Quando pensamos em casamento logo imaginamos aquela cerimônia mágica, cheia de emoções e, na maioria das vezes, só vemos essa parte. Mas casar é mais burocrático do que parece, e nem tudo são flores. Pelo menos em uma das etapas: o casamento civil.
casamento civil certificado

Veja também: Casamento civil protocolos

Esta é uma fase essencial com a qual os noivos devem se preocupar e, principalmente, se preparar. E existem várias formas de fazê-lo acontecer.

Uma delas pode ser no próprio cartório, uma maneira simples, rápida e sem complicações. Mas atenção! Os noivos precisam procurar o cartório com antecedência devido aos trâmites legais. Segundo o auxiliar de escrevente, Renan Henrique, do 22º Cartório de Registro Civil, localizado na zona norte de São Paulo, são realizados cerca de 2000 casamentos por ano neste cartório, e por isso, quanto antes os noivos marcarem, melhor. “Aqui no cartório só realizamos casamentos no local, e a procura é grande. Por isso, sempre pedimos que os noivos se antecipem à data”, afirma Renan.

O casamento pode ser comemorado com um almoço servido aos convidados que estavam presente no cartório para celebrar esta primeira parte, que é estar “casado no papel”.

Uma outra opção é assinar os papeis na própria festa religiosa, levando o juiz até o local. Neste caso o custo é mais alto, afinal ocorre o deslocamento do juiz. No cartório da cidade de Caieiras – São Paulo, por exemplo, este valor é cerca de R$1.037,00.

E a terceira opção é se casar no religioso e civil ao mesmo tempo, quando a igreja não necessita do registro antes do casamento. Assim, o celebrante realiza as duas cerimônias conjuntamente. A secretária paroquial da Igreja Anglicana de Taipas e São Bernardo, Luceli Bezerra, afirma que a maioria dos noivos que procuram casamentos na igreja em que ela atua optam pelo casamento religioso com efeito civil. As facilidades, segundo ela, são muitas: “Os noivos não perdem um dia a mais para irem ao cartório apenas para assinar os papeis, economizam em roupas, sapatos, acessórios, despesas com profissionais como fotógrafos, cabeleireiros e maquiadores, e os convidados não precisam acompanhar os noivos no cartório e depois na cerimônia.”

Confira os documentos e protocolos necessários para que você não perca os prazos requeridos pelos cartórios. Escolha a melhor opção  e comemore!

 

 

 

 

Tags da matéria