Revista

Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão

Está chegando o verão, mas não descuida não! Aprenda, com especialistas, as dicas para cuidar da pele e cabelos no verão para chegar linda no casamento.

Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão_revistaicasei4

O verão é uma estação deliciosa, o sol, calor, deixa qualquer dia lindo e nossa auto estima lá em cima. Quem vai casar nesta época e ainda quer aproveitar praia e piscina, deve ter alguns cuidados com os cabelos e com a pele, para estar linda no grande dia.

Cabelos no verão

1. Evite o ressecamento

Segundo a dermatologista Camila Anna Hofbauer Parra, devido à exposição solar e o contato com água salgada e clorada, é importante o cuidado redobrado para que os fios não se tornem ressecados e quebradiços. “É indicado o uso de máscaras hidratantes semanalmente, uso de chapéus e bonés quando se expuser ao sol, e sempre que entrar na água do mar ou piscina, tomar uma ducha de água doce e aplicar leave-in hidratante e com proteção solar capilar. Cortar as pontas um pouco ante do grande dia é uma boa dica para deixar os cabelos com melhor aspecto e mais saudáveis”, afirma.

Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão_revistaicasei2

Outro problema bastante comum no verão é o ressecamento e quebra das fibras capilares. Para isso, Camila indica o uso de produtos reconstrutores da fibra capilar e máscaras de hidratação intensiva. Já para pessoas com couro cabeludo oleoso, pode haver o aparecimento da dermatite seborreica – caspa – pelo aumento da oleosidade no verão. “Deve-se ajustar o shampoo para couro cabeludo com tendência à dermatite seborreica e usar condicionado e máscaras no comprimento, sem contato com a raiz”, explica.

Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão_revistaicasei7

2. Cabelos verdes, jamais!

Para as loiras, que costumam ficar com os fios esverdeados, isso ocorre devido o contato com o sulfato de cobre, usado para tratar as águas cloradas, e quanto mais desgastada e porosa a fibra capilar, maior a tendência dos fios ficarem esverdeados. “Deve-se sempre usar um leave-in antes do mergulho que tenha capacidade de selar a cutícula capilar e diminuir a porosidade da mesma. São indicados produtos com óleo de silicone, argan e aminoácidos. Caso fiquem esverdeados, os fios devem ser banhados com leite e deixar agir por 10 minutos, repetindo o processo até a cor voltar ao normal”, recomenda Camila.

Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão_revistaicasei6

3. Protetor solar de cabelo pode, e deve!

Na opinião de Camila, investir em produtos específicos para os fios com proteção solar são uma boa pedida. “Esses produtos são interessantes pois selam a cutícula do fio e com o FPS ajudam a evitar os danos causados pela exposição solar. A cada mergulho deve-se tomar uma ducha e reaplicar o leave-in na sequência. Todos os tipos de cabelos podem usar esses produtos”, comenta.

Veja também: Tratamentos estéticos para noivas | Feitos em casa

Pele no verão

A pele também merece cuidados extras no verão. A principal indicação de Camila é utilizar produtos corretos para cada tipo de pele, seguindo a limpeza, tratamento e proteção solar adequados.

4. Evite as queimaduras solares

Dentre os principais problemas que podem ocorrer na estação, estão as queimaduras solares. Para isso, Camila lembra aquele velho cuidado de usar de protetor solar com FPS 30, no mínimo, e reaplicá-lo a cada três horas. O uso do protetor solar de forma disciplinada também ajuda a evitar problemas mais sérios, como as manchas na pele. “Na face, é interessante um FPS de 50, no mínimo, para exposições mais intensas. Caso haja tendência à formação de manchas, podem ser usados clareadores leves de forma preventiva de uso noturno, assim como séruns com vitamina C pela manhã”, alerta Camila.

Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão_revistaicasei3

5. Cuidado com o bronzeado

Para quem quer exibir um bronzeado no grande dia, Valéria Campos, assessora do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, lembra que o bronzeado é uma defesa e, que para durar, deve ser adquirido gradualmente. Além disso, a exposição ao sol em excesso pode matar a pele, que ficará vermelha e irá descascar. Um cuidado importante, em especial para noivas, é com o rosto e colo. “Talvez uma decisão sábia seja evitar expor essas áreas ao sol, o que pode ser conseguido com o uso de bloqueadores e chapéu”, indica. Outro lembrete de Valéria é o de usar protetor solar mesmo embaixo do guarda-sol, uma vez que neste local as pessoas estão expostas a 50% da radiação solar.

Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão_revistaicasei

6. Hidrate a sua pele!

O sol, vento, mar e piscina também podem causar ressecamento da pele. Para resolver este problema, Camila indica o uso de águas termais, hidratantes e séruns contendo antioxidantes. Segundo Nicole Perim, assessora da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a hidratação da pele também vem de dentro para fora e a recomendação é ingerir pelo menos 1,5 litros de água por dia. Frutas que contenham em sua composição uma quantidade de água elevada, como a melancia, kiwi e laranja também são uma boa pedida. Além disso, Nicole alerta que o uso de ar condicionado também pode contribuir para o ressecamento da pele, uma vez que diminui a umidade do ar.  Para amenizar os efeitos, é possível utilizar umidificadores de ar e hidratantes.

Dicas para Cuidar da Pele e Cabelos no Verão_revistaicasei5

7. Cuidado com a oleosidade

No calor, há um aumento na oleosidade da pele, o que pode causar acne. Para evitá-la, Camila sugere limpar a face duas vezes ao dia com produtos adequados ao tipo de pele, usar protetores faciais adequados e não comedogênicos – que não fechem os poros – e realizar limpezas de pele e máscaras para limpeza mais profunda dos poros.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024