Ele já esteve em alta nos anos 90, auge do estilo grunge, quando era usado com coturnos, camisas de flanela e jaquetas pesadas. Agora, volta cheio de romantismo e delicadeza, nas passarelas do mundo todo e em cerimônias de casamento, para agradar em cheio às mulheres românticas.

Como usa slip dress no casamento
Imagem: Getty Images

O slip dress, ou vestido-camisola, reapareceu nas passarelas internacionais em janeiro deste ano, nas coleções de alta costura de grifes como Givenchy, Valentino e Armani Privé; e no Pre Fall 2016 da Chanel, Nina Ricci e Michael Kors.

Por aqui, no Brasil, as marcas de prêt-à-porter Lilly Sarti, Animale, Osklen e Coven, também apostaram no trend, em seus desfiles Inverno 2016, no São Paulo Fashion Week.

Vestido de noiva Como usar slip dress
Imagem via Tumblr

No segmento de noivas, a estilista Emannuelle Junqueira se destaca por ser fã do estilo desde sempre. Sempre gostei de slip dresses, desde que sejam feitos de matérias-primas nobres, com bom acabamento e caimento perfeito”, diz a estilista.

Vestido de noiva Como usar slip dress emannuelle junqueira
Imagem: Emannuelle Junqueira/ Divulgação

Outro detalhe importante, além das alças fininhas que caracterizam este tipo de vestido, são “os tecidos fluidos, os decotes nas costas, e as rendas leves, como a chantilly”, na opinião de Renata Raimo, uma das proprietárias da Trinitá, que também do segmento de noivas.

Vestido de noiva Como usar slip dress Trinita
Imagem: Mel e Cleber photography and film

Um ótimo exemplo de slip dress é o que Kate Moss usou no casamento com Jamie Hince, em 2011, criado por criado por John Galliano.

“Era um vestido com ares dos anos 1920, com bordado cheio mas delicado, que valorizou a silhueta da modelo”, diz Flavia Bressiani, da Casamarela, em Campinas, que reúne várias marcas internacionais de moda noiva.

“A YolanCris é minha marca favorita para esse estilo. Os vestidos são maravilhosos, com detalhes de renda ou bordado, sem perder a simplicidade e delicadeza do slip dress, completa Flavia.

Vestido de noiva Como usar slip dress no casamento Kate Moss
Imagem via Independent

Quanto ao tipo de casamento que combina com um slip dress, as experts são unânimes em afirmar que são “cerimônias diurnas e mini weddings, especialmente na praia e no campo, com bohemian style. É uma tendência para mulheres com muito estilo, que assumem essa essência mais minimalista”, explica Renata Raimo.

Como usar slip dress no casamento
Desfile Jenny Packham – Primavera Verão 2017; Fotográfo: Randy Brooke / Stringer

Para complementar o vestido, que é sempre leve, o ideal são arranjos de cabeça com flores, bijuterias ou joias vintage, e véus delicados, não muito longos. Tudo sempre harmonizando com os materiais usados no vestido e o biotipo de cada mulher.

Por falar nisso, o tipo físico também deve ser levado em conta. “Como o slip dress tende a ser uma peça mais solta, sem estrutura, cai melhor em mulheres mais magras, com pouco busto. Caso contrário, aconselho a noiva a usar um underwear modelador por baixo”, diz Emannuelle.

Vestido de noiva Como usar slip dress valentinoVestido de noiva Como usar slip dress valentino
Vestido de noiva Como usar slip dress animaleVestido de noiva Como usar slip dress animale
Vestido de noiva Como usar slip dress Armani privéVestido de noiva Como usar slip dress Armani privé
Vestido de noiva Como usar slip dress osklenVestido de noiva Como usar slip dress osklen
Vestido de noiva Como usar slip dress ChanelVestido de noiva Como usar slip dress Chanel
Vestido de noiva Como usar slip dress ChanelVestido de noiva Como usar slip dress Chanel
Vestido de noiva Como usar slip dress CovenVestido de noiva Como usar slip dress Coven
Vestido de noiva Como usar slip dress GivenchyVestido de noiva Como usar slip dress Givenchy
Vestido de noiva Como usar slip dress Lily SartiVestido de noiva Como usar slip dress Lily Sarti
Vestido de noiva Como usar slip dress valentinoVestido de noiva Como usar slip dress valentino
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!