Vestidos de Noiva | Como escolher o modelo ideal

Não é de hoje que a busca pelos vestidos de noiva perfeitos tiram o sono de muitas mulheres. Mas sonhar com um modelo branco nem sempre fez parte da tradição do casamento e do imaginário das noivas.Antigamente, os casamentos eram vistos como acordos comerciais entre grandes famílias de nobres. Os vestidos de noiva representavam poder e riqueza da família da noiva. Eles eram sempre muito luxuosos e grandes, independendo da cor.

A novidade teria sido lançada pela rainha Vitória, da Inglaterra, em 1840. Ela que pediu seu marido em casamento, e foi o primeiro, na época, realizado por amor e não por interesse. Seu vestido, complementado por um véu e sem a tiara que todas usavam, despertou o desejo das noivas ricas da época. “O vestido da rainha foi confeccionado em branco, debruado de flores de laranjeiras”, explica Chris Francini, estilista e consultora de moda e estilo. “Após esse evento, todas as mulheres da alta classe quiseram vestir essa cor”, completa.

Apenas nos anos de 1920, por influência da estilista francesa Coco Chanel, o vestido de noiva branco foi definitivamente incorporado ao vestuário oficial das noivas. “Foi a partir da década de 1920 que a cor branca virou tradição e seu significado não mudou desde então, sempre foi visto como representação de pureza para o grande dia de cada mulher”, diz Chris.

Veja também 20 Vestidos de Noiva para Inspirar – Salão Casamoda Noivas 2015

Para entrar no clima da história e ter um vestido digno de rainha, a estilista Lethicia Bronstein conta como escolher o modelo certo para cada tipo de corpo. “Existem muitos ‘truques’ que conseguem disfarçar a região que a noiva não gosta e se ajustar ao tipo de corpo dela”, garante a designer. Vejamos os estilos e tipos de vestidos e o que é indicado para cada perfil.

 

formato do corpo - vestidos de noiva

 

ampulheta

Ampulheta

corpo ampulheta possui cintura bem definida, ombros e colo do mesmo tamanho, e é um dos mais fácies de vestir, exalta Lethicia. Ele combina com praticamente todos os modelos, principalmente o sereia, um dos mais desejados pelas noivas. Esse modelo de vestido é mais justo ao corpo, e por isso, evidencia o quadril. “O modelo sereia é sempre mais elegante, tem um toque sensual e combina mais com mulheres que têm o quadril mais estreito”, aconselha a estilista.

Modelo de vestido indicado: Sereia

Modelo sereia, decote ombro a ombro, cintura e quadril marcado com evasê na barra_LethiciaBronstein_Pretaporter

Modelo sereia com decote ombro a ombro, cintura e quadril marcado com evasê na barra – Lethicia Bronstein Pret a Porter/ Reprodução

 

pera

Pêra

Bem comum entre as brasileiras, o quadril largo e o busto estreito podem ser uma tristeza para as noivas que sonham com sereia tomara que caia, o queridinho de muitas. Nesse caso, o ideal é escolher um modelo de caimento reto ou império – com a cintura mais alta – para evidenciar a parte superior do corpo e desviar a atenção do quadril. Lethicia sugere que a noiva opte por um vestido com saia mais ampla e fluida, decote ombro a ombro ou mesmo tomara que caia.

 

Modelo de vestido indicado: ombro a ombro

Modelo de decote ombro a ombro e saia evasê_LethiciaBronstein_Pretaporter

Vestido com decote ombro a ombro e saia evasê – LethiciaBronstein Pret a Porter/ Reprodução

Confira mais em Tendências de vestidos de noiva para 2015

 

retângular

Retângulo

As mulheres que têm esse tipo de corpo, costumam ter ombros e colo equilibrados e a cintura mais indefinida. Para essas noivas, a estilista indica vestidos com a cintura bem marcada e saia evasê – criada pelo estilista francês André Courrèges, nos anos 1960, com caimento em forma de um ‘A’, – o que ajuda a disfarçar o quadril e deixa o visual mais harmônico.

 

Modelo de vestido indicado: Evasê

Modelo de saia evasê e fluida com corpete com decote nas costas_ LethiciaBronstein_Pretaporter

Modelo de saia evasê e fluida com corpete com decote nas costas – LethiciaBronstein Pret a Porter/ Reprodução

 

oval

Oval

Para Lethicia, as mulheres que apresentam um corpo mais arredondado, em que o colo e os braços chamam atenção, devem escolher um modelo de tecido mais encorpado. O zibeline ou shantung são os mais recomendados, pois evitam que tecidos mais fluídos, como a seda e o chifon, criem um visual ainda mais volumoso. Se o busto for grande, o ideal é evitar bordados na parte superior e preferir um corpete liso.

Modelo de vestido indicado: com tecidos mais encorpados.

Modelo imperio mais largo, sem marcar cintura ou quadril_LethiciaBronstein_Pretaporter

Modelo mais largo, sem marcar a cintura ou quadril – LethiciaBronstein Pret a Porter/ Reprodução

triângulo invertido

Triângulo invertido

As noivas de ombros largos e cintura fina precisam equilibrar esses elementos. Um truque sugerido por Lethicia, e que segundo ela também é o preferido de muitas noivas, é escolher um modelo que deixe as costas à mostra. “O decote nessa região remete à sensualidade”, explica. Além disso, é importante destacar a parte inferior do corpo, abusando de drapeados, camadas e corpetes.

 

Modelo de vestido indicado: com decote nas costas.

PB_Modelo com decote nas costas e saia fluida de camadas_LethiciaBronstein_Pretaporter

Vestido com decote nas costas e saia fluida de camadas – LethiciaBronstein Pret a Porter/ Reprodução

Veja mais Inspiração | Vestido de Noiva, qual o seu estilo?

Buquê e Véu

vestidos de noiva - véu e buquê

Para Lethicia, a escolha desses acessórios varia de acordo com o gosto da noiva. Mas ela sugere modelos que auxiliem na hora de criar uma imagem mais harmônica. “Um buquê mais vertical, por exemplo, ajuda alongar visualmente a noiva”, acrescenta.

Veja mais dicas em Inspirações Bouquet da noiva | Branco

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!