Alguns conhecem essa comemoração pré-casamento como chá de cozinha. Outros, como chá de panela. Mas o nome é indiferente. O importante é organizar o evento com uma bela lista de chá de cozinha para que não falte nada na hora de começar a vida a dois.

Até porque ter uma cozinha completa e bem equipada é primordial para que o casal coloque a mão na massa e arrisquem novos pratos e temperos. E isso vale também para aqueles que não têm a mínima intimidade com o fogão.

Baixe o e-book gratuito 12 passos ao altar

lista-de-chá-de-cozinha
Foto: Alexandria Monette Photography

 

Quando fazer o chá de panela?

A data para fazer o chá de panela é bem flexível e vai depender da disponibilidade dos noivos. Adriane Brenner Lopes Krukoski, proprietária da Freezer Point, informa que “o mais usual é realizar o evento quando faltar de um a dois meses para o casamento. Isso permite ainda que trocas sejam feitas sem correria e que a noiva já deixe a cozinha arrumada antes de ir para o altar”.

Foto: Amanda Lenhardt
Foto: Amanda Lenhardt

 

Como escolher os itens da lista de chá de cozinha

“A lista de chá de panela completa deve prever uma cozinha com o perfil dos noivos. Por exemplo, um casal jovem que tem uma vida corrida e faz a maioria das refeições fora de casa vai pedir produtos essenciais para esta dinâmica. Outros, acabam levando as cozinheiras para a casa nova, o que exige outra infraestrutura”, conta Adriane.

Mas isso não significa que você deve sair pedindo todos os itens que compõem a cozinha. Não se trata de fazer um chá de panela simples, mas sim de evitar um mal estar que pode nascer na hora de pedir os presentes. Claro, pessoas mais próximas podem até se oferecer para presentear com produtos mais sofisticados. No entanto, isso deve partir do convidado e não que seja algo imposto.

A lista de chá de cozinha básica conta com preços que podem variar de R$ 20 até R$ 200. Os eletrodomésticos estão na parte do que não pedir, já que são utensílios caros. “Eles costumam integrar a lista de casamento. Então, a escolha dos presentes do chá de panela tem que ser pensada com carinho e com atenção para pedir apenas o necessário”, aponta Camila Camasmie, proprietária da empresa Camasmie Assessoria em Eventos.

lista-de-chá-de-cozinha
Foto: Nerida McMurray

 

Um toque de modernidade

A tecnologia veio para somar. Montar uma lista de chá de panela online pode ser uma boa opção para os casais que estão em busca de praticidade, tanto para eles como para os convidados.

No iCasei, por exemplo, além da lista de casamento, com presentes fictícios para a casa nova, é possível montar uma lista exclusiva para o chá de cozinha!

Para ativar a lista no site de casamento, os noivos só precisam acessar o painel dos noivos, criar uma lista nova, com o nome que quiserem, e posteriormente adicionam a lista pronta, chamada “Chá Bar”, que já conta com produtos que foram selecionados pela equipe do iCasei, para essa ocasião como: pano de prato, colher de pau, escorredor e outros. O mais bacana, é que assim como a lista de casamento, o casal também recebe o valor dos produtos em dinheiro.

Foto: Acervo iCasei

 

“Assim, as pessoas vão comprar exatamente o que se pede. E mais: os noivos podem optar por arrecadar o dinheiro no lugar dos produtos”, comenta Camila.

Também é possível fazer a lista de chá de cozinha em estabelecimentos físicos que atendem a todo o Brasil. Lojas Americanas, Camicado, Etna, Havan e Preçolandia são algumas das opções que fazem esse tipo de relação. Nesses casos, as noivas devem comparecer ao local escolhido e indicar os itens que quer ganhar.

Vale ressaltar, porém, que a ideia da noiva escolher os itens ainda não é tão usual. Seja online ou offline. “Hoje, a modalidade mais utilizada continua sendo a compra pelas convidadas. Muitas moças não se sentem à vontade em fazer um pedido tão fechado e até em arrecadar o valor estimado”, destaca a especialista da Camasmie Assessoria em Eventos.

lista-de-chá-de-cozinha
Foto: Scarlet O’Neill

 

Lista de chá de cozinha completa – e pronta!

Você sabia que lista de chá de cozinha completa em PDF é um dos termos mais pesquisados no Google? Se você chegou até aqui procurando por isso, não vamos te decepcionar. Abaixo, separamos 20 sugestões de presentes que você pode copiar e pedir no convite de chá de panela.

É importante destacar que a lista de chá de cozinha 2018 abriu o leque de presentes. Antes, era tradição pedir apenas itens voltados para a área da cozinha. Hoje, é possível sugerir também mimos para outros ambientes da casa.

• Pano de prato e avental;
• Tupperware de tamanhos variados;
• Tapetes de cozinha;
• Quadros decorativos;
• Porta-condimentos e temperos;
• Jogo americano;
• Jogo de porta-copos;
• Tábua para corte de alimentos;
• Jarras de água e suco;
• Espremedor de batata e de alho;
• Escorredor de louça;
• Descanso de panela;
• Jogo de facas para o dia a dia;
• Copos para cerveja e para drinks;
• Formas: bolo, pudim e quadrada;
• Saleiro, pimenteiro e paliteiro;
• Tábua de passar roupa;
• Vassoura, rodo e pá;
• Toalha de mesa;
• Petisqueira.

Veja mais inspirações para Chá de Cozinha no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários