Revista

Guia completo: Os melhores meses para casar!

Saiba o que cada época oferece, incluindo preços, disponibilidades, flores e muitas outras dicas!

Maio, há muito tempo, deixou de ser o mês das noivas para elas mesmas, porém, essa época ainda mantém forte a mística que conhecemos. Assim como Agosto, ou, como é erroneamente conhecido, o mês do desgosto, do cachorro loco e por aí vai… No entanto, a pergunta que não quer calar (claro, estamos aqui para ajudar) é: Quais são os melhores meses para casar?

“Esse questionamento é muito relativo, pois tudo depende do perfil dos noivos e de como eles sonham com esse casamento. Por exemplo, quem quer se casar de dia, o ideal é procurar pelos meses com temperaturas mais amenas. Já quem sonha em dizer o ‘sim’ na praia, chuva é algo que esse casal não vai querer, certo?”, explica Suzan Santiago, da Suzan Santiago Cerimonial, de São José dos Campos.

Baixe grátis o nosso e-book sobre os melhores meses para casar!

Baixe grátis o nosso Check List para organizar o casamento

Baixe grátis nosso planejador de gastos!

melhores meses para casar

Foto: Duo Borgatto

Por isso, o melhor é você já ter em mente um perfil, mesmo que seja breve, dos desejos para todo o cerimonial, pois vai facilitar muito na hora de decidir sobre orçamento, decoração, aluguéis e tudo mais.

“Muitos noivos me procuram em dúvida quanto ao melhor mês para o casamento. Então, acho que vale discorrer sobre as vantagens e desvantagens de cada mês, isto é claro, se já não existir um dia e mês de grande significado para vocês”, recomenda  Renata Gonçalo Dias, do Entrelaçados Assessoria. Aliás, planejamento com antecedência é a chave para o sucesso de qualquer casamento. Ou seja, procure elaborar esse perfil levando em conta seus anseios, sonhos e investimento.

Quais os melhores meses para casar?

  • Com mais chances de orçamentos em conta: Janeiro, Fevereiro, Julho e Agosto

  • Com menos chuvas e clima ideal: Abril, Maio, Junho e Julho

  • Com mais variedades de flores: Março, Maio, Outubro e Novembro

Veja também: Festa de casamento | Ideias criativas para entreter os convidados

Dica 1 – Esqueça a mística de Agosto!

“Agosto é um dos meses ideais para casar, mas sofre muito com esse pensamento que as pessoas têm com o ‘Mês do desgosto’, do ‘Cachorro Louco’ e tal.

Os casamentos mais lindos que já fiz foi durante essa época, cujo clima é incrível e a luz de fim de tarde tem tons especiais. Sem contar que é um dos quais que mais propicia a negociação de orçamento, devido à baixa demanda”, explica Suzan.

Dica 2 – Fuja de Dezembro, o mês das festas corporativas.

“Um dos meses mais intensos de eventos é dezembro, por ter muitas festas de fim de ano e eventos corporativos. Então, as empresas quase não abrem margem para negociação, pois estão atrasadíssimos com os outros trabalhos.”

Veja também: Veja 5 dicas de como planejar os gastos do casamento

melhores meses para casar

Foto: Aloha Fotografia

Guia dos meses para casar

Janeiro

Apesar de em função do verão ser um mês chuvoso, ele é significativamente bom para casais que buscam otimizar seu orçamento. Pela baixa procura, grande parte dos fornecedores, oferecem margens mais atrativas de negociação.

Mas atenção: Por se tratar de um mês de férias, parte dos seus convidados poderão não comparecer; mês de altas temperaturas, considere sempre casar a noite; muito provável que seu orçamento para a lua de mel deva aumentar.

Flores de janeiro: Antúrio, áster, boca-de-leão, cáspia, cravina e lisianthus.

melhores meses para casar

Foto: Aloha Fotografia

Fevereiro

Prosseguimos tendo vantagem financeira, pois não é dos meses disputados, mas estejam atentos ao período do carnaval, procurem sempre distanciar uma ou duas semanas deste feriado, para evitar ausência dos convidados e também pacotes de viagens com preços altos.

Flores de fevereiro: Angélica, áster, cáspia, gladíolo e orquídea.

melhores meses para casar

Foto: Aloha Fotografia

Março

Aqui já temos uma sensível alta na procura. Ainda estamos no verão, porém as temperaturas já estão mais amenas. O ponto de atenção será a chuva. Previna-se certificando de que o espaço apresenta um bom plano B.

Flores de março: Angélica, catléia, cravina, gipsófila (ou “mosquitinho”), margarida, áster, papoula e petúnia.

melhores meses para casar

Foto: VRebel Studio

Abril

Um mês bastante procurado para cerimônias ao ar livre, as temperaturas estão mais baixas e o clima mais seco. Mas em função da demanda, o valor do orçamento será sensivelmente mais alto.

Flores de Abril: Camélia, angélica, gipsófila (ou mosquitinho), margarida, gladíolo e strelitzia.

melhores meses para casar

Foto: Aloha Fotografia

Maio

Apesar de por muito tempo ter sido considerado o mês oficial das noivas, maio já não é mais tão concorrido. O clima do período é bom, porém em função do dia das mães e aproximação do dia dos namorados, as flores sofrem uma alta considerável, então avalie com cautela o impacto em seu orçamento geral.

Flores de maio: Azaléia, camélia, crisântemo, gipsófila (mosquitinho), margarida, gladíolo, áster, cravina, cravo, tulipa, orquídea, cymbidium, rosa e tango.

melhores meses para casar

Foto: Aloha Fotografia

Junho

Não é considerado um mês de concorrência. Normalmente igrejas e espaços têm agenda. Atentem-se para a mudança de temperatura nesta época, pensem em um vestido mais quentinho e em estratégias de acolhimento.

Flores de junho: Angélica, orquídea, cymbidium, strelitzia e tulipa.

melhores meses para casar

Foto: Aloha Fotografia

Julho

Para este mês contamos com dois inconvenientes, férias e frio. Mas se estes fatores não pesam na decisão de vocês, a boa notícia é que será um excelente mês para negociações.

Flores de julho: Angélica, orquídea, cymbidium, goivo e tulipa.

melhores meses para casar

Foto: Aloha Fotografia

Agosto

De acordo com uma lenda portuguesa, agosto seria o “mês do desgosto”, por se acreditar que muitas caravelas afundavam em alto-mar durante este mês, pela ventania.

As histórias foram sendo passadas de família para família e muitos casais até hoje evitam marcar a data neste mês, ainda que se trate apenas de uma superstição. Além disso, alguns noivos preferem evitá-lo pelo frio, e por isso é um mês pouco concorrido.

Os noivos que marcam sua data em agosto saem ganhando porque os valores de muitos gastos podem baixar bastante. Para a lua de mel, melhor esquecerem destinos europeus, por ser altíssima temporada. Mas no hemisfério sul encontram belas opções.

Flores de agosto: Copo-de-leite, girassol, goivo, íris e tulipa.

melhores meses para casar

Foto: Aloha Fotografia

Setembro

Hoje o mês mais procurado. Ele anuncia a primavera, e traz o colorido das flores. Se o plano é casar em setembro, vocês precisam se apressar, pois este é o primeiro mês a ser preenchido nas agendas dos fornecedores. Aqui vale casar no campo, na praia ou na capital.

Flores de setembro: Copo-de-leite, estátice, frésia, girassol, goivo, íris, orquídea, oncidium e tulipa.

melhores meses para casar

Foto: Aloha Fotografia

Outubro

Novamente, devem levar em conta que, sendo um dos preferidos, a regra básica prevalece: preços mais altos. Pode valer a pena gastar um pouco mais para realizar um sonho, com a primavera em seu auge, e com a presença forte da natureza no dia em que celebram o amor.

Flores de outubro: Açucena, begônia, gardênia, margaridinha, miosótis, sempre-viva, copo-de-leite, girassol, lírio branco, tulipa, agapanto, áster, estátice, frésia, gladíolo, boca-de-leão e tango.

melhores meses para casar

Foto: Duo Borgatto

Novembro

Mês de cores e aromas perfeitos, cerimônias charmosas e clima agradável. Ponto desfavorável do mês são os dois feriados, isto poderá dificultar entregas e presença dos convidados.

Flores de novembro: Antúrio, áster, cáspia, copo-de-leite, gardênia, hortênsia, dália, lírio branco, margaridinha, verbena e boca-de-leão.

melhores meses para casar

Foto: Duo Borgatto

Dezembro

Com o final de ano, o clima de festas está no ar, e iniciar o novo ano juntos será muito especial! Vale levar em conta as altas temperaturas, férias e preparativos para as festas de encerramento, além de retornarmos para o período de alta temporada, e os pacotes de lua de mel sofrerem alta.

Flores de dezembro: Lírio, margaridinha, miosótis, papoula, petúnia, sempre-viva, verbena, crisântemo, dália, gérbera, gipsófila (mosquitinho), girassol e lisianthus.

melhores música para casar

Foto: Aloha Fotografia

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

1 comentário

  1. Matheus

    Achei muito bom o guia. Eu e minha namorada adoramos, é bem explicativo e ajudou a tomar as primeiras decisoes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024