos especiais. Eu chamo de ‘a música certa, no momento exato'”, comenta o DJ.

Pandemia x música para casamento

Será que a parte musical do casamento sofreu impactos por conta da pandemia? Lorenza conta que foi um ano bem complicado. Mas que ao mesmo tempo teve uma aproximação maior com os noivos, principalmente no começo da quarentena, por causa das lives.

“Fizemos poucos eventos neste período, sempre com todo cuidado e respeitando os protocolos de cada fase. Mesmo assim, alguns momentos da cerimônia acabaram sendo suprimidos em alguns dos eventos, principalmente a parte dos cumprimentos, pelo fato de não serem possíveis os abraços aos padrinhos. Então, acabamos não tendo este momento, por exemplo. Mas acredito que isso é algo temporário e que, assim que as coisas estiverem mais seguras, este momento voltará a acontecer. A meu ver, é um dos mais lindos!”, opina.

Reder acredita que quando as festas e pistas de dança forem liberadas será como começar do zero e que vai levar um tempo a tudo voltar ao normal.

“As pessoas irão redescobrir tudo novamente e isso tem o lado bom e o ruim. O lado positivo é que as pessoas estão ansiosas por festejar, abraçar e beijar os amigos, cantar, pular e tornar os momentos inesquecíveis. O lado ruim é que não haverá uma fórmula especial de como isso deve ser feito, as pessoas podem interagir ou não, podem se divertir, ou não, elas podem extravasar, ou não”, conclui.

A imagem mostra um noiva e uma noiva sorrindo e papéis coloridos caindo. Música para casamento 2021

Foto: Shutterstock

Leia também: Mesmo com pandemia, casais se reinventam e não abrem mão do sonho de se casar

Rádio iCasei

A música tem o poder de emocionar, divertir e por aí vai. Nas histórias de amor, ela tem ainda mais destaque: conta histórias, marca momentos especiais como o primeiro beijo, o primeiro encontro, o pedido de casamento.

E nada como trazer músicas que marcaram a história do casal para os preparativos do casamento, não é? No iCasei, o casal adiciona a playlist favorita com sua trilha sonora em uma rádio online exclusiva dentro do seu site de casamento.

Para saber mais sobre a Rádio iCasei clique aqui!

Foto: Acervo iCasei

Fornecedores citados nesta matéria

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2021