Se você fosse Carrie Bradshaw, de Sex and the City, a escolha do sapato de noiva seria um dos primeiros passos no seu casamento, se nos permitem o trocadilho. Mas em um ponto temos que concordar com ela: este acessório faz toda a diferença no look da noiva.

Se a sua Cinderela interior está enlouquecendo com a nossa pastinha de sapatos para noiva no Pinterest, calma. Preparamos algumas dicas especiais para você escolher o sapato certo. Confira!

Sapato de noiva O guia completo
Filme: Sex and the City I

Quais são os tipos de sapatos para as noivas?

A Aline Almeida Prado, da marca de sapatos para noivas que leva seu nome, trabalha com modelos em renda, todo de seda e de pelica de cabra. “Todos são pensados para harmonizar com os vestidos”, explica.

Para Marianna Machado, da Marianna Machado Sapatos, scarpins, sandálias e sapatilhas são modelos clássicos para noivas e garantem o acerto. “Mais recentemente, os t-straps –com cabedal em tiras paralelas ou cruzadas– têm feito muito sucesso porque, além de atuais, são apropriados para as apresentações que envolvem danças”, propõe.

Sapato de noiva O guia completo Aline Almeida Prado
Aline Almeida Prado/ Divulgação

Como combinar com o vestido de noiva? Quais os modelos ideais para casamento na praia, na cidade e no campo?

De acordo com Marianna, o sapato compõe e valoriza a produção da noiva e é elemento importante na formação do seu estilo. “A harmonia entre sapato e vestido revela o bom gosto da escolha, é referência de elegância”, destaca. Aline acredita que não há uma receita. “Eu ajudo e direciono todo o processo da escolha do sapato. Nossos modelos harmonizam muito bem com todos os vestidos porque eles têm a mesma leveza. Sempre priorizo a qualidade e delicadeza em cada modelo”.

Para vestidos sofisticados, Marianna sugere sapatos também sofisticados em design e em materiais. “Em ambos, apliques, bordados e brilhos devem estar em sintonia fina”, expõe.

Já para os vestidos menos trabalhados, Marianna recomenda modelos com laços e apliques exuberantes. Se a noiva optar por um vestido curto, ela indica sapatos que lhes confiram o ar de festa. Quando a área do casamento apresenta pisos irregulares ou fofos, como na praia e no campo, a sugestão da designer é usar as sapatilhas e modelos em salto bloco, dentre sandálias e peep toes.

Sapato de noiva O guia completo combinação
Pinterest/ Reprodução

A noiva pode usar sapato colorido?

Na opinião de Aline, é possível usar sapatos coloridos. “Neste caso, eu prefiro optar por metalizados e nudes”, sugere.

Marianna acredita que, para sapatos para noivas, o branco e o off-white são cores clássicas, elegantes. “O rosé, também delicado, fez história para acompanhar vestidos em tonalidade pérola. Os tons vibrantes fogem à tradição, mas trazem um ar divertido à produção da noiva. É preciso que a noiva tenha a segurança dessa definição, que será eternizada nos registros fotográficos. Bom lembrar que a opção por um sapato em tom vibrante não dispensa questões de estilo e de qualidade: o modelo e os materiais aplicados devem seguir os padrões de refinamento adequados às produções de casamento”, defende.

Não podemos esquecer de que a tradição americana do something blue já está sendo adotada aqui e algumas noivas optam pelo sapato nesta hora.

Sapato de noiva O guia completo Manolo Blahnik
Manolo Blahnik/ Divulgação

Quanto tempo antes a noiva deve procurar pelo sapato? Ela deve ver este item antes ou depois do vestido?

Segundo Aline, a maioria das noivas opta por ver o sapato depois do vestido escolhido. “Mas tenho algumas que são tão apaixonadas pelos nossos sapatos que preferem ver antes e depois escolher o vestido para harmonizar com sapato. Geralmente, o estilista pede o sapato para a segunda prova do vestido, para fazer barra e o prazo fica bom para a noiva sentir como o sapato se comporta. Eu digo que 4/5 meses é ideal mas tenho noivas que vêm até a loja com 1 semana de antecedência e são tranquilas e tudo corre bem. Mas não é o ideal”, justifica.

Marianna concorda e indica que assim que o vestido for escolhido, deve-se partir para a escolha do sapato para conclusão dos ajustes de comprimento do vestido. “No planejamento, o ideal é que essa providência aconteça com a antecedência mínima de 3 (três) meses em relação à data do casamento, de forma que a noiva possa vivenciar a emoção e o encantamento dessa escolha”, comenta.

Sapato de noiva O guia completo prazo de procura
Imagem via Elegant Wedding Invites

Quais as vantagens e desvantagens de comprar um modelo pronto? Quais as vantagens e desvantagens de fazer um sapato sob medida?

Aline revela que ao escolher um modelo pronto, é possível provar e já sentir como o sapato se comporta e se precisar de algum ajuste simples, é possível fazer no pronta entrega mesmo. “Nossas formas são italianas e são anatômicas, o sapato é todo confeccionado respeitando a anatomia dos pés, conseguimos atender quase todas as noivas na pronta entrega e com muito conforto”, explica. Outra vantagem citada são o custo benefício, preço e a praticidade.

“A aquisição de sapatos de estoque, no bom estilo ‘see now, buy now’, traz a vantagem do imediatismo, da satisfação e da solução em tempo presente, o que libera a noiva para as demais providências do casamento, além de garantir-lhe a realização de prévias fotográficas e de ensaios com o sapato que usará no grande dia”, lembra Marianna.

Aline indica o sapato sob medida para quem realmente tem necessidade ou faz questão de um modelo exclusivo. “Para pessoas que não conseguem encontrar sapatos ou porque têm um joanete muito proeminente, ou tem uma grande diferença do pé esquerdo para o direito ou fizeram cirurgia nos pés e precisam de algo muito específico. O nosso sob medida é confeccionado pé a pé, formas esculpidas com as medidas de cada pé da cliente, palmilhas e solas redesenhadas para nova forma. Um processo bem demorado, mas para quem precisa o custo benefício é maravilhoso porque quem está acostumada a sofrer com sapatos e curtir a festa do casamento com alegria e conforto eu indico o sob medida, é maravilhosa essa sensação” recomenda.

“A aquisição de sapatos sob encomenda é atraente para quem valoriza a exclusividade, a excelência e o glamour de modelos personalizados. Esse serviço também atende clientes com numeração de sapato diferenciada. O prazo de confecção é um fator a ser considerado”, alerta Marianna.

Sapato de noiva O guia completo sob medida
Foto: Elisa Bricker Photography

Como evitar que machuquem os pés?

O conforto do sapatos faz toda diferença no dia da noiva. Aline faz algumas recomendações importantes: “Fique atenta à qualidade da matéria prima, sapatos leves geralmente são sapatos de qualidade. Jamais optar por um sapato com forro sintético, os pés ficam suados, sensação de desconforto total. Escolher um sapato de qualidade faz toda a diferença”.

Marianna completa: “Valorize os sapatos de boa qualidade, concebidos por profissionais especializados, desenvolvidos com a aplicação de tecnologia de ponta e materiais de primeira linha, o que, em regra, resulta em produtos confortáveis e seguros. A numeração correta é também um item a ser observado: sapatos largos ou apertados causam atritos e dificultam o caminhar. Por fim, importante experimentar o sapato e saber observar as sensações proporcionadas pelo seu contato com os pés. Esse é o roteiro básico!”.

Sapato de noiva O guia como não machucar o pé
Pinterest/ Reprodução

Como escolher o tamanho do salto?

A dica de Aline é para sempre tomar cuidado com os saltos muito altos. “Melhor optar por uma altura que você ande com elegância. Já para as noivas que gostam das flats, é preciso tomar cuidado para não achatar a silhueta, no caso de mulheres que não são tão altas”, alerta.

Marianna concorda e, para ela, o bem-estar da cliente vem em primeiro lugar, uma vez que é preciso que a noiva esteja à vontade para caminhar. “Atendido esse quesito, há de ser considerada a harmonia entre a altura do sapato e o comprimento do vestido. Longos perdem a elegância quando se distanciam muito do chão ou quando se arrastam pelo chão (exceção para as caudas!)”, indica.

Existe algum horário do dia que é melhor para provar sapatos?

Para pessoas que têm problema com inchaço, Aline indica provar à tarde.

Sapato de noiva O guia tamanho do salto
Pinterest/ Reprodução

Existem modelos que estão em alta para 2017? Quais são?

Para Mariana, em 2017, o sapato tem aclamada a sua posição de destaque na produção da noiva. “Elemento de glamour, ele ganha bordados, pérolas, broches e brilhos em profusão, para iluminar e conferir suntuosidade aos diversos estilos. Em outra vertente, os saltos altos surgem mais grossos, bem definidos – evolução das tendências que até então prevaleciam para os saltos baixos e medianos. Os modelos com pulseiras e os t-strap, com cabedal em tiras paralelas ou cruzadas, continuam no ranking dos preferidos: aliam atualidade e segurança no caminhar.

Mas os clássicos não perdem a vez: peep toes, scarpins e sandálias delicadas, construídos em saltos finos, continuam sendo modelos de desejo. Na cartela de cores, o branco e o off-white permanecem na lista dos mais elegantes e dos preferidos para a eternização da cerimônia nos registros fotográficos”, opina.

Para terminar

Sapato de noiva tem que ser sapato de noiva? É uma regra fixa? Não, sapato de noiva não precisa ser necessariamente criado para a ocasião. Cada uma faz a escolha que a deixa mais feliz e realizada. Tem noivas que querem usar os sapatos em outras ocasiões depois do casamento, tem noivas que vão guardar como recordação, outras vão vender o sapato depois do evento. Algumas noivas sonharam em ter um Louboutin, um Louis Vuitton, Dior ou Prada. Outras sempre sonharam em ter um modelo exclusivo feito pelas excelentes designers mencionadas em nossa entrevista. Vale tudo, desde que o resultado seja elegante e coordenado com o resto do look.

Sapato de noiva O guia tendências
Imagem via MODwedding
Sapato de noiva O guia tendências
Sapato de noiva O guia tendências
Pinterest/ Reprodução
Sapato de noiva O guia tendências
Sapato de noiva O guia tendências
Pinterest/ Reprodução
Sapato de noiva O guia tendências
Sapato de noiva O guia tendências
Pinterest/ Reprodução
Sapato de noiva O guia tendências
Sapato de noiva O guia tendências
Pinterest/ Reprodução
Sapato de noiva O guia tendências
Sapato de noiva O guia tendências
Pinterest/ Reprodução
Sapato de noiva O guia tendências

Serviço

Aline Almeida Prado

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1815 – Jardins – São Paulo – SP

clique para ver o telefoneAline Almeida Prado:(11) 94942-6000

Mariana Machado Sapatos

Endereço: CLSW 303 Bloco C Loja, 46 – Sudoeste – Brasília – DF

clique para ver o telefoneMariana Machado Sapatos:(61) 3202-4774

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!