Revista

Terno do noivo: dicas de como escolher o modelo e cor

Assim como o vestido de noiva, o terno do noivo também deve ser escolhido considerando o estilo e a personalidade de quem irá usar. Abaixo, confira algumas dicas de como escolher!

Não dá para negar que a noiva é o centro das atenções em um casamento, mas o noivo é tão importante quanto ela, e precisa estar muito bem alinhado para esse grande dia. 

Atualmente, existem diferentes tipos de trajes para casamentos e o noivo precisa decidir qual escolher para criar um visual impactante, e também para caprichar nas fotos para o site de casamento, né? 

Para quem está na dúvida, criamos esse guia para descobrir qual estilo, modelo e cor ideal para o terno do noivo. Aproveite!

O que considerar na hora de escolher o modelo?

Assim como o vestido da noiva, o terno do noivo também deve ser escolhido considerando o estilo e a personalidade do homem. 

É importante que o traje o deixe confortável durante todo o evento. Além disso, ele também deve estar adequado à tonalidade de pele e cabelos e ainda ao estilo do casamento. Vamos falar sobre isso mais para a frente.  

Um casamento na praia pede um traje bem diferente de um casamento realizado em um castelo, por exemplo. 

Não se esqueça de que o noivo também é a grande estrela da noite, junto à noiva. Então, o terno deve ser bem ajustado, no tamanho certo, sem sobras ou falta de tecido. 

Quais os principais tipos de modelos?

Sim, existem diferentes modelos de ternos para noivos, sendo preciso identificar o estilo ideal para cada caso. Em geral, os noivos escolhem entre o terno, o fraque e o smoking.  

Fraque

O fraque tem o paletó mais curto na frente e, atrás, as abas são mais longas. As calças têm risca de giz. O visual ainda é composto por colete e camisa.

Esse modelo serve bem em casamentos clássicos, tanto na cidade, quanto no campo. 

As cores são mais sóbrias, como cinza, azul ou o preto, bem combinados com o colete e uma linda gravata. 

Existem ainda duas variações do fraque. Na chamada fraquete, o conjunto é todo preto, e a camisa pode ser de cor diferente de branco. Já no meio-fraque, apenas a parte superior do conjunto é usada da maneira tradicional, mas a calça pode ser de outro estilo. 

Fraque

Smoking

Esse é um traje considerado mais formal do que o fraque, comumente usado em cerimônias glamourosas e black-tie. 

O smoking é composto por calça, paletó com lapela em cetim e gravata borboleta. Até alguns anos atrás também se usava uma faixa preta na cintura, do mesmo tecido da gravata, mas hoje essa prática já não é tão utilizada. 

Smoking

Terno/Costume

A diferença entre o terno e o costume é que o primeiro possui 3 peças, a calça, o colete e o paletó, enquanto o segundo tem apenas duas peças, a calça e o paletó. 

Os noivos normalmente utilizam o terno completo, com colete, para se diferenciar dos demais convidados, enquanto os padrinhos utilizam o costume.

No quesito ternos, o noivo deve escolher ainda entre a modelagem slim, que é mais ajustada ao corpo, mangas e calças mais justas e lapelas finas, dando um toque mais moderno ao traje, ou a tradicional, com estilo mais solto e folgado. 

Terno/Costume

Leia também: Opções de trajes para noivos além do smoking para casamento

Quais os modelos mais recomendados para cada tipo de casamento 

Casamento na cidade

Os casamentos na cidade podem ser bastante variados. Casamentos formais e noturnos pedem trajes mais formais também. Prefira o fraque ou até mesmo o smoking, dependendo do nível de sofisticação do casamento. 

Para casamentos de dia, menos formais, o terno completo, com cores mais claras, pode ser a melhor opção.  

Casamento na cidade

Casamento no campo

Os casamentos no campo permitem maior flexibilidade aos trajes. Normalmente essas cerimônias são realizadas no final da tarde e adentram a noite, por isso a época do ano deve ser considerada para essa escolha. 

Em estações mais quentes, o ideal é usar cores claras e tecidos leves. Já se for ao inverno, as cores escuras e os trajes mais pesados compõem melhor. 

Leia também: Guia completo da roupa de noivo para casamento no campo

Terno para casamento no campo.

Casamento na praia

Os casamentos na praia pedem trajes leves e despojados, cores claras e tecidos confortáveis, mas sem perder a elegância, afinal, estamos falando do noivo. 

Tecidos que misturas linho e algodão são uma boa pedida, já que deixam o terno elegante e descontraído ao mesmo tempo. 

Terno para casamento na praia.

Leia também: Flor de Lapela | As 10 mais usadas nos trajes do noivo, pajens e padrinhos

Como escolher a cor do terno de noivo?

Existe uma regra básica em relação às cores do terno do noivo: utilizar cores mais claras para casamentos de dia e cores mais escuras para casamentos à noite. 

Em geral, durante o dia, as cores mais utilizadas são o bege, cinza, off-white e o azul, sempre com tonalidade clara. Mas, nada impede que o noivo mais ousado escolha outra cor, como verde, lavanda ou marrom, por exemplo.

Para eventos que acontecem à noite, as cores costumam ser preto, cinza-grafite e azul-marinho. Tecidos com brilho metalizado também podem ser usados em cerimônias noturnas. 

Para casamentos que iniciam de dia e terminam à noite, o ideal é escolher tons medianos nessas cores. 

Terno azul.

Quais as cores mais usadas?

Cores candy, aquelas que lembram os doces, como rosa, azul celeste, amarelo e verde pastel, estão em alta. 

Além dessas, o bege e o cinza claro vêm com tudo nos próximos anos. 

Mas, se formos pensar em cores mais utilizadas, certamente precisamos falar do tradicional preto, cinza-grafite e azul-marinho, que nunca saem de moda. 

Tendências de modelo e cor de terno de noivo

Os modelos slim são a grande tendência de ternos para casamento e, para os noivos mais modernos e ousados, 2023 chega com a tendência dos ternos coloridos.

Terno preto slim para noivo.

Como escolher entre terno alugado ou feito sob medida?

Essa dúvida é muito comum na hora de adquirir o terno do noivo. Hoje, a locação do traje ainda é a maneira mais comum, especialmente devido aos custos envolvidos, mas muitos noivos preferem comprar ou mandar fazer. 

A escolha envolve alguns fatores. O primeiro deles é o estilo do traje e a possibilidade de uso posterior dele. Se você escolher um fraque para o seu casamento, qual é a possibilidade de usar novamente esse traje em outra oportunidade? 

Se a resposta for nunca, ou quase nunca, o ideal é alugar a roupa para o casamento. 

Mas, se o seu traje for um terno e você tiver oportunidades de utilizá-lo novamente, vale a pena comprar ou mandar fazer sob medida. 

É preciso lembrar apenas que, no caso de mandar fazer, é preciso começar com bastante antecedência, já que são necessárias muitas provas para ficar realmente bom. 

Geralmente a opção de aluguel sai bem mais em conta quando colocamos na ponta do lápis, mas é o orçamento do casal quem deve dar a decisão final.

Quem paga o terno do noivo? 

Em geral, o próprio noivo paga pelo seu traje. 

No caso de aluguel de ternos e outros trajes do casamento, é possível fazer um acordo com alguma loja de locação. Normalmente quanto mais padrinhos alugar seus trajes na loja, menos o noivo paga pela sua roupa. 

Mas, cada loja pode oferecer uma forma diferente de negociação, então é preciso pesquisar. 

Casal recém-casado.

Agora você já sabe quais fatores deve considerar na hora de escolher o traje do noivo. Sabe também quais são os estilos ideais para cada tipo de casamento e as tendências para o próximo ano. 

Agora, que tal conferir algumas tendências de barba para noivo para complementar o visual do grande dia? Acesse o nosso artigo sobre o assunto e fique por dentro das novidades!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Maria Beatriz Vaccari

Maria Beatriz Vaccari é jornalista e atua como repórter.Ainda não sabe quando ou onde vai casar, mas já tem toda a trilha sonora da cerimônia na cabeça e sonha com o planejamento dos roteiros de lua de mel. Enquanto o casamento não acontece, lê muito e escreve sobre cerimônias, destinos e muito mais para a rev...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024